terça-feira, 26 de junho de 2012

Trofeu Brasil de atletismo

Começa amanhã o Trofeu Brasil de atletismo, última competição válida para os atletas brasileiros conseguirem índices olímpico.

Entre os que não fizeram o índice olímpico, as principais chances estão com Lucimara Silvestre, no heptatlo. Conversei com ela antes dela ir ao Ibero-americano e ela estava tranquila, sabendo que uma hora a marca viria. Na Venezuela, bateu  o recorde sul-americano e ficou muito perto do índice, apesar da gripe.

Além dela, acho que alguém mais vai conseguir índice nos 800m. Kleberson e Fabiano já tem o índice A e não devem querer forçar o ritmo da prova. Uns três ou quatro tem boas chances de fazer a marca para Olimpíada, mas terão de forçar o ritmo porque se deixar com Kleberson e Fabiano, eles vão correr para ganhar a prova e não fazer um grande tempo.

Claro que tem muita gente que está perto do índice, mas acho que só um nos 800m e a Lucimara vão conseguir. Mas, claro, é bom ficar de olho no decatlo, 400m com barreiras e 5000m masculino. No feminino, bom ficar de olho na Keila no salto em distância, que precisa fazer 6m75, marca que ela já se aproximou esse ano.

Outra definição irá acontecer nos revezamentos brasileiros. No 4x100m masculino e feminino, o ranking mundial ainda não foi fechado, então ainda não se sabe se serão cinco ou até seis atletas que o país poderá levar. Minha opinião é que, no masculino, irá Bruno,Sandro, Nilson, Alison e, como reserva, Carlos Pio. No feminino, acredito que irão Ana Claudia, Franciele, Wanda e Rosângela além de, Evelyn como reserva. Opinião minha.

O 4x400m feminino deve ir para Londres, mas o ranking ainda não foi fechado. Acho que Geisa Coutinho pode fazer índice olímpico, já correu 50s50 em uma abertura de revezamento e está correndo muito bem, inclusive na prova dos 200m, que não é sua especialidade. Acho que a equipe em Londres deve ser a mesma que quebrou o recorde sul-americano no ano passado, Geisa, Bárbara, Joelma e Jailma.

Uma boa briga será vista pelos 200m. Bruno Lins já está classificado, pelas excelentes marcas que fez ano passado. Sandro, Diego e Aldemir têm índice e brigam pelas duas outras vagas. Talvez a prova mais forte do Brasil no momento. Nos 100m, porém, nenhum atleta fez o índice olímpico e só devem ir a Londres pelo revezamento.

Será uma competição legal para vermos em que nível está nossas duas principais atletas, Maurren e Fabiana Murer. Maurren saltou 6m85 outro dia, se contundiu mas, segundo o Nelio, já está tudo bem com ela. Muita gente já saltou acima de sua marca nessa temporada, então seria bom que ela fizesse uma marca próxima dos 7m.

Mais importante ainda, será para Duda, na distância, e Jonathan, no triplo. Duda foi campeão mundial indoor, ficou um tempo sem saltar acima dos 8m, fez 8m11 outro dia e terá, no Trofeu Brasil, a chance de se aproximar dos 8m30. Já Jonathan, não encaixou nenhum grande salto depois dos 17m39 que lhe garantiu na Olimpíada, e a regularidade ainda lhe falta.

No disco, teremos Ronald e Andressa, que fizeram marcas muito boas no último mês, já estão garantidos em Londres. Ronald fez 65m, Andressa 64m, e será muito importante que eles provem que estão regulares nessas distâncias, para que possam brigar entre os oito ou seis primeiros em Londres.

Enfim, um Trofeu Brasil que promete ter bastante coisa boa...E claro, vamos ter aquele tradicional choro de quem não consegue a vaga. O que dá para entender, afinal, depois desse Trofeu, só daqui a quatro anos.

E é sempre bom termos surpresas. Nos GPs disputados aqui no Brasil, poucos esperava o índice da Laila no dardo e ele conseguiu. Então devem ter nomes aí que podem aparecer na lista final para Londres...

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Nao me lembro o nome daquele atleta do salto em altura que tem o indice B,acho que ele ira consegui o indice A

    ResponderExcluir