quinta-feira, 2 de abril de 2009

As novas regras do pentatlo

No último final de semana, foi disputada a primeira etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno de 2009. A grande novidade foi a mudança de regras na modalidade que reune cinco esportes diferentes- Atletismo, natação, Hipismo, esgrima e tiro.

Antes, os atletas começavam as provas no tiro, atirando com tranquilidade e com tempo para se concentrar. Horas depois, jogavam esgrima, para depois nadarem 200m e fazerem a prova de hipismo saltos. Por último, eles corriam 3000m em uma prova de cross country, largando nas posições referentes a classificação após as quatro primeiras provas.

Agora, as coisas mudaram. A esgrima abre a competição, seguida da natação e do hipismo. Para fechar a competição, a mescla das provas de atletismo e tiro. Os atletas, que antes tinham toda a concentração do mundo para atirar, agora tem que, depois de um sprint de 1000m, fazer a prova de tiro com o coração na boca e com pressa, já que depois de realizar os disparos terá de correr mais 1000m e fazer tudo de novo.

Vi vídeos pela internet da prova disputada no México e sinceramente gostei da mudança. Ficou muito mais legal para os telespectadores e para quem acompanha as provas no local. As sonolentas provas de tiro agora estão junto com a corrida, trazendo uma emoção a mais para os finais da prova e a indefinição até o fim.

Para nossa brasileira Yane Marques, que terminou a prova na 16ª posição, as coisas parecem ter melhorado bem pouco. Ela, que tem seu ponto mais fraco na corrida, viu sua prova ser dividida com o tiro, que ela sempre teve uma atuação regular. Porém, os pontos do tiro e da corrida são somados, ao contrário do que muito acham, fazendo com que cada modalidade continue valendo "um quinto" da prova.

Uma mudança que veio na hora certa, já que o esporte é um dos menos populares entre os olímpicos e com pouca atração para a TV, já que dura o dia inteiro. Para os Jogos Olímpicos de 2012, o esporte está garantido, bem como para 2016, já que até lá não teremos exclusões, apenas duas inclusões de esportes, visto que beisibol e softbol saíram do programa depois de Pequim. Mas, para um futuro não tão longe pode ser um esporte excluído das olimpíadas, o que faria perder atletas, mídia e patrocinadores.
Tomaram a atitude certa ao tentar mudar. E colocaram em prática mais de três anos antes dos Jogos Olímpicos, para que todos possam se acostumar. Inclusive os nomes que estão chegando agora no mundo do pentatlo, que talvez levem vantagem por não estarem acostumados com as velhas regras. Vamos esperar para ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário