sábado, 4 de agosto de 2012

Não vou resumir o dia

Não vou resumir o dia. Todo mundo sabe o que aconteceu de bom e de ruim hoje.

Toda Olimpíada é assim. Passa a primeira semana de competição e todo mundo começa: Ah, brasileiro é amarelão. Ah o Brasil está atrás de Coreia do Norte e Cazaquistão no quadro de medalhas. Ah, os brasileiros amarelam. Ah, tudo é uma bosta.

Nem tudo é uma bosta.

Os torcedores que tem esperanças onde não precisa ter tanta. O Duda hoje, por exemplo. Passou em primeiro na eliminatória. Ótimo resultado, mas um salto de 8m11 não é lá essas coisas em termos de medalha. Foi lá e ficou em sétimo. Um bom resultado, mas era difícil de qualquer forma uma medalha.

Fabiana Murer errou.Errou feio hoje. Mas eu ouvi muito "Só acontece com brasileiro". E não é assim. Na Olimpíada, mais da metade das provas tem uma surpresa e tem um favorito eliminado cedo. Quando a Maurren foi ouro em 2008, no salto em distância, a favorita portuguesa, Naide Gomes, queimou os três saltos nas eliminatórias e ficou de fora da final.

Cielo era o favorito nos 50m e ficou com o bronze. Quantos favoritos ficam com o bronze? Muitos, muitos e muitos. O bicampeão olímpico Kenenisa Bekele, por exemplo, ficou em quarto hoje nos 10000m. Acontece.

E não é só com brasileiros.

Muita gente está decepcionados com o futebol feminino. O time brasileiro não é bom, fez um ciclo olímpico ruim e perdeu para as atuais campeãs do mundo. Quem está decepcionado? Elas fizeram exatamente o que se esperava. Ninguém decepcionou, ninguém amarelou, """Só"" jogaram mal.

No quadro de medalhas, a gente tem o Brasil com uma medalha de ouro. Para quem foi realista, estamos onde esperávamos estar. Por outro lado, a Austrália tem apenas uma medalha de ouro também. UMA. E a natação já acabou, e eles tem só UM OURO. Queria ficar no top-5 do quadro de medalhas e estão lá atrás...Lá atrás.

Outra coisa. Muita gente está triste com os resultados do Brasil no judô, que o Brasil perdeu algumas medalhas certas como Guilheiro e Thiago. E o Japão, que é o Japão, que era favorito a uns sete ou oito ouros levou só um. Só um ouro no judô. O judô masculino, aliás, não ganhou nenhum ouro.

Enfim, as coisas não acontecem só com o Brasil. E quem foi realista, os resultados estão dentro do previsto. É que tinha uns loucos pensando em três ouros no judô, ouro do Everton Lopes, do Diego Hypolito. As coisas não são assim.

Bom, é isso aí.

Ainda acredito em quatro ouros e 17 medalhas no total. Números que eu imaginei no início da Olimpíada.

Toda Olimpíada é assim. Temos surpresas e decepções.

Bom ou ruim, o Brasil está dentro do previsto

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

21 comentários:

  1. EXATAMENTE! Mania de querer culpar os atletas e colocá-los para baixo como se todos eles tivessem TUDO ao seu alcance. Lamentável essa postura do brasileiro. Não só do governo(que não faz uma política esportiva decente, digna) mas o próprio povo que não respeita os nossos atletas.
    Quando ganhamos é do Brasil.
    Quando perdemos é do respectivo atleta não do Brasil.
    E olhe que 2016 as Olimpíadas serão aqui.

    ResponderExcluir
  2. É impossível falar q Murer não amarelou. Amarelou e feio. Os outros (Duda, Cielo, Everton, etc) foram bem mas não tão bem quantos seus rivais. Hypólito veio de cirúrgia e não podíamos esperar muito dele. Foi mal e errou. Mas Murer amarelou, ficou aliviada de ter saído de lá, e botou a culpa no vento....Desculpa mas não posso defender essa atitude. Amarelou.

    ResponderExcluir
  3. Amigo eu concordo com tudo q vc falou, agora só nao entendo mais como o Brasil pode chegar a 17 medalhas , em q tanto? pelas minhas contas nao dá mais

    ResponderExcluir
  4. Eu até entendo a sua opinião GUILHERME!! E concordo em parte!! Agora olha o caso da natação. Nadadores como FRATUS, CERDEIRA e outros(CIELO E THIAGO) fizeram tempos muito bons(as vezes faltaram detalhes pra uma melhor colocação). Mas a maioria(absoluta) pioraram seus tempos em 1,2 ou até 3 segundos(isso é AMARELICE sim).Brasileiro é muito EMOTIVO, muito ANSIOSO,APAIXONADO , JOGA, LUTA com o CORAÇÂO, quando os grandes vencedores usam a RAZAO, CONCENTRAÇÃO, OBJETIVIDADE(veja o caso dos chineses, americanos, russos, parece que a medalha pra eles é uma MERA CIRCUNSTANCIA OU OBRIGAÇÃO)!!! Temos que melhorar(e muiiitoo)nosso PREPARO PSICOLOGICO e EMOCIONAL!!! São varias OLIMPIADAS assim e se voce for ver mais de 30% dos brasileiros sao ELIMINADOS no PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÂO!! Olha os casos: LUIZA(no tiro)ultima colocada, JULIANA VELOSO(antepenultima), ginastica feminina(ultima com notas PIFIAS) e outros mais. Voce ser ELIMINADO, fazendo o seu MELHOR TEMPO, ou PERFORMANCE(ou próximo do seu melhor) se chama sim LUTAR PRA CONQUISTAR, mas PIORAR DEMAIS seu TEMPO ou suas PERFORMAS, se chama sim AMARELAR!!! e infelizmente o BRASIL ainda é bem AMARELÃO pra figurar entre os 20 MELHORES DAS OLIMPIADAS!! ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um estudo que quase 80% dos atletas não atingem seu melhpr resultado na Olimpíada. E os outros 20% conseguem.
      O Brasil está na mesma média..

      Se vc parar para pensar. A ginastica todo mundo sabia que ia ficar em ultimo.A Juliana Veloso não salta bem há 3 anos...Não iam ir melhor do que foram. Elas foram mal porque estão mal e não porque amarelaram. As notas delas foram muito parecidas com as das ultimas competições...nao tem o que fazer...sao ruins perto do resto do mundo. Não amarelaram. Simplesmente não são boas o suficiente para atingir uma posição melhor.

      Mas enfim, cada um com sua opinião

      Abraços

      Excluir
  5. Concordo com quase tudo que você disse, mas quanto à Fabiana Murer ela amarelou sim, e muito. Podia até errar, o que é normal, fazer uma marca inferior à sua melhor devido à ansiedade. Não vou discutir a declaração dela porque no calor do momento se diz bobagens. Mas chegar no cl[imax da carreira, o momento para o qual se treinou a vida inteira, tantos sacrifícios foram feitos e simplesmente não tentar o último salto é merecedor de críticas, especialmente se tratando de uma atleta experiente com título mundial. Gabriele Andersen deve está com vergonha do que a Fabiana fez. O valor do atleta para a sociedade está no fato de ele ser um exemplo, e assim como as glórias os cobrem quando prosperam, merecem críticas quando falham, como ela falhou e sendo ela uma atleta da qual "se pode cobrar", pois não se enquadra no grupo de atletas que não têm apoio. Repito que ela poderia ficar em último lugar, sem problemas, mas perder como ela perdeu foi uma grande vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em parte, mas não acho a palavra certa ser amarelona...mas tudo bem..
      O que eu quis dizer é que todos os países tiveram na Olimpíada a sua fabiana Murer..aquela expectativa de medalha que foi por água abaixo.

      Não é só o Brasil

      Abraços

      Excluir
    2. Concordo com o Pitf... prá mim, até o momento, a Fabiana Murer foi a grande decepção do Brasil nesta Olimpíada. Não pelo resultado alcançado, mas pela forma como isso aconteceu.
      Quanto ao texto do Guilherme, concordo com praticamente tudo também. Acredito que o Brasil está dentro do esperado.

      Excluir
  6. entendo tudo que você falou e ate concordo, mas é muito importante lembrar que todos os países passam por crises no esporte e tem participações ruins aqui ou ali, mas o que mais me decepciona como telespectador e adorador dos esportes olímpicos é ver o brasil ir mal em varias edições seguidas acho que das ultimas três olimpíadas apenas em atenas fomos bem e nas demais decepções. espero que nesses dias que restam os brasileiros posam nos dar mais alegrias, pois ate aqui a balança esta favorável as decepções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Atenas fomos bem? Conquistamos só 10 medalhas. Fomos bem????
      Se voce acha que atenas fomos bem, em Londres vamos melhores.....

      Abraços

      Excluir
    2. não quis dizer isso so falei que em atenas conseguimos mais medalhas de ouro que em pequim quando chegamos melhores preparados
      espero ter esclarecido abraços

      Excluir
    3. gostaria de deixar claro também que não quero que você ou
      o dono deste blog percam a fé nos brasileiros pelo contrario eu também amo os esportes assim como vocês e sei bem das dificuldades encontradas pelos atletase so eu sei como me doi ter que postar criticas aos mesmos, mas penso ser necessário divulgar o como eu e todos os que acompanham esportes ficamos tristes com todas as derrotas sofridas pelo brasil em londres sim nem tudo é tristeza mais poderiamos ter ido bem melhores do que fomos, mas é bom se lembrar que as olimpiadas não acabaram e eu torço muito para que ate o fim das mesmas possa estar aqui comemorando resultados positivos sei que nem todos conseguiram nos da alegrias mais que os que ainda competem possam reverter o quadrconquistando mais medalhas e vitorias sorte atletas estamos todos com vocês
      abraços a todos e vamos continuar torcendo

      Excluir
  7. Acho q depois do velho Maslow...necessidades basicas...vem educacao, sinonimo de esporte...atletas culpados?.....retrato do nosso pais....

    ResponderExcluir
  8. Nossa, por favor, não pare de fazer seus resumos! Eu entro no Blog todos os dias, pois não há nenhum site ou outra fonte mais bem organizada que comente sobre todos os esportes em que o Brasil está participando e ainda dê pitacos preciosos sobre outros esportes em que houveram curiosidades. Aliás, basta ver a quantidade de pitacos nesse mesmo blog para ver quantos favoritos perderam ou nem chegaram as finais de seus esportes. Não isso não acontece só com o Brasil, e se levarmos em conta o quanto se é investido em esporte nesse país, a quantidade de "decepções" deveria ser ainda maior.
    Para mim o caso de Fabiana Murer, foi realmente uma atitude antidesportiva, poxa tente até o fim e dê o seu melhor, risco de se machucar, que eu saiba, há em todos os esportes. Mas o que é uma atitude realmente antidesportiva é Uniforme rasgado do ciclista remendado com alfinetes, a medalhista de ouro dar um depoimento dizendo que a sua vida e de sua família finalmente iria melhorar, que as coisas iriam mudar, entre tantas outras coisas!
    Vi vários comentários do povo dizendo, esses esportistas estão lá gastando nosso dinheiro e não fazem por merecer, pois eu contra argumento dizendo que o dinheiro do mensalão foi bem maior e tenho certeza que nenhum político "beneficiado" fez por merecer, entre tantos outros escândalos onde o povo é totalmente passivo e aceita esse tipo de coisa.
    Em fim, claro que eu torço com meu coração e quero que o Brasil ganhe todas as modalidades em primeiro, por mais que eu saiba que as chances disso em várias modalidades é bem difícil, ainda assim eu torço muito. Mas perder faz parte do esporte e o que eu realmente espero para os próximos anos é que não sejam os esportistas à trazer bons resultados e sim os investimentos e nosso governo que dê exemplo de espirito esportivo! Isso é um sonho? O que seria o sono sem os caprichos de um bom sonho?

    ResponderExcluir
  9. O COB deveria se preocupar menos com a quantidade de atletas (mais de 250)e levar os que realmente tem chances de disputar uma final (no caso dos esportes coletivos, até uma semi). Utilizando-se dos rankings internacionais das modalidades e nos resultados alcançados, considerando-se que nas olímpiadas de acordo com estudos, apenas 20 % dos atletas conseguem melhorar as suas performances, seria uma forma de levar uma delegação mais enxuta e com condições reais de finais e consequentemente de medalhas. Mais uma coisa: foco (investimento) nos atletas que disputam as olímpiadas escolares que com seus 14,15 e 16 anos ainda não chegaram ao auge, ou seja tem muito a evoluirem. A palavra é RENOVAÇÃO para fazer um bom papel no RIO 2016 e levar o Brasil ao top 10 e futuramente a ser uma potência olímpica (junto com EUA, CHINA E RÚSSIA).

    ResponderExcluir
  10. Meu gostei muito do blog e dos seus comentarios, acho perfeito sei tb que o brasil ta longe de ser uma potencia nas olimpiadas e que não se deve esperar muito dos atletas.
    Como acho que vc é sincero e ponderavel na suas opiniões (diferente da tv onde parece que a cada competição com brasileiro a chances reais de medalha), gostaria de saber sobre sua previsão de 4 ouros e 17 medalhas, vc poderia descriminar essas medalhas?Pra quem vai?

    ResponderExcluir
  11. Es curioso....Cuba con solo 110 deportistas individuales esta en un buen lugar en el medallero olimpico, creo que Brasil lleva demasiados deportistas a las Olimpiadas y Juegos Panamericanos. El asunto no es lucir una delegacion grande sino llevar calidad. De todos modos no han terminado las olimpiadas y mucha suerte a Brasil, esto aun no termina.

    ResponderExcluir
  12. Brasil nas Olimpíadas o que esta acontecendo ?

    Num país onde o esporte venerado é o futebol não podemos esperar outros resultados. Aqui no Brasil só se tem valor o atleta que ganha Mundiais, Copas do mundo e Olimpíadas os demais ficam restringidos ao anonimato recebendo salários pífios sem estrutura alguma pra que se melhore na respectiva atividade, além do mais temos uma torcida dita a melhor do mundo mas a mesma só sabe apreciar vitorias, quando derrotas aconteçam somem sem deixar vestígios.
    Vemos ao longo de quatro anos atletas aparecendo no cenário esportivo por ter ganho uma medalha em uma competição com expressão mundial, a partir dai por meio da mídia começa a se criar um falso esportista com capacidades estraodinário que realmente não se tem, ganhando assim fama e respectivamente muito dinheiro, deixando outros atletas com capacidades parelhas carentes de prestigio e investimentos que lhe são necessários para progredir.
    Também atitudes de toceadores delinquentes assuntam, a maior parte deles montam festas, se caracterizam se dizem orgulhar por ser brasileiro, mas todo esse incentivo acaba quando uma certa meta traçada por eles não é alcançada, substituem assim palavras agradáveis por termos medonhos de preconceito e discriminação colocando em risco a saúde psicológica e atuação futuras do atleta.
    Diante disso levo me a acredita que nosso país só se tornará uma potencia olímpica quando houve uma igualdade de investimentos e incentivos para todos os atletas sem levar-se em conta resultados,e que nós torcedores apreendamos a ver as dificuldades alheias , temos de nos conscientizar de que o esporte é igual a nossa vida nem sempre alcança-se o exito no momento esperado.


    Espero que algumas pessoas leiam e reflitam essa redação parem para pensar se pra alguns os resultados obtidos não são satisfatórios imagine o atleta que passa quanto anos treinando .

    Abraços ( Adoro o Blog )

    ResponderExcluir
  13. Bruno Botafoguense- ES5 de agosto de 2012 16:58

    Fala Guilherme , parabéns pelo seu BLOG, por favor comenta pelo menos as chances amanhã do esquiva falcão, são boas? o yamaguchi nem crio expectativa pois sempre perdemos para os cubanos..Aff..rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Yamaguchi Falcão realmente não deu sorte em pegar o cubano que é campeão mundial nessa fase que não dá medalhas. Quem sabe não dá uma zebra (ele ganha) e rumo ao ouro. Já o Esquiva Falcão talvez seja o que tem mais chances de beliscar uma medalha (que não vem desde Servílio de Oliveira a mais de 40 anos).

      Excluir
  14. Guilherme,

    Atualiza ai a sua previsão de medalhas. Você acha que chega a 17 , sendo que atualmente estamos com 7. De onde viriam as outras 10? Alem das possibilidades no volei de praia e quadra...

    Abs,

    ResponderExcluir