segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Resumo da semana

Badminton: O esporte está se renovando no Brasil e isso pode ser visto no ranking brasileiro de simples, que tem Hugo Arthuso como número 1 e Fernando Bosco em segundo. Os mais experientes, Guilherme Kumasaka e Pardo, estão em terceiro e em sétimo. Entre as mulheres, quem lidera é Paula Pereira.
Boxe: O mundial da modalidade tem início nesta terça-feira. Myke Carvalho estreia contra o indiano Manoj Kumar, na tarde desta terça. Um especial sobre as chaves dos brasileiros, nossas chances será postada neste terça feira.

Polo Aquático: O Brasil ficou na décima posição no campeonato masculino júnio de polo aquático, na Croácia. Nosso time conseguiu vitórias sobre times de menos tradição, como Uzbequistão e Nova Zelândia, mas perdeu para Itália e e Hungria, duas forças da modalidade, se classificando para as oitavas de final na terceira posição. Nesta fase, o Brasil enfrentou os Estados Unidos e perdeu por 8 x1 . Na disputa do nono ao 12º lugar, o time venceu o Egito e depois fez, ao que parece, seu melhor jogo no campeonato, perdendo por apenasu m gol para Hungria na luta pela nona posição. Foi a melhor posição do Brasil no mundial da categoria desde 1995, quando ficou em nono. Porém, não podemos achar que temos uma geração melhor que a atual. Vencemos apenas times desconhecidos e perdemos de muito para os tradicionais: 15 a 3 Para Itália, 14 a 4 para Hungria e 8 a 1 para os EUA. A disputa do nono lugar parece ter sido nosso melhor jogo, em que equilibramos com a maior potência do mundo no esporte.

Natação Tem início nesta terça-feira, o Trofeu José Finkel de natação, o campeonato brasileiro de inverno. Sem a presença de Cielo, não acredito em grandes marcas de nossos principais atletas, como é o caso de Thiago Pereira, Kaio Márcio e Gabi Silva. Entretanto, acredito que quem não foi ao mundial esntrará "rasgando" no torneio. É o caso do velocista Brunoi Fratus, da costista Fernanda Alvarenga, dos nadadores de borboleta Henrique Martins e Frederico Castro e dos peitistas Felipe Lima e Eduardo Fischer. São atletas que querem provas que mesmo sem ter ido ao mundial não tiveram um ano perdido. Já os mais novos lutaram por índices para a Olimpíada da Juventude do ano que vem.

Esgrima: O Brasil já tem equipe pronta para o Mundial da modalidade. Como de costume nos esportes menos divulgados no Brasil, os três primeiros de cada categoria estão convocados, mas a Confederação levará apenas os melhores de cada categoria. A exceção será o florete masculino, em que a equipe estará completa pois busca somar pontos para classificar o time completo para Londres 2012. Heitor Shimbo, João Souza, Lucas Moncko e Marcos Cardoso serão nossos atletas no florete. Taís Rochel, no florete feminino, William Zeytoulian, no sabre, Athos, na espada, Rayssa Costa, na espada feminina, e Karina Lukerbay, na sabre feminino, são os demais líderes do ranking que serão custeados para o mundial, que acontece na Turquia a partir do dia 29.

Handebol: Nosso melhor jogador na atualidade, Felipe Borges, que foi o terceiro artilheiro no último mundial, está de volta ao Brasil após uma temporada na Europa. Ele defenderá o Metodista na Liga Nacional e conversei com ele hoje: " Deu um problema com meu agente lá na Europa e eu tive de escolher por jogar aqui. Mas meu objetivo é já no ano que vem voltar para o exterior" resumiu o atleta.

Levantamento de peso: Alguns recordes brasileiros caíram durante a Copa Belo Horizonte da modalidade, no último dia 16 de agosto. Depois do Campeonato Brasileiro de 2007, ate agora, a Competição foi o maior evento de LPO disputado no Brasil.Jaqueline Ferreira e Welisson Silva bateram os recordes do arranque, levantamento e total nas suas respectivas categorias, sendo os destaques da competição. Vale lembrar que Wellisson esteve em Pequim e ficou em 18º, e agora melhorou sua marca chegando a 296kg no total, 12 a mais que seu antigo recorde. Luis Eduardo e Liliane Menezes também quebraram recordes brasileiros. Um especial sobre os recordes brasileiros no levantamento de peso será lançado ainda nessa semana no blog.

Remo: No mundiial adulto da modalidade, apenas um atleta brasileiro esteve presente, Ailson Silva. E não fez feio. Ficou na sexta posição entre os 26 atletas da categoria single skiff peso leve, que não é olímpica mas é importante para a preparação dos atletas, já que o abrco da categoria olímpica, single skif peso livre, é exatamente igual ao da prova em que o brasileiro de 22 anos chegou a final A. Foi o único atleta sul-americano numa final do mundial. Vale lembrar que há um mÊs ele se tornou vice campeão sub-23 da prova e nesse mundial ele ficou a frente do iraniano que havia levado o título sub-23. Um especial sobre o mundial de remo será divulgado ainda essa semana.

Tiro esportivo: Filipe Fuzaro (fossa dublê) e Renato Portela (skeet) conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente, na Copa Continental Americana de Tiro esportivo, em Guatavita, na Colômbia. No sul-americano da modalidade, disputado no Rio de Janeiro ainda não achei os resultados, mas assim que conseguir posto aqui. Falei com assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Tiro e ele não podia me dar os resultados agora, pois ele não tinha em mãos. Perguntei se o Brasil tinha ganho mais medalhas que a Argentina. "Foi muito igual" foi o que me respondeu.

Vela: Mario Tinoco e Matheus Gonçalves são Campeões Mundiais Junior de Snipe de 2009. Não é uma classe olímpica, mas importante título. Mario tornou o único velejador do mundo a ser Tri-Campeão Mundial Junior de Snipe, entrando para um grupo de velejadores de sucesso como Santiago Lange, Andre Fonseca, Torben Grael e Lars Grael, que tiveram grande sucesso na Classe Snipe também.

Volei: Temos um trabalho espetacular na base do vôlei, somos campeões inúmeras vezes de várias categorias tanto no masculino como no feminino. Entretanto, nessa semana o Brasil sofreu uma baixa. No mundial Infanto masculino, nossa seleção caiu logo na primeira fase, pegando um grupo muito forte. Perderam por 3x0 para Rússia e 3x2 para India, alem de vencer a Polônia. Agora, jogarão pela nona posição. Já a Argentina se classificou em primeiro e é uma das favoritas ao título.
Pentatlo Moderno As pernambucanas Yane Marques, Larissa Lellys e Priscila Oliveira, no feminino ,e Wagner Romão, do Espírito Santo e Luís Barroso Magno, do Rio, no masculino, serão os cinco representantes do Brasil na prova final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno que será realizada nos próximos dias 12 e 13 de setembro no Complexo Desportivo de Deodoro. A terceira e última seletiva que definiu os atletas para a Copa do Mundo foi realizada sábado no Rio com as vitórias de Wagner Romão e Larissa Lellys. O Brasil, como país sede, tinha direito a quatro representantes ( dois homens e duas mulheres ) mas a UIPM - União Internacional de Pentatlo Moderno - decidiu no fim de semana aumentar o número de vagas no feminino já que Yane Marques garantiu a sua presença pela pontuação obtida no ranking mundial. A final da Copa do Mundo tem 14 países inscritos : Hungria, Lituânia, Egito, Grã-Bretanha, Itália, Letônia,Austria,Japão, Alemanha,França, EUA,Canada,República Tcheca, além do Brasil.A campeã olímpica de 2008, Lena Schoeneborn ,da Alemanha, está certa bem como a medalhista de prata, a inglesa Heather Fell. No masculino o lituano Edvinas Krungolcas,medalhista de prata em Pequim ,também está confirmado para competir no Rio.
Volei de praia: Juliana e Larissa. Depois de superarem as tchecas Novakova e Hajeckova na semifinal da etapa holandesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009, na cidade de The Hague, as atletas enfrentaram as compatriotas Talita e Maria Elisa na decisão e novamente levaram a melhor: 2 sets a 0 (21/16 e 21/15), em 37 minutos. Além do título – o sétimo da competição internacional na temporada -, o resultado garantiu à dupla campeã pan-americana a liderança do ranking mundial, com 7160 pontos.
Os vice-campeões mundiais Alison e Harley conquistaram mais uma medalha para o Brasil. Neste DOMINGO (30.08), os brasileiros venceram a dupla estoniana Kais/Vesik na disputa do terceiro lugar por 2 sets a 1 (19/21, 21/14 e 15/12) e garantiram o bronze na etapa holandesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009, realizada na cidade de The Hague. Na primeira partida do dia, válida pelas semifinais, Alison e Harley não conseguiram superar os espanhois Herrera e Gavira. A parceria verde-amarela foi derrotada por 2 sets a 1 (15/21, 21/18 e 11/15), em 55 minutos.
Triatlo: A triatleta Mariana Ohata, de 30 anos, foi flagrada no exame antidoping em uma etapa do Circuito Mundial de triatlo, informou "Jornal da Record". Ela corre risco de ser banida do esporte.Ohata teve um segundo resultado positivo em um exame antidoping, realizado após a disputa da Copa do Mundo de Iowa (Estados Unidos), em junho. A brasileira teria usado um diurético, proibido pelas normas internacionais. O nome da substância não foi divulgado.
Tenis: Uma semana meio vazia em torneios de simples, os principais resultados brasileiros vieram nas duplas. Bruno Soares ficou com o vice campeonato em New Heaven e no mesmo torneio a dupla brasileira Marcelo Melo e André Sá foi semifinalista.
No qualy do US Open, dos oito brasileiros que iniciaram a competição, quatro foram para a segunda fase, trÊs para a última rodada, mas apenas Thomaz Belucci conseguiu se juntar aos já classificados Thiago Alves e Marcos Daniel.
Maratonas Aquáticas: Mais ouro e mais prata para o Brasil nas maratonas aquáticas. Poliana Okimoto (2h05m17) e Ana Marcela Cunha (2m05s29) fizeram novamente a dobradinha de ouro e prata no Circuito da Copa do Mundo da FINA. Allan do Carmo ficou em quarto lugar e passa a ser o segundo no ranking mundial, com 76 pontos.
Ciclismo: O português Sérgio Ribeiro, da equipe Barbot/Siper/Azeite Vila Flor, é o campeão do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo 2009. Neste domingo (30), na etapa final entre Jundiaí e São Paulo, com 48,8 km, ele terminou na 11ª posição, resultado suficiente para confirmar sua boa campanha e garantir o título geral da competição. O ciclista completou as nove etapas e mais de 1.289 quilômetros com o tempo de 27h23min00seg, além de ganhar duas delas. A segunda colocação ficou com outro atleta lusitano, Bruno Pires, com 27h23min24seg, enquanto o brasileiro Magno Nazaret, da Fapi Funvic/Sundown/JKS, de Pindamonhangaba (SP), foi o melhor competidor nacional com a terceira colocação, 27h23min412seg. A última etapa foi vencida pelo uruguaio Hector Figueiras, também de Pindamonhangaba. Dos 154 ciclistas que largaram na semana passada, 102 completaram o desafio do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo. Um especial vai ser divulgado pelo blog ainda nessa semana
Atletismo: Na golden League de Paris, Fabiana Murrer ficou com a medalha de bronze com a marca de 4m71. Se tivesse feito essa marca no mundial, ficaria com a medalha de bronze. A brasileira, 5ª colocada em Berlim com 4,55 m (4,65 m na qualificação), superou as duas atletas que dividiram a 2ª posição no Mundial: Monyka Pyrek (Polônia), 5ª, e Chelsea Johnson (Estados Unidos), 6ª, ambas com 4,61 m. A 4ª colocada foi Silke Spiegelburg (Alemanha), que também saltou 4,61 m e repetiu sua posição do Mundial.Jadel Gregório ficou em 8o lugar, com 16,14 m.
A cidade de Beckum, no oeste da Alemanha, realizou um Meeting de salto com vara. Na prova feminina, da categoria principal, a ganhadora foi a campineira Fabiana Murer, com 4,63 m.
Basquete Com uma defesa forte e estruturada, a seleção brasileira masculina de basquete está fazendo uma grande campanha na Copa América. O time venceu República Dominicana, Argentina, Venezuela e Panamá e se classificou para a segunda fase de maneira invicta. Varejão, Spliter estão jogando bem, enquanto Huertas está armando com facilidade. Nas alas, Alex e Leandrinho estão dando conta do recado. A classificação para o mundial está perto. A segunda fase tem início nessa terça-feira.
Leia mais no blog
Tem twitter? Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário