Mundial adulto de 2009, Usain Bolt é o grande nome não só do atletismo, mas como de todo esporte mundial. Julio Cesar disputou o lançamento de dardo e ficou longe de uma classificação para a final.
Por que isso?
A Jamaica é um país muito menos desenvolvido que o nosso, mas que tem um belo programa de atletas velocistas, fazendo com que eles se deselvolvam e sejam grandes atletas. Claro que Bolt tem muito talento. é um em um milhão que aparece com o "dom" de correr. Uma excessão. Porém, todos os atletas velocistas da Jamaica,que fazem do país o líder atual do quadro de medalhas do mundial de atletismo, não são exceções. É fruto do trabalho.
Já o atletismo brasileiro não tem a mesma força. Claro que existe uma melhora, temos alguns atletas no topo, mas nada comparável com o que há na Jamaica. Julio tem um talento incrível e provou isso sendo campeão mundial em 2003. Porém, desde então, pouco melhorou e pela primeira vez, aos 23 anos, se classificou para um evento grande, disputando o mundial. Recordista brasileiro da prova, sendo o primeiro a lançar acima dos 80m, não chegou nem perto de sua melhor marca e não foi a final.
A diferença entre Jamaica e Brasil no atletismo...
Curioso, Guilherme, é q o Julio Cesar parece q piorou. Em 2003 lançou o dardo a 81m14 (com mesmo eixo gravitacional, mas peso um pouco menor) e hj fez 68m e pouco, aliás + de 12m menos q a marca no último sul-americano deste ano. Ele tb foi bronze no Mundial Jr de 2004 com lançamento bem melhor do de hj. E olha, q ele saiu do Paraná para treinar em melhores condições com a equipe BM&F em São Caetano.
ResponderExcluirEstou terminando um levantamento, mas já posso adiantar q a campanha brasileira em Berlin foi um fiasco com só 2 atletas entre os 8 até agora. No fds, temos alguma chance com a Maurren (medalha?) e Keila (entre as 8), maratona com Marilson (q não correu a distancia este ano ainda) e o revezamento 4x100m (desfalcado de 2 dopados) caso o time dos EUA seja realmente desclassificado (espera julgamento).
Muito pouco para um país q já tem grana pra fazer melhor. Foi o tempo q diziamos q nosso esporte olímpico era pobre, hj tem grana correndo sim (Lei Agnelo/Piva e incentiovs governamentais, fora patrocinios). Pelo menos oficialmente, não sabemos oq vai para os atletas no final das contas.
Abração e parabéns pelo seu empenho na cobertura olimpica.
Everton Domingues
Pois eu prefiro um programa de atletismo escolar como o da Jamaica do que os "programas" que existem por aqui em várias modalidades como tu falou algum tempo atrás.
ResponderExcluirPelo menos íamos sair cheios de orgulho de Berlim e c/ um saco de medalhas de ouro na bagagem.
BR
falando em esporte olímpico em gera, contando as 32 modalidades, eu prefiro muito mais o programa brasileiro que o jamaicano. o brasileiro tem pelo menos 10 esportes que briga por medalhas, ganhamos cerca de 15 medalhas na olimpíada.
ResponderExcluirapesar de não ser um programa exemplar, eu prefiro poder acompanhar 10, 12 modalidades do que ser que nem a Jamaica que é boa em 12 provas do atletismo e só..só em todas as 302 provas. prefiro torcer por todas as modalidades do que só em 12
abraços
Eu não disse isso, o que eu quis dizer é pq tb não se implanta, por exemplo, um porgrama escolar de atletismo por aqui ?
ResponderExcluirAssim como programas para outras modalidades.
P.S. Só no mundial de um esporte
a Jamaica ganhou o mesmo n°
de ouros que o Brasil ganhou
em DUAS OLIMPÍADAS seguidas.
Contra a matemática não há argumento !
BR