quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Promessas- Jaqueline Ferreira

O levantamento de peso vem se demonstrando como um esporte que vem preparando diversos atletas para o ciclo Olímpico 2008-2012. Além de Fernando Saraiva e Rafael Andrade, campeões pan-americanos sub-20, Jaqueline Ferreira vem se destacando como a principal atleta brasileira no esporte. E tem sonhos altos...

Aos 21 anos, a atleta é bi campeã sul-americana juvenil e medalha de bronze no último campeonato adulto, em dezembro passado, já na categoria até 69kg, a qual se estabeleceu. No Pan-americano do Rio, em 2007, ela ficou na quarta posição, perdendo o bronze no critério de desempate que, no levantamento de peso, é o atleta mais leve. Porém, ela não esquenta com isso " Eu ja superei, até por que eu sei que fiz tudo o que podia para conquistá-la, mas infelizmente não era pra ser! Agora tenho outros objetivos, e um deles é a medalha em 2011".

Mas, não é só a medalha no Pan que ela quer. Perguntei a ela se seu sonho maior era uma medalha pan-americana ou uma participação olímpica, ela foi mais longe: " Uma medalha olímpica".

Vencedora do prêmio de melhor atleta da modalidade em 2007, ela acredita que ultimamente temos perdido terreno no levantamento feminino, mas acredita nas novas meninas: "Tenho adversárias sim, até mesmo a Fabiana que competiu comigo no pan-americano 2007, ela é uma forte adversaria,e também existem outras. Há poucos anos, tinha um grande numero de atletas, mas com a falta de incentivo para as meninas, muitas abandonaram o esporte. Mas está chegando uma nova geração."

Ela passa por um problema no local de treinamentos. "Atualmente treino na Barra da Tijuca, um espaço alugado que corremos o risco de sermos expulsos a qualquer momento. e esse espaço por não ser fixo não á ideal".

Ele explica o resultado do sul-americano, medalha de bronze, no fim do ano passado: " Foi um período muito dificil para os atletas do LPO, com intervenção ficamos um longo período sem receber e com a ameaça de mandarem nosso técnico embora para contratar alguém que não tem a metade da capacidade dele. Treinamos muito pouco para essa competição, os resultados foram sim muito bons, para quem ficou meses sem treinar e a medalha veio peloa luta e força de vontade minha e do meu querido técnico".
Para mais detalhes da intervenção, ver a reportagem especial sobre o levantamento de peso feita pelo blog ano passado. Clique Aqui

Segundo o site http://www.dragosromenia.com/atletas.php , a melhor marca de Jaqueline é 199kg, com 109kg no arremesso e 90kg no arranque., obtida no Pan-americano do Rio. Isso lhe rendeu a 41ª posição no ranking mundial daquele ano. Em Pequim, ficaria em nono lugar entre as 11 atletas que disputaram a categoria. Mas ela ainda é jovem e tem muito a evoluir.
Vamos torcer para nossa atleta, que e uma das esperanças brasileiras no levantamento de peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário