quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Se a olimpída fosse hoje- Hipismo saltos e Pentatlo

Hoje vamos falar do mundial de pentatlo moderno, disputado em Londres no último fim-de-semana, e da Copa do Mundo por equipes de hipismo saltos, evento que o Brasil não participou, mas teria condições de brigar por bons resultados.
Em Londres, a Hungria manteve a tradição no pentatlo moderno masculino. Adam Marosi entrou para a última das fases da competição, o combinado entre tiro e atletismo, na segunda posição, atrás de seu compatriota Robert Nemeth. Robert, entretanto, não foi bem na última fase, caindo para quarta posição. Já Adam foi o sétimo melhor e garantiu o ouro com 6136 pontos. Em segundo ficou o tcheco David Sbovoda, que foi o terceiro melhor da prova combinada, mas não foi o suficiente para chegar ao título. A medalha de bronze ficou o ucraniano Dmytry Kirpulyanskyy, que roubou no finzinho o bronze de Nemeth.

O Brasil foi representado por quatro atletas, que não foram além da primeira fase. Daniel Aguiar foi o 32º e último na semifinal A, Telmo Borges o 28º e Felipe Monroe o 29º na semifinal B e Mcdonell Maieron foi o 32º na semifinal C.
O bicampeão olímpico, o russo Andrey Moiseev, não participou do evento. Já os lituanos Edvinas Krungolcas e Andrejus Zadneprovskis, respectivamente prata e bronze na última Olimpíada, ficaram ficaram em sexto e oitavo no mundial de Londres.

A chinesa, quinta colocada na Olimpíada, Chen Qian, ficou com a medalha de ouro entre as mulheres. Com um total de 5840 pontos, ela esteve na frente desde o começo da competição e, com um desempenho melhor na esgrima do que em Pequim, e venceu 25 de suas 35 jogos. Na prova combinada entre tiro e atletismo, ela se encaixou muito bem também, sendo a segunda melhor nesse quesito. A prata ficou com a lituana Laura Asadauskaite, com 5736 pontos e o bronze com a alemã Lena Schoneborn. Lena foi a campeã olímpica em Pequim, enquanto Laura foi apenas 15ª na China.

O Brasil foi representado por Yane Marques, nossa campeã pan-americana. Ela terminou na 21ª posição com 5368 pontos. Seu melhor desempenho, como de costume, foi na natação, em que marcou o 10º melhor tempo entre todas as competidoras. Sua pedra no sapato foi a esgrima, em que teve apenas 13 vitórias, poderia ter ido um pouco melhor. Porém, se mostrou muito bem adaptada as novas regras, sendo a nona melhor na prova combinada de tiro com corrida. E seu forte nunca foi a corrida...
Para ver as novas regras do pentatlo, clique AQUI.
Hipismo saltos
a França garantiu em Dublin (Irlanda) o título da Liga Meydan FEI Nations Cup, o mais prestigiado circuito de Copa das Nações. A Meydan FEI Nations Cup™ é uma Copa das Nações 5 estrelas com participação das 10 melhores equipes do mundo que pontuam a cada uma das oito etapas de acordo com sua classificação. Os americanos ficaram com a prata e a Alemanha com o bronze.
O time campeão foi formado por Mylord Carthago (Penelope Leprevost), Ideal de la Loge (Roger-Yves Bost), Lamm de Fetan (Timothee Anciaume), Kraque Boom (Kevin Staut).
Quadro de medalhas 2009 atualizado

Quadro de medalhas
Os mundiais contabilizados até o momento foram: Handebol masculino(1), ciclismo pista(10), ciclismo bmx(2), canoagem velocidade(12), vela(4), polo aquático(2), Natação (32), saltos ornamentais(8), nado sincronizado(2), maratonas aquáticas(2), vôlei(1), vôlei de praia(2), hóquei na grama(1), tênis de mesa(2), hipismo(3), Pentatlo Moderno(2)

Importante lembrar que apenas as provas olímpicas são contabilizadas. Por exemplo, o Brasil conquistou uma prata nos 50m peito e um bronze na prova de 5km das maratonas aquáticas, mas essas medalhas não são contabilizadas nesse quadro pois não fazem parte das olimpíadas. Outro exemplo, por exemplo na canoagem, em que as provas serão diferentes em Londres das que foram em Pequim, valeu as provas de 2012. Por isso, vamos contabilizar em novembro o mundial de boxe feminino, modalidade que entrará no programa em 2012.
EUA 18 13 10
China 11 4 8
Alemanha 10 5 6
França 6 8 5
Hungria 5 2 5
Itália 4 - 3
Austrália 3 8 8
Grã Bretanha 3 8 4
Brasil 3 2 2
Dinamarca 3 - 1
Bielorussia 3 - -
Rússia 2 8 5
Sérvia 2 2 -
Holanda 2 1 4
Nova Zelândia 2 1 2
Espanha 1 4 2
Suécia 1 2 -
Japão 1 1 1
Tunísia 1 1 -
Zimbabue 1 1 -
Argentina 1 - 1
México 1 - -
Azerbaijão 1 - -
Finlândia 1 - -
Uzbequistão 1 --
Canadá - 3 3
Polônia - 2 1
Lituania - 1 4
Cuba - 1 1
Croácia - 1 1
Ucrânia - 1 1
Suiça - 1 -
Malásia - 1 -
Rep Tcheca - - 2
África do sul - - 2
Eslováquia - - 1
Portugal - - 1
Áustria - - 1
Bélgica - - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário