O mundial de Desportes Aquáticos aconteceu em julho, em Roma, e teve problemas. A previsão de vento e chuva para os dias 23 e 24 fizeram com que as provas de 5 e 10 quilômetros fosse agrupadas em dias seguidos. Isso atrapalhou Poliana na prova que é olímpica, os 10km, já que menos de 24hs antes ela havia sido bronze nos 5km, quebrando um jejum de 15 anos do país sem medalhas em mundiais e se tornando a primeira mulher do Brasil na história a subir no pódio.
Nos 10km, ela, cansada, terminou em sétimo e foi a única atleta a terminar entre as oito primeiras as duas provas.
No mesmo mundial, a revelação Isabelle Longo terminou em 36ª a prova dos 5km enquanto Ana Marcela de uma certa forma decepcionou, depois de ser quinta em Pequim-2008, ficou em 22º nos 10km. No masculino, o fim da carreira na seleção do melhor fundista da história do país, que ficou em 19º nos 5km no melhor resultado. Alan do Carmo foi 22º nos 10km e Marcelo Romanelli 38º.
Porém, o principal do ano ainda estaria por vir. Poliana Okimoto, que já tinha uma vitória em etapa da Copa do Mundo antes do mundial, venceu outras oito provas que disputou, vencendo com folgas o Circuito. Nas provas, Poliana derrotou a campeã olímpica Larissa Ilchenko e a melhor maratonista da história Angela Murer. Essas vitórias renderam a ela homenagens do Presidente Lula e da FINA, em que ela foi capa da revista mensal da entidade.
E não foi só ela que brilhou entre os brasileiros no circuito. Ana Marcela esteve sempre entre as melhores e terminaria em terceiro no ranking caso tivesse disputado a última etapa, em Dubai, em que ela ficou de fora por uma gripe. No ano, ela venceu a etapa do Santos, conquistou duas pratas e um bronze.
Já Alan do Carmo terminou com uma prata e três bronzes e com uma regularidade incrível, terminando oito provas que disputou entre os oito primeiros e se sagrando vice-campeão.
O Brasil superou um ano de crise de provas internas em 2008, quando a Travessia dos Fortes não foi disputada, e teve um 2009 recheado de provas. A principal delas, a própria Travessia dos Fortes, teve baiano Allan do Carmo campeão, impedindo o pentacampeonato de Luiz Lima, e a vitória de Poliana Okimoto, na batida de mão contra Ana Marcela.
LEIA MAIS NO BLOG
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário