Vi muita gente que não entende nada de natação nem de esporte, criticando o fato da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ter perdido o direito de sediar uma etapa da Copa do Mundo, algo que aconteceu a cerca de dois meses.
A etapa carioca já foi removida do calendário do site da entidade, e também não será realizada entre 2010 e 2013, a pedido das autoridades esportivas brasileiras.
"O cancelamento de um evento internacional aparece em momento delicado para a cidade, que disputa com Chicago, Madri e Tóquio o direito de organizar a Olimpíada de 2016. A decisão sai na sexta-feira (2), em Copenhague, na Dinamarca." disse um meio de comunicação na ocasião.
É, e em nada interferiu. E foi até melhor pois a Copa do mundo é uma competição sem importância, que não dá lucros, não trás grandes atletas ao país e ainda obriga o Brasil a levar atletas para todas as etapas nos quatro cantos do mundo.
Amanhã começa a etapa de Durban. Daí porque faltando um dia para a disputa não se conhece o start list. Ou estão escondendo ou realmente não tem, não há outro motivo. A primeira etapa do Circuito FINA ARENA Copa do Mundo 2009 vai ser melancólica. Um bocado de nadadores da África do Sul com meia dúzia de gato pingado de outros países.
Tem sido assim, e vai ser assim de novo. Durban, África do Sul, é a provável próxima cidade a deixar o famigerado circuito. Não fique surpreso se no ano que vem a África do Sul sair do circuito da Copa do Mundo. Em novembro, começam as etapas na Europa e Moscou na Rússia também será um fracasso em matéria de número de atletas. Entretanto, vale lembrar que Estocolmo e Berlim vão bombar, presença de vários nadadores de nível mundial e equipes completas e grandes. Mas no Brasil, poucos viriam...
O que tem salvado a Copa do Mundo tem sido os direitos de televisão. Se não fosse isso, a FINA já teria até eliminado o evento do seu calendário. Hoje, por regulamento, as etapas da Copa não podem ter mais do que duas horas nas suas finais. As provas de 1500 e 800 livre, inclusive, podem ser iniciadas em horários alternativos pois não são atrativas para a TV.
Dessa, o Brasil se livrou. Assim como australianos e americanos já haviam feito há tempos. É uma competição até que interessante, mas por que em piscina curta, por que tão cara, por que não atrai minguém?
A Copa já passou pela Cidade do México, Hong Kong, New York, Daegu, Montreal, Tóquio, Shangai, Rio de Janeiro, além das sete cidades que repetem o programa deste ano que são Belo Horizonte, Durban, Singapura, Sidney, Moscou, Estocolmo e Berlim.
Já tivemos programação diferenciada por etapa, cada um fazendo o seu, mas agora temos o mesmo programa para todo o circuito. Já tivemos a Copa do Mundo abrindo com o Brasil, fechando com o Brasil, com o Brasil no meio e voltamos para o Brasil abrindo. Já tivemos Copa do Mundo no Rio, no Grande Rio e agora já vamos para a quarta vez que Belo Horizonte sedia o evento.
Não valia mais a pena continuar investindo em receber a competição.
Tem twitter?siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres
Talvez seria muito mas interessante para a FINA, ter em vez de uma Copa do Mundo de piscina curta, um circuito mundial de piscina longa.
ResponderExcluir