quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mundial de remo

Continuando a série "Se a Olimpíada fosse hoje", vamos falar do pouco comentado mundial de remo, que aconteceu na Polônia no último fim-de-semana. 14 provas são disputadas nos Jogos Olímpicos e vou falar de todas aqui. Vale lembrar que o Brasil levou apenas um atleta, Ailson Silva que,aos 22 anos, chegou a final do single skiff peso leve, prova que não é olímpica mas é importante para preparação de um atleta em formação, já que ele tem menos de 72kg e tem tudo para ganhar força física nos próximos anos e entrar no skiff sem limite de peso.

Single skiff masculino Com uma raia muito favorável em termos de ventos, o medalhista de ouro, Mahé Drysdale, da Nova Zelândia garantiu não só a medalha de ouro como o melhor tempo da história da prova com 6min33s25, garantindo assim o tetracampeonato da prova, se redmindo do bronze em Pequim, que veio com gosto amargo. O britânico Alan Campbell , quinto colocado em Pequim, chegou pouco mais de 1 segundo atrás, ficando com a prata, e a terceira posição terminou com o tcheco vice campeão olímpico, Ondřej Synek. O bi campeão olímpico, Olaf Tufte, ficou na sexta posição.
Single skiff feminino: A bielorussa Ekaterina Karsten chegou ao seu quinto título mundial ao vencer a prova com o tempo de 7min11s78. Karsten foi medalha de bronze em Pequim e subiu ao pódio nessa prova nos últimos quatros Jogos Olímpicos, inclusive com o título em 1996 e 2000. A britânica Katherine Ganger ficou com a prata e a tcheca Miroslava Knapková, finalista em Pequim, ficou com o bronze.
Skiff duplo masculino: Os alemães Erik Knittel e Stephan Krueguer saíram campeóes da prova depois de passar a primeira metade da prova em quarto lugar. A prata ficou Julien Bahain e Cedric Barrest e o bronze para os atletas da Estônia Kaspar Taimsoo e Allan Raja. A chegada foi emocionante, com o barco da estônia caindo de primeiro para terceiro nos últimos metros e os três primeiros separados por apenas oito décimos.
Skiff duplo feminino: Medalha de ouro para Magdalena Fularczyk e Julia Michalska, da Polônia, com o tempo de 6min47s18, pouco mais de um segundo a frente das britânicas Anna Bebbington e Annabel Vernon. O bronze ficou com as búlgaras Rumyana Neykova eMiglena Markova.
2 sem masculino: barco francês, formado por Fabien Tiet e por Jean Bette, ficou com a medalha de ouro depois de liderar toda prova, terminando com 6min29s, pouco a frente dos italianos Andrea Canianiello e Armando Della´quia, campeões sub-23, que ficaram com a medalha de prata. Nenad Babovic e Milos Tomic ficaram em terceiro.
Dois sem feminino As americanas Zsuzsanna Francia e Erin Cafaro fizeram uma prova de recuperação e levaram o ouro depois de passar a metade da prova na quarta posição. As romenas Camelia Lupascu e Nicoleta Albu chegaram na segunda posição, menos de três décimos atrás, numa das melhores chegadas do campeonato. Na mesma "balada", chegaram as neozelandesas Emma-Jane , Rebecca Scown, menos de dois décimos atrás da prata, na terceira posição.
Skiff duplo leve masculino Storm Uru e Peter Taylor, da Nova ZelÂndia, conquistaram o ouro com o tempo de 6min12s, sempre na primeira posição. A medalha de prata ficou com os franceses Jeremie Azou e Frederic Dufour e o bronze com os italianos Marcello Mianni , Elia Luini.
Skiff duplo leve feminino Medalha de ouro com a Grécia, com Christina Giazitzidou e Alexandra Tsiavonov, que terminaram com mais de 5s de vantagem para as polonesas Magdalena Kemnitz e Agnieszka Renc. O bronze ficou com as britânicas Hester Goodsell e Sophie Hosking.
Quatro sem masculino Ouro para a equipe da Grã Bretanha, prata para a Austrália e bronze para a Eslovênia.
Skiff quádruplo masculino: Polônia, Austrália e Alemanha brigaram até o fim pela medalha e o ouro ficou com os poloneses, com poucos décimos de frente para australianos e alemães.
Skiff quádruplo feminino Em uma prova sem muitas emoções, as ucranianas levaram o ouro com três egundos de vantagem para as americanas, que também tiveram três segundos de vantagem para as alemãs.
Quatro sem leve masculino Ouro para a Alemanha, prata para Dinamarca e bronze para a polônia.
Oito com masculino A prova mais tradicional do remo e mais bonita estéticamente, medalha de ouro para a Itália, com o tempo de 5min33s, quatro segundos a frente dos americanos, que ficaram com a prata. O bronze ficou com os holandeses.
Oito com feminino Na prova mais disputada entre as mulheres, medalha de ouro para as americanas, prata para as romenas e o bronze para as holandesas.

Quadro de medalhas de todos os esportes
Os mundiais contabilizados até o momento foram: Handebol masculino(1), ciclismo pista(10), ciclismo bmx(2), canoagem velocidade(12), vela(7), polo aquático(2), Natação (32), saltos ornamentais(8), nado sincronizado(2), maratonas aquáticas(2), triatlo(2)vôlei(2), vôlei de praia(2), hóquei na grama(1), tênis de mesa(2), hipismo(4), Pentatlo Moderno(2), tiro esportivo(5) e atletismo(47),remo(15) e judô (14)

Importante lembrar que apenas as provas olímpicas são contabilizadas. Por exemplo, o Brasil conquistou uma prata nos 50m peito e um bronze na prova de 5km das maratonas aquáticas, mas essas medalhas não são contabilizadas nesse quadro pois não fazem parte das olimpíadas. Outro exemplo, por exemplo na canoagem, em que as provas serão diferentes em Londres das que foram em Pequim, valeu as provas de 2012. Por isso, vamos contabilizar em novembro o mundial de boxe feminino, modalidade que entrará no programa em 2012.

EUA 31 22 16
Alemanha 15 9 18
China 13 5 11
França 9 9 8

Grã Bretanha 8 17 8
Rússia 7 15 12
Jamaica 7 4 2
Itália 7 2 7
Austrália 5 10 11
Hungria 5 3 7

Holanda 5 2 6
Nova Zelândia 5 2 4
Quênia 4 5 2
Japão 4 3 6
Polônia 4 7 4
Brasil 4 2 2

Bielorussia 4 1 -
Dinamarca 3 1 1
Etiopia 2 2 4
Sérvia 2 2 1

Ucrânia 2 2 1
África do sul 2 1 2
Croácia 2 1 1

Coreia do sul 2 - 3
Bahnein 2 - 1
Cuba 1 6 3
Espanha 1 5 2
Suécia 1 3 -

Espanha 1 2 2
Tunísia 1 1 1
Zimbabue 1 1 -

Espanha 1 2 2
Uzbequistão 1 -2
Argentina 1 - 1
Azerbaijão 1 - 1
México 1 - -
mongolia 1 - -
Finlândia 1 - -
Noruega 1 1 -
Eslováquia 1 - 2
Barbados 1 - -
Colombia 1 - -
Suíça 1 1 -
Cazaquistão 1 - -
Eslovênia 1 - 1

Grécia 1--
Canadá - 4 3

Lituania - 1 5
Rep Tcheca - 1 4
Trinidad Tobago - 1 2
Portugal - 2 1

Romênia - 2 1
Bahamas - 1 1
Tailândia - 1 -
Chipre - 1 -
Malásia - 1 -
Chipre - 1 -
Irlanda - 1 -
Panamá - 1 -
Coreia do norte - 1 -
Porto Rico - 1 -
Eritreia - 1 -
Turquia - - 2
Bélgica - - 2

Estonia - - 2
Egito - - 2
Filândia - - 1
México - - 1
Qatar - - 1
Áustria - - 1
Israel - - 1
Armênia - - 1

Bulgária - - 1

LEIA MAIS NO BLOG
Vitória da democracia no remo
Brasil é prata no mundial sub-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário