sábado, 31 de outubro de 2009

O verdadeiro papel da imprensa

Mês passado, a ESPN Brasil fez uma bela matéria sobre os talentos perdidos pelos projetos organizados pelo Governo. Mostrou as precariedades, os atletas sem pista para treinar, sem ter como tomar banho e lavar suas roupas. Criticava também os que mandavam no Projeto Futuro, pessoas que nunca tiveram a ver com o esporte.O ponto alto do programa foi focar no abandono de carreira de Livia Avancini, que desistiu do esporte mesmo sendo a quinta melhor do mundo em sua idade no arremesso de peso.

Ontem falei com Fátima, técnica de Livia, que no programa da ESPN colocou a boca no trombone, falou mal de todo mundo que gerenciva o Projeto Futuro do Ibirapuera. Simpática e explosiva, ela disse que após o programa apresentado pela ESPN Brasil achou que ela ia ser demitida: " Ah, eu falei tudo né? Entre falar tudo e poder ser demitida e ficar do jeito que tava, prefiri arriscar".

E ela fez bem ao arriscar.

Tudo mudou depois da exibição do programa. A repercussão foi tamanha que agora tudo está em ordem, tudo está melhor do que era no auge do projeto. "Voltei até a receber salário em dia" disse, contente, a técnica Fátima. Ela ainda completou: " Voltou o Bolsa Atleta, mudou a direçao e agora tem alguém da aréa lá. O Serra(Governador) pediu uma reunião no dia seguinte do programa e esclareceu tudo. Agora está tudo bem".

Não tenho muitos anos de jornalismo. Aliás, menos de um então talvez seja inexperiente para discutir o papel da imprensa na sociedade. Mas, acho que nesse programa a ESPN conseguiu o que queria. Não chamou muito a atenção, com certeza uma matéria em TV Aberta ou mesmo na SPORTV teria mais telespectadores, mas denunciou e conseguiu um resultado. Agora, os jovens atletas voltaram a ter apoio e, quem sabe, não estão sendo formados campeões olímpicos?

Leia mais no blog
Livia Avancini abandona o esporte

Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

2 comentários:

  1. É de se louvar a iniciativa da ESPN, em realizar um trabalho investigativo desse porte, infelizmente tenho sempre um questionamento a fazer: Será que a ESPN, faria esse mesmo papel se ela fosse a emissora detentora dos direitos de transmissões da maioria dos eventos esportivos transmitidos pelo SPORTV?

    ResponderExcluir
  2. A Espn transmite as olimpiadas, e mesmo assim fez duras opisições ao Rio 2016.

    A ESPN é séria, ao contrário do sportv que tem suas raízes no grupo Marinho, a maior sujeira deste país.

    ResponderExcluir