sábado, 24 de outubro de 2009

Esportes do pan

Entrando no site oficial dos Jogos Pan-americanos de 2011, podemos ver que os esportes não olímpicos que normalmente estão nos programas de Pan-americanos não estão na lista. São os casos de Boliche, caratê, esqui aquático, patinação artística e velocidade, e squash. Na lista oficial temos, além das 26 olímpicas, o rugby, incluido na Olimpíada de 2016, e o Racquetebol, esporte de tradição no México e que já fez parte do Pan em 95, 99 e 2003, e o beisibol e softbol, fora da Olimpíada a partir de 2008. Podemos dizer que o Racquetebol de 2011 será igual ao futsal em 2007, entrou no programa para agradar os anfitriões.

Como é provável que os esportes citados acima façam parte do Pan de 2011, vamos dar uma olhada em como o Brasil está nessas modalidades tanto nas Américas como no mundo.

Boliche: Apesar de ainda não incluso oficialmente no programa, o boliche já fez seu pré-pan-americano e o Brasil conseguiu a classificação de dois atletas no masculino e dois no feminino, equipe máxima, já que no Pan temos o individual e as duplas.
A seleção feminina terminou a fase de equipes em oitavo lugar, mas com as médias das atletas Roberta Rodrigues e Roseli Santos, assegurou sua vaga. A equipe masculina se classificou através das médias dos atletas Juliano Oliveira e Marcelo Suartz.
No mundial feminino desse ano, que teve 47 países, o Brasil não mandou representantes esse ano e o mundial masculino ainda não foi disputado.

Softbol O softbol é um esporte muito difundido nas Américas, tanto que no torneio Qualificatório para o Pan-americano de 2011, participaram 21 seleções. O Brasil, infelizmente, não se classificou, ficou na nona posição depois de uma primeira fase de quatro derrotas. A derrota para Colombia na última rodada ruiu qualquer chance de classificação brasileira. Eram sete as seleções que assegurarariam vaga no Pan do México.

Beisibol Atualmente nossa seleção é 12 colocada no ranking das Americas e 35ª no ranking mundial. Ano passado, na Américas Cul de beisibol, o Brasil ficou na sétima colocação na competição que não teve a presença nem de Cuba nem dos EUA.

Karatê O KaratÊ é um dos esportes com medalhas mais divididas no Pan e o Brasil é uma das forças. Nos Jogos Mundiais desse ano, Douglas Silva foi medalha de ouro na categoria até 60kg. No Pan-americano por equipes desse ano, o time masculino foi medalha de bronze.

Patinação velocidade Talvez a modalidade mais fraca do Brasil dentre os esporte pan-americanos. Enquanto países com o Colombia e Argentina são muito fortes, o Brasil fica muito para trás em competições sul-americanas.

Patinação artística Nosso principal atleta, Marcel Sturmer, é um dos melhores do mundo na modalidade. Ele foi bronze nos últimos Jogos Mundiais . No feminino, Juliana Almeida foi 14ª no mundial de 2008 e se sagrou campeã sul-americana. Além de Marcel, temos também Gustavo Casado, que está entre os oito melhores do mundo.

Squash: No masculino, temos um atleta entre os 50 melhores do mundo no ranking mundial. Rafael Alarcon é 46º. Ele foi recentemente medalha de bronze no Pan-americano da modalidade, depois de perder uma complicada semifinal em quatro sets. No feminino, Thaisa Serafini foi bronze nesse mesmo Pan enquanto Tatiana caiu nas oitavas de final.

Esqui Aquático Uma modalidade em que o Brasil só conquistou ouro em 2007 pois foi inserida uma nova prova, o wakeboard, em que tínhamos o melhor atleta. Sem essa prova, provavelmente excluída para 2011, as chances de medalha são muito pequenas. No último mundial, Juliana Negrão foi nossa única representante, terminando em 42º no slalom. Ela, de apenas 20 anos, levou trÊs medalhas no latino americano do início do ano e é a principal promessa para o Brasil em 2011.
Leia mais no blog
Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário