Yane teve um ano quase perfeito. Chegou ao pentacampeonato sul-americano, ao hexa brasileiro e ao título da Copa Anam. Teve uma participação digna no mundial, terminando na 21ª posição com 5368 pontos depois de ser 16ª na Copa do Mundo de México. Seu melhor desempenho no mundial, como de costume, foi na natação, em que marcou o 10º melhor tempo entre todas as competidoras. Sua pedra no sapato foi a esgrima, em que teve apenas 13 vitórias, poderia ter ido um pouco melhor. Porém, se mostrou muito bem adaptada as novas regras, sendo a nona melhor na prova combinada de tiro com corrida. E seu forte nunca foi a corrida...
Na Copa do Mundo, A prova final da Copa do Mundo foi emocionante , com Yane Marques estando sempre entre as primeiras após a esgrima ( 16 vitórias e sete derrotas ), natação ( seu tempo para os 200 m foi de 2m 15s 62) e o hipismo, quando zerou o percurso. Largando em segundo no evento combinado ( tiro e corrida ) , quatro segundos atrás da francesa Amelle Caze, Yane logo após a primeira bateria de tiro assumiu a liderança da prova que manteve até faltarem aproximadamente 500 metros para o final, quando foi ultrapassada pela lituana Donata Rimsaite que terminou vencendo com uma diferença de 10 segundos.
Tivemos na competição no Rio de Janeiro 14 países inscritos : Hungria, Lituânia, Egito, Grã-Bretanha, Itália, Letônia,Austria,Japão, Alemanha,França, EUA,Canada,República Tcheca, além do Brasil.A campeã olímpica de 2008, Lena Schoeneborn ,da Alemanha, está certa bem como a medalhista de prata, a inglesa Heather Fell. No masculino o lituano Edvinas Krungolcas,medalhista de prata em Pequim ,também competiu no Rio
Tivemos na competição no Rio de Janeiro 14 países inscritos : Hungria, Lituânia, Egito, Grã-Bretanha, Itália, Letônia,Austria,Japão, Alemanha,França, EUA,Canada,República Tcheca, além do Brasil.A campeã olímpica de 2008, Lena Schoeneborn ,da Alemanha, está certa bem como a medalhista de prata, a inglesa Heather Fell. No masculino o lituano Edvinas Krungolcas,medalhista de prata em Pequim ,também competiu no Rio
O ano do pentatlo foi marcado pelo sucesso da nova regra. Antes, os atletas começavam as provas no tiro, atirando com tranquilidade e com tempo para se concentrar. Horas depois, jogavam esgrima, para depois nadarem 200m e fazerem a prova de hipismo saltos. Por último, eles corriam 3000m em uma prova de cross country, largando nas posições referentes a classificação após as quatro primeiras provas.
Agora, as coisas mudaram. A esgrima abre a competição, seguida da natação e do hipismo. Para fechar a competição, a mescla das provas de atletismo e tiro. Os atletas, que antes tinham toda a concentração do mundo para atirar, agora tem que, depois de um sprint de 1000m, fazer a prova de tiro com o coração na boca e com pressa, já que depois de realizar os disparos terá de correr mais 1000m e fazer tudo de novo.
Se Yane Marques está se firmando entre as melhores do mundo, o mesmo não se pode dizer das demais meninas do Brasil e da equipe masculina. No Campeonato Mundial, por exemplo, Laryssa Lellys não avançou à fase final, assim como os canarinhos Michael Cunningham e Rafael Marzullo também não chegaram à decisão. Os homens, aliás, não chegaram nem ao título sul-americano, com Wagner Romão com a medalha de prata e Barroso Magno com a de bronze.
Na base, o país não conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude. Os brasileiros Mariana Laporte, William Muinhos, Yuri Freitas e Henrique Evangelho não conseguiram se classificar pelo sul-americano. Mariana Laporte, foi indicada pela Confederação como principal promessa, sendo bronze no brasileiro.
2010 é ano para Yane se firmar realmente entre as melhores do mundo mas também é ano de o Brasil acordar e perceber que uma atleta só não faz esporte. O nível masculino e das outras meninas no feminino é mínimo, sempre nas últimas posições das competições internacionais. É ver se a modalidade ganha mais impulso em 2010.
LEIA MAIS NO BLOG
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Eu acho que deveriam levar a Yane pra clubes especializados pra passar uma temporada e se aperfeiçoar mais.
ResponderExcluirTipo 1 mês no Pinheiros(natação e esgrima), 1 mês com o técnico da melhor corredora de 3000m do Brasil Sabine Heitling(atletismo) e 1 mês pra hipismo e tiro tbm. 1 mês é pouco mas tbm nao pode ser mais q isso se nao acaba prejudicando as outras modalidades.
Eu concordo! Mas será que isso fará bem a uma atleta que treina cinco esportes?
ResponderExcluireu realmente não sei!