terça-feira, 5 de junho de 2012

Penúltimo pré olímpico

Acontece nessa semana o penúltimo pré olímpico com a participação brasileira entre todas as modalidades, a Copa do Mundo de Setubal de maratonas aquáticas, que dá vaga para os 13 primeiros colocados, já que há uma cota continental para africanos e asiáticos. Se tivermos atletas desses continentes a frente, os 15 primeiros levam vaga em Londres.

A delegação brasileira está quase completa, faltando apenas confirmar os classificados do tênis, em que o ranking será fechado na próxima segunda-feira,  os índices do atletismo, que podem ser feitos até o Trofeu Brasil, que termina dia primeiro de julho e uma possível classificação da equipe de tiro com arco.

Portanto, há somente duas competição que o Brasil precisa disputar para conquistar vagas diretas em Londres. Todas as outras modalidades já tiveram suas competições pré olímpicas. O último pré olímpico será na outra semana, a Copa do Mundo de tiro com arco, em que o Brasil vai como azarão atrás de uma das três vagas por equipes no masculino.

Como Poliana Okimoto já conquistou a vaga no feminino, com o sexto lugar no mundial de Shangai ano passado, o Brasil só participa da competição com os homens. Um experiente nesse tipo de prova, Alan do Carmo, 14º em Pequim e bronze no Pan de 2007, e outro que vai para sua primeira grande competição de águas abertas, o fundista de piscina Lucas Kaniesk.

Serão 62 nadadores atrás das vagas. Parada dura.

Até o momento, são  230 atletas oficialmente classificados. Outros oito do vôlei de praia só faltam ser confirmados com o término da classificação, daqui a algumas semanas, mas o Brasil terá quatro duplas. Além disso, o Brasil tem dois revezamentos classificados no atletismo, 4x100m masculino e feminino e um praticamente garantido, o 4x400m feminino. Por fim, tem Juliana e Andressa dos saltos ornamentais, que só falta serem anunciadas. Assim, o Brasil já tem 250 atletas classificados, já que o 4x100m masculino e feminino o Brasil poderá levar cinco atletas se seguir entre os primeiros do ranking e já tem dois garantidos em provas individuais femininas e dois em masculinas.

Mais uns três atletas devem conseguir índices no atletismo e acredito em uma vaga na maratona aquática e outras duas que estão quase certas no tênis, nas duplas. Assim, a delegação brasileira deve fechar em 256.


Deve ser isso, como o esperado, bem menor que os 277 de Pequim.

Mas quantidade não é qualidade....

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Concordo plenamente que quantidae não é qualidade! @rafa_olimpico

    ResponderExcluir
  2. E a Juliana Veloso e a Andressa Mendes, ficaram sem vaga nos saltos? Até hoje não vi a lista divulgada pela FINA, se é que foi divulgada... Seria muito interessante se a Andressa conseguisse essa vaga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado!!
      Vou arrumar o texto!! Boa

      Elas vão conseguir a vaga sim, sem dúvidas! É certo, só falta anunciar!

      Abraços!

      Excluir