No mesmo ano do fim da era Rodney, que pouco ajudou o remo brasileiro, tivemos o surgimento de um novo talento. Ailson Erácito Silva foi vice campeão mundial sub-23 do skiff peso leve e terminou na sexta posição no mundial adulto na mesma prova. Agora, para 2010, ele segue em busca de um parceiro para o double peso leve, já que o skiff simples peso leve não é uma prova olímpica tampouco pan-americana. A princípio, o parceiro deve ser Ronaldo Vargas, do Rio Grande do Sul, que tem 30 anos e deve mesclar experiência com a juventude de Ailson. O ano para ele terminou com o título sul-americano adulto.
Aliás, o sul-americano adulto não teve a participação da equipe brasileira, apenas a de Ailson.
A entidade queria inscrever os atletas dia 7 de dezembro, após o Troféu Brasil que serviria de eliminatória, mas a a Confederação Sul-Americana não aceitou. Outro fator para a não participação no Sul-Americano foi a inexistência de barcos para alugar ou emprestar, em Buenos Aires.
No mundial, o Brasil não levou mais nenhum atleta além de Ailson e no mundial sub-23 tivemos dois barcos participando, o que é importante, já que não costumamos disputar barcos com quatro pessoas em competições internacionais.O quatro sem e o quatro sem peso leve chegaram as semi finais e ficaram entre os 12 melhores do mundo.
Apesar desses resultados, o ano do remo foi muito ruim. Problemas financeiros na confederação, falta de clubes com estruturas, carência de técnicos e árbitros, falta de um programa de capacitação técnica, faltou uma competição com a equipe completa da equipe adulta. Muito trabalho para 2010, principalmente depois da decepção que foi a realização do Trofeu Unificado do fim do ano, realizado em apenas quatro dias, com poucas provas das categorias de base e que viu o Vasco campeão.
Mas, se o Vasco foi campeão do Trofeu Unificado, o Flamengo conquistou na o título do Campeonato Estadual de Remo 2009 na raia montada na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Rubro-Negro não venceu a oitava e última regata da temporada - o Vasco foi o vencedor -, mas os resultados obtidos foram suficientes para levantar o troféu.
LEIA MAIS NO BLOG
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário