terça-feira, 5 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Kyssia

Aos 29 anos, Kyssia Castaldo jamais tinha disputado uma grande competição internacional no skiff simples. Há 10 dias, esteve em uma etapa da Copa do Mundo, surpreendeu ao chegar a final B bem próximo da Final A e mudou seu objetivo de Londres: "Até aquela Copa do Mundo, meu foco era fazer final B, entre as 12 melhores.Mas eu vi que posso ir mais longe, quero a final A" comentou a atleta que saiu do Vasco e agora está no Flamengo.

Ela será uma das primeiras brasileiras a entrar em ação em Londres, já pela manhã do primeiro dia oficial de disputas. "Isso é triste, porque eu queria desfilar na Cerimonia mas acho que competindo no dia seguinte não vão deixar. É minha primeira Olimpíada, poxa".

São 28 atletas na prova dela e na primeira fase são divididas em cinco baterias, em que as quatro primeiras vão para as quartas-de-final. Quem não se classificar, ainda terá chance de repescagem para chegar as quartas, em que as atletas serão divididas em quatro baterias. Aí, as três primeiras de cada série vão para as semifinais e as três últimas vão para as disputas de finais C e D.

Na Copa do Mundo da Suíça, Kyssia bateu o recorde brasileiro da prova, com 7m33s02, ficando na quarta posição na semifinal, menos de 1s atrás da medalhista de bronze no mundial do ano passado, Emma Twigg. Na final B, ficou na terceira posição, fechando em nono lugar. "Fiquei muito feliz com o resultado" comentou ela, que ficou a frente de seis atletas que vai enfrentar em Londres.

Apesar do resultado, Kyssia sabe que tem que melhorar se quiser chegar ao seu objetivo: "Estou treinando muito minha saída e, claro, treinando para melhorar tecnicamente e fisicamente".

Ela passou por problemas no início do ano, mudou de clube, saindo do Vasco para o Flamengo. Mas ela garante que isso não foi problema: "Olha, no Vasco não me pagavam, no Flamengo me pagam. Então não me atrapalhou nada essa mudança, só ajudou" .

Kyssia está numa fase boa, consegue melhorar tranquilamente o resultado de Fabiana Beltrame de quatro anos atrás, quando ela venceu a final D, ficando em 19º no geral.  Fabiana foi 14ª em Atenas, quando foi a primeira mulher brasileira a disputar uma Olimpíada na modalidade, posição que Kyssia tem tudo para bater. Acho que ela fica entre as primeiras posições da Final C e a final B. Se chegar a final A, será um resultado espetacular.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

 Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário