quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mundial de luta

Foi realizado na última semana o mundial de lutas olímpicas, na Dinamarca. Foram disputadas 18 categorias olímpicas, sete da luta livre masculina, quatro da feminina e outras sete na luta greco romana masculina. As meninas ainda não disputam a greco-romana e na livre, apesar de no mundial termos sete categorias, na Olimpíada são apenas quatro e essas quatro serão as retratadas.
Como de costume, o Japão dominou as competições femininas, com dois ouros. Na luta livre masculina, o tradicional domínio russo, com quatro ouros, e um equilíbrio quase total na lutagreco romana, com apenas um país, Turquia, conquistando dois ouros.
O Brasil levou nove atletas, ausência dos dois principais nomes- RosÂngela Conceição e Antoin Jaoude. Acabou sem nenhuma vitória. Resumo da participação brasileira, clique aqui

Categoria até 48kg feminino: A atleta do Azerbaijão Mariya Stadnik ficou com a medalha de ouro na categoria, ao vencer na final a russa Larisa Oorzhak sem maiores dificuldades. Mariya,bronze em Pequim e duas vezes campeã europeia não perdeu nenhum round. A canadense Carol Huynh, campeã olímpica não participou da competição, assim como a vice campeã, a japonesa Chiharu Icho e a ucraniana Irina Merleni, que foi um dos bronzes em Pequim. Os bronzes nesse mundial ficaram com a norte coreana So Sim-Hyang e com a ucraniana Lyudmyla Balushka.
Categoria até 55kg feminino: A japonesa Saori Yoshida confirmou o favoritismo na categoria e levou o campeonato mundial pela sétima vez, além de já ter sido campeã olímpica por duas vezes. No mundial desse ano, ela venceu na final Sona Ahmedli, do Azerbaijão sem a mínima dificuldade, em dois rounds. Os bronzes ficaram com a bielorussa Alena Filipava e com a canadense Tonya Verbeek, que também foi bronze em Pequim.
Categoria até 63kg feminino: Mio Nishimaki, do Japão, foi campeã mundial confirmando a fama de potência na modalidade que o Japão tem. Ela venceu na final a russa Lubov Volosova e os bronzes ficaram com a canadense Justine Bouchard e com Yelena Shalygina, do Cazaquistão, que foi bronze em Pequim.
Categoria 72kg feminino: A chinesa Qin Xiaoqing ficou com a medalha ouro, ao vencer Ochirbatyn Burmaa, da Mongólia, em dois rounds por 1 a 0. A espanhola Maider Unda ficou na quinta posição em Pequim e foi bronze no mundial deste ano, ao lado da búlgara Stanka Zlateva, que era favorita ao ouro, já tem dois títulos mundiais e foi prata em Pequim.

Categoria até 55kg luta livre masculina : Yang Kyong-II, que esteve em Pequim mas não passou na primeira rodada, levou a medalha de ouro no mundial deste ano vencendo na final o suíço Sezar Akgül por dois rounds a um. As medalhas de bronze ficaram com o bielorusso Rizvan Gadzhiev e o russo Viktor Lebedev.
Categoria até 60kg:luta livre masculina O russo Besik Kudukhov, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim na categoria até 55kg, ficou com a medalha de ouro ao vencer na final o campeão europeu, Zelimkhan Huseynov, de Azerbaijão, em dois rounds. Dilshod Mansurov, também oriundo da categoria até 55kg em que foi campeão mundial em 2003 e 2005, levou o bronze nesse mundial para o Uzbequistão, ao lado do ucraniano Vasyl Fedoryshyn, medalhista de prata na Olimpíada.
Categoria até 66kg luta livre masculina: O iraniano Mehdi Taghavi se mostrou realmente o melhor atleta do ano na categoria, vencendo o campeonato asiático e o mundial. O último, vencendo na final o russo Rasul Djukayev. Os bronzes ficaram com o japonês Tatsuhiro Yonemitsu e o cazaque Leonid Spiridonov, quarto colocado em Atenas 2004 e quinto em Pequim 2008.
Categoria até 74kg luta livre masculina: Medalha de ouro para o russo Denis Tsargush, mantendo a hegemonia do país na categoria, que havia levado o ouro em Pequim com Buvaisar Saitiev. Na final, ele venceu na final o atleta do Azerbaijão Chamsulvara Chamsulvarayev. Os bronzes foram para o indiano Ramesh Kumar e o iraniano Sadegh Goudarzi.
Categoria até 84kg luta livre masculina: O uzbeque Zaurbek Sokhiev ficou com a medalha de ouro, vencendo na final o americano Jake Herbert em dois rounds vencidos por um a zero. Os bronzes ficaram com o atleta do Azerbaijão Sharif Sharifov e com o ucraniano Ibragim Aldatov, campeão mundial em 2006.
Categoria até 96kg luta livre masculina: O russo Khadjimourat Gatsalov chegou ao tetracampeonato mundial ao vencer na final no terceiro round o medalhista de bronze em Pequim, Khetag Gazyumov, do Azerbaijão. Os bronzes ficaram com o turco Serhat Balcı e o georgiano, também bronze em Pequim, Georgi Gogshelidze.
Categoria até 120kg luta livre masculina: O gigante russo Beylal Makhov venceu a mais pesada das categorias ao vencer na final o tetracampeão asiático, o iraniano Fardin Masoumi em dois rounds. Os bronzes foram para o grego Ioannis Arzoumanidis e o americano Tervel Dlagnev.
Categoria até 55kg luta greco romana: O iraniano Hamid Sourian ficou com a medalha de ouro, conquistando assim o tetracampeonato mundial, vencendo na final o armeno Roman Amoyan, bronze em Pequim em dois rounds. Os bronzes ficaram com o dinamarquês Håkan Nyblom e com o vicecampeão Rovshan Bayramov, do Azerbaijão.
Categoria até 60kg luta greco romana: O campeão olímpico Islambek Albiev conquistou o mundial vencendo na final o uzbeque Dilshod Aripov. Os bronzes ficaram com o vice campeão olímpico Vitaliy Rahimov, do Azerbaijão, e com o cazaque, bronze em Pequim, Nurbakyt Tengizbayev.
Categoria até 66kg luta greco romana: Bi campeonato mundial para o atleta do Azerbaijão, Farid Mansurov. Ele venceu na final o surpreendente Manuchar Tskhadaia, da Georgia. Os bronzes ficaram com com o russo Ambako Vachadze e com o cubano Pedro Isaac.
Categoria até 74kg luta greco romana: Uma final entre dois atletas que não estavam cotados para o título. Melhor para o turco Selçuk Çebi que levou o ouro ao vencer o dinamarquês Mark Madsen. O bielorusso Aliaksandr Kikiniou ficou com um dos bronzes. O outro foi para Farshad Alizadeh, do Irã.
Categoria até 84kg luta greco romana: Medalha de ouro para o veterano Nazmi Avluca, da Turquia. Ele, que já conquistou cinco medalhas em mundiais e uma em Olimpíada, venceu na final o francês Mélonin Noumonvi. Os bronzes ficaram com o iraniano Habibollah Akhlaghi e com o cubano Pablo Shorey.
Categoria até 96kg luta greco romana: Com dois finalistas surpreendentes, a categoria foi uma das mais emocionantes do torneio. Melhor para o húngaro Balázs Kiss que venceu na final o sueco Jimmy Lidberg. Os bronzes ficaram com os favoritos a ser finalistas, o iraniano Amir Ali-Akbari e o russo Aslanbek Khushtov.
Categoria 120kg luta greco romana: Último dia, última final, última luta do campeonato e Cuba, país tradicional no esporte, finalmente conquistou ouro. O campeão olímpico Mijaín López levou a medalha de ouro ao vencer na final o americano Dremiel Byers em dois rounds. Os bronzes ficaram com o sueco Jalmar Sjöberg e com o turco Rıza Kayaalp.

Quadro de medalhas

Os mundiais contabilizados até o momento foram: Handebol masculino(1), ciclismo pista(10), ciclismo bmx(2), ciclismo MTB(2) canoagem velocidade(12), canoagem slalom(4) vela(9), polo aquático(2), Natação (32), saltos ornamentais(8), nado sincronizado(2), maratonas aquáticas(2), triatlo(2)vôlei(2), vôlei de praia(2), hóquei na grama(1), tênis de mesa(2), hipismo(4), Pentatlo Moderno(2), tiro esportivo(5) e atletismo(47),remo(15), tiro com arco(4), boxe(11), GR(2) e judô (14), ciclismo pista(4) e Luta olímpica (18)

Ainda faltam os seguintes mundiais: esgrima(10), Ginástica(14), Ginástica de trampolim (2), Handebol feminino(1), Hipismo cce(2), Levantamento de peso(15), Tawekondo(8), tênis(4), tiro(9), tenis de mesa(2), vela(1).

Importante lembrar que apenas as provas olímpicas são contabilizadas. Por exemplo, o Brasil conquistou uma prata nos 50m peito e um bronze na prova de 5km das maratonas aquáticas, mas essas medalhas não são contabilizadas nesse quadro pois não fazem parte das olimpíadas. Outro exemplo, por exemplo na canoagem, em que as provas serão diferentes em Londres das que foram em Pequim, valeu as provas de 2012. Por isso, vamos contabilizar em novembro o mundial de boxe feminino, modalidade que entrará no programa em 2012.

EUA 31 25 18
Alemanha 17 9 20
Rússia 16 23 20
China 14 5 13
França 10 13 11
Itália 10 2 7
Grã Bretanha 9 17 10
Jamaica 7 4 2
Japão 6 6 8
Hungria 6 3 8
Coreia do sul 6 2 4
Austrália 5 10 11
Holanda 5 2 7
Nova Zelândia 5 2 4
Polônia 4 7 5
Quênia 4 5 2
Bielorussia 4 2 3
Brasil 4 2 2
Eslováquia 4 - 3
Espanha 3 8 6
Cuba 3 7 7
Azerbaijão 3 4 4
Ucrânia 3 3 7
Uzbequistão 3 2 5
Dinamarca 3 2 2
Etiopia 2 2 4
mongolia 2 2 2
Sérvia 2 2 1
Irã 2 1 4
Turquia 2 1 4
África do sul 2 1 2
Croácia 2 1 1
Suíça 2 1 1
Bahnein 2 - 1
Suécia 1 4 1
Porto Rico 1 2 -
Noruega 1 2 -
Tunísia 1 1 1
Zimbabue 1 1 -
México 1 - 2
Colombia 1 - 1
Argentina 1 - 1
Cazaquistão 1 - 4
Eslovênia 1 1 1
Coreia do norte 1 1 1
Bulgária 1 - 2
Finlândia 1 - -
Barbados 1 - -
Grécia 1-1
Canadá - 4 5
Portugal - 2 1
Romênia - 2 1
Chipre - 2 -
Lituania - 1 5
Rep Tcheca - 1 4
Trinidad Tobago - 1 2
Armênia - 2 1
Irlanda - 1 2
Georgia - 1 2
Israel - 1 1
Bahamas - 1 1
Tailândia - 1 -
Malásia - 1 -
Panamá - 1 -
Eritreia - 1 -
Bélgica - - 2
Estonia - - 2
Egito - - 2
Índia - - 2
Filândia - - 1
Qatar - - 1
Áustria - - 1
Venezuela - - 1

Leia mais no blog
Especial mundial de ciclismo pista
Brasil no mundial de luta

Tem twitter? Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário