domingo, 25 de outubro de 2009

Mundial Sub-20 de Judô

Gratificante e preocupante ao mesmo tempo a participsção brasileira no mundial sub-20 de judô, disputado em Paris nessa semana. Gratificante pelo desempenho das meninas, com quatro das sete atletas ficando entre as cinco primeiras, com três medalhas, uma de ouro e duas de bronze de nossas atletas. Preocupante no masculino. Não temos um campeão mundial na categoria desde 2002 e, nesse ano, não tivemos sequer uma medalha. Além disso, tivamos a maioria dos atletas caindo na primeira rodada.

Começando a falar das meninas. Impressionante a superioridade japonesa na competição, com quatro ouros, uma prata e três bronzes, conquistando medalhas em todas as categorias. A única vitória brasileira sobre uma japonesa veio na final até 48kg com nossa atleta olímpica e quinta colocada no mundial adulto de 2009, Sarah Menezes. Outras atletas brasileiras enfrentaram atletas do Japão mas saíram derrotadas: Elaudis Valetim, Mayra Aguiar, Mariana Silva. Todas se destacaram.

Além do título de Sarah, ainda vieram dois bronzes. O primeiro com Mariana Silva, na categoria até 63kg, atualmente uma das mais carentes da categoria adulta. Ela só perdeu para uma japonesa, o mesmo acontecendo com Mayra. Mayra, prata no Pan de 2007, ficou um ano parada com problemas no joelho, aumentou sua categoria para de até 70kg para até 78kg e foi terceira colocada no mundial deste ano. Destaque também para a quinta posição de Elaudis. Decepção apenas na categoria até 57kg, em que Rafaela, quinta colocada no mundial adulto, que perdeu na primeira rodada.

No masculino, ficamos sem pódio. Rafael Miaqui foi o que mais chefgou perto, indo a semifinal, mas terminando na quinta posição. Outros dois venceram duas lutas mas perderam nas oitavas de final, sem chances de repescagem: Felipe Vieira e Paulo Vinicius. Entratanto, outros quatro caíram logo na primeira rodada e um outro na segunda.

Preocupante essa falta de pódios brasileiros no masculino. Apesar de termos muitos atletas no adulto, muitas vezes deixando de fora da equipe lutadores espetaculares, como é o caso de Hugo Pessanha e Eduardo Santos, não vem surgindo talentos novos.Claro que talentos novos temos, mas sem resultados nos mundiais.

Parece mesmo que estamos na vez das mulheres no judô nacional. E o futuro está muito bom, visto que três integrantes do time sub-20 são titulares da equipe ou estiveram na Olimpíada.
Será que Edinanci volta para 2010?
Eu acho que sim

Leia mais no blog
Edinanci afirma que não vai a Londres

Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário