Um ano de renovação no tiro com arco nacional, mas ainda sem grandes resultados. Já com um Centro de Treinamentos funcionando, mas ainda não 100% pronto, em Marica, quem fez a festa foram os brasilienses Bernardo Oliveira, Klaus Van Behr, jovens brasileiros que foram os melhores da temporada. As mulheres não disputaram o mundial por falta de índices, mas já tem uma vaga praticamente garantida nos Jogos da Juventude de 2010.
No mundial da modalidade, o Brasil levou uma equipe completa no masculino. Daniel Xavier, Klaus Van Behr e Fabio Emilio. Por equipes, ficaram em 29º entre as 33 equipes. No individual, Klaus Van Bohn, principal promessa do Brasil na modalidade, ficou na 84ª posição na primeira fase e, no mata-mata, caiu logo na primeira rodada, diante do espanhol Daniel Morrilo por 107 a 97. Fabio Emilio, 90º na primeira fase, caiu também na primeira rodada por 109 a 103 para o alemão Sebastian Rohberg. O terceiro brasileiro, Daniel Xavier, perdeu por 113 a 105 para o chinÊs Yu Xing.
As meninas não foram ao mundial por nenhuma das atletas terem atingido o índice mínimo necessário estipulado pela própria confederação. No brasileiro, o título ficou com Sarah Nikitin, que venceu na final Aline Martins por 99 a 86. Na semi final, Sarah havia vencido a experiente e multi campeã Petra Ruocco.
No brasileiro masculino, Bernardo surpreendeu. Com apens 16 anos, o brasiliense saiu com o título da competição. Ele já´havia sido o melhor na primeira fase, quando são somados os resultados das distâncias de 30m, 50m, 70m e 90m. Terminou com 1256 pontos e teve vantagem no mata-mata. O jovem Bernardo não precisou vencer dois adversários que não estiveram presentes na competição mas que seriam seus principais rivais. O primeiro é Leonardo Carvalho, dono de 12 medalhas em Jogos Sul-americanos e há alguns anos principal nome do esporte no Brasil. Ele abandonou o esporte pois casou e não teve mais possibilidades de continuar trabalhando e treinando. O outro rival seria seu companheiro de treinos, o jovem Klaus, que representou o Brasil no mundial do início do ano. Ele, de apenas 17 anos, tinha provas na mesma época do torneio e não pôde ir a Porto Alegre.
Bernardo e Klaus estiveram no mundial júnior e cadete, disputado em setembro. Klaus ficou na 41ª posição enquanto Bernardo Oliveira disputou a categoria cadete e ficou na 59ª posição. No feminino, nossa participante foi Helen Araujo, que ficou em 59º.
No Centro de Treinamento de Maricá, a CBTArco, firmou parceria com escolas públicas da região e, assim, foram formadas 4 de turmas, 32 alunos no total (já existe uma fila de espera) e estão tendo aulas as segundas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. São meninos e meninas entre 12 e 17 anos. As aulas são ministradas pela Dirma Miranda dos Santos, 16 vezes campeã brasileira.
LEIA MAIS NO BLOG
Especial brasileiro de tiro com arco
Especial Mundial de tiro com arco
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário