quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Poliana campeã do circuito mundial


Poliana Okimoto está de parabéns. Num circuito de 11 etapas da Copa do Mundo e Maratonas Aquáticas, ela disputou 10 e venceu incríveis oito provas. Derrotou ao decorrer do ano todas suas principais adversárias, incluindo a campeã do mundo Larissa e a considerada melhor nadadora desse tipo de prova de todos os tempos, Angela Maurer.

Entretanto, vale lembrar que ela não é campeã mundial, como está sendo espalhado nos portais da internet. O mundial foi disputado em julho e ela ficou com a prata na prova dos 5 km e ficou em sétimo nos 10km. Aí todos vão perguntar por que a brasileira vai tão bem nas provas ""que não valem"" e fica em sétimo no mundial?
Porque no mundial, disputado em Roma, o mau tempo fez com que a prova de 5km, que seria disputada cinco dias antes da de 10km, fosse adiada. Dessa forma,a de 5km aconteceu um dia antes da de 10km, prejudicando todas as atletas que disputariam as duas provas, como foi o caso de Poliana. Nesse mundial,ela ficou em sétimo nos 10km e foi a melhor colocada dentre as que tinham disputado os 5km umdia antes. Duas provas seguidas realmente deve ser muito, muito cansativo.

Ela foi campeã do circuito mundial, o que por sí não poderia lhe garantir que é a melhor do mundo, já que algumas vezes quem ganha esse circuito é quem entrou mais vezes na água. Mas da maneira que foi, vencendo quem ela venceu e levando OITO DAS 10 ETAPAS QUE DISPUTOU, realmente foi espetacular. Sem dúvida nenhuma é a melhor atleta da atualidade nas maratonas aquáticas.

Nessa quarta-feira, ela venceu a última etapa do circuito e garantiu de uma vez por todas o circuito. Por pontos, o título já estaria conquistado mas segundo a regra, ela teria que largar na última etapa, na teoria a mais importante, para seu título ser efetivo.

Não tão importante, mas legal de ser citado, o vice campeonato de Allan do Carmo. Ele ficou em segundo na pontuação, mas não venceu nenhuma etapa. Ficou em segundo em uma e quase sempre figurou entre os seis primeiros.Nessa quarta, foi oitavo.
Tem 19 anos,é muito talentoso e um futuro imenso. Ficou em 14º na Olimpíada, foi bronze no Pan mas essa segunda posição no circuito não indica que ele é o segundo melhor do mundo no momento.

Ele ficou em segundo pois disputou 10 das 11 etapas e por isso somou mais pontos que outros atletas que conseguiram boas colocações em algumas etapas, mas ficaram ausentes em outras. É um grande talento, mas não é, NO MOMENTO, o segundo melhor do mundo.

Legal citar também Anna Marcela Cunha. Com apenas 17 anos, só não ficou em segundo no ranking mundial por que ficou doente e não participou das últimas duas etapas. Ela venceu duas provas, chegou em segundo em outras e entre as primeiras colocadas em praticamente todas. Também está de parabéns nossa quinta colocada em Pequim.

O Circuito de Maratonas Aquáticas tem sua importância, claro. Mas o importante para Poliana não foi ter sido campeã desse circuito, e sim da forma que foi. VENCEU OITO ETAPAS SEGUIDAS, sempre batendo uma ou outra medalhista olímpica, algumas campeãs mundiais. Isso é importante e o título foi incontestável.

Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres

Um comentário:

  1. O que falta para que o Allan possa figurar entre os três primeiros mais frequentemente é um parceiro, já que ele é o único brasileiro que sempre participa dessas provas. A Poliana tem a oportunidade de fazer um jogo de equipe com a Ana Marcela!
    Enfim, vitória justa e nítida.

    ResponderExcluir