quarta-feira, 20 de junho de 2012

Delegação brasileira(CORRIGIDO)

A equipe brasileira está quase fechando o número de atletas para Londres. Tirando o tiro com arco, que terá amanhã mais um dia do pré olímpico, são dois os esportes que podem aumentar a lista, o atletismo, em que os atletas podem conquistar índices até o dia primeiro de julho, e o tênis que terá no dia 21 a lista final dos qualificados.

No momento, o Brasil está com 242 vagas oficialiazadas. Outros três revezamentos brasileiros estão quase classificados no atletismo, o que aumenta o número brasileiro para 251 atletas. Acredito ainda em  dois ou três índices até o fechamento da data limite do atletismo, e que o tênis classifique dois atletas na dupla masculina, o que deve fazer com que o Brasil feche com 256 atletas a delegação para Londres.

Como comento por aqui há quase dois anos, a delegação realmente será bem menor do que a que foi a Pequim há quatro anos atrás e isso tem alguns porquês. O primeiro foi o aumento da dificuldade de conquistar os índices no atletismo, que foram deixados mais complicados pela Confederação Brasileira. Há quatro anos, foram 45 atletas, agora estão 22 oficialmente classificados, 31 se somarmos os revezamentos.
Outro motivo foi a não classificação do handebol masculino, composto por 14 atletas, e da ginástica ritmica, seis atletas. Nem a vaga do basquete masculina, que não vinha há 16 anos, ajudou com que esse número aumentasse.

A vaga do tiro com arco, conquistada em abril, foi oficializada para Daniel Xavier, quinto no Pan e 44º no mundial do ano passado, mas não foi ele que conquistou a vaga pelo pré olímpico das Américas, e sim Bernardo Oliveira.Aequipe brasileira ainda tem chances de vaga olímpica, ficou em 13º e enfrenta a Mongólia, quarta colocada, nas oitavas-de-final. Apenas três equipes vão a Londres, então a vaga está complicada. Menos difícil, mas ainda improvável, a chance de Sarah Nikitin, que ficou em oitavo entre as arqueiras não classificadas para Londres e são quatro as vagas para Londres. O mata-mata acontece amanhã.

Em fevereiro, escrevi um post aqui dizendo que a delegação devia fechar em 250 atletas. Temos 242 100% oficializadas, mais nove dos revezamentos do atletismo que estão muito perto de vir e, por fim, acho que mais três atletas devem conquistar índices no atletismo. Acho que mais um atleta nos 800m rasos, Lucimara no heptatlo e algum atleta no decatlo vão fazer as marcas para Olimpiada.

Com 256 atletas, a delegação será a segunda maior da história, perdendo para os 277 de Pequim, mas maiores que os 225 de Sydney e 204 de Atenas.

O Brasil vai tomando cara e eu tenho objetivo de entrevistar todos os atletas em provas individuais e uma boa parte dos coletivos aqui para o blog. Até o momento, já foram 73 atletas entrevistados aqui para o blog. Outros vinte, os textos já estão prontos mas ainda não os publiquei. Ainda tenho trabalho pela frente.
Mas confio que vou chegar a 200 atletas entrevistados.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Guilherme, os brasileiros ainda têm chance de classificação no Tiro com Arco. As disputas de hoje foram válidas pela Copa do Mundo. Nossa seleção ainda pode se classificar amanhã no torneio Pré-olímpico, assim como Sarah Nikitin, que foi a oitava melhor entre as não classificadas. Abraços, Herberth.

    ResponderExcluir