quarta-feira, 20 de junho de 2012

Passaporte carimbado vôlei feminino

"Os Estados Unidos são um parâmetro para o mundo inteiro. Hoje, eles são disparado o melhor time do mundo" disse o técnico Zé Roberto na coletiva no último domingo, em São Bernardo, após a derrota por 3 a 1 para as norte-americanas.

A seleção feminina de vôlei, atual campeã olímpica, não teve renovação no último ciclo olímpico. Praticamente todas as jogadoras vieram do ouro de Pequim,a melhor jogadora que ""surgiu"" nos últimos anos foi a Natália, que tem um dos ataques mais potentes do mundo, mas está machucada, se recuperando de lesão há meses. É dúvida para a Olimpíada, mas Zé Roberto conta com ela para Londres, mesmo não estando 100%.

Alias o 100% fisicamente tem sido uma meta quase inalcançável para a seleção feminina e Mari coloca isso como uma das justificativas para a fase não tão boa do time: " A gente não está com o time completo, a Garay está machucada, Natalia também, Paula também, eu estou com problema no dedo e joelho, ainda não pegamos o time inteiro entrosado".

Até o momento, no Gran Prix, a seleção venceu cinco jogos, quatro deles no tie breake, e perdeu uma partida. Deve conseguir, sem maiores problemas, a vaga para as finais, que reune as seis melhores equipes. Se o Brasil está em fase de arrumar as coisas, ver onde errou e acertou, as outras seleções também. As americanas jogaram com o time titular nas duas primeiras semanas do Gran Prix mas agora vão com o time misto para os próximos jogos. A Itália não veio completa para o Brasil e, ainda assim, quase ganhou o jogo da nossa seleção, que também sente falta de algumas jogadoras.

O grande destaque do time está sendo o meio-de-rede, com Thaisa, Fabizona, que não foi tão bem contra os EUA e Adenízia, que sempe entra para animar as jogadoras. A primeira vem sendo a melhor jogadora do time nesse ano: "Eu ir bem individualmente não adianta, quem ganha é a equipe. Não vale nada eu fazer 80 pontos e o time perder" comentou a jogadora após a partida do último domingo. " Pecamos muito na parte ofensiva, a gente precisa ter mais paciência, não rifar a bola. Em compensação, nosso bloqueio e defesa funcionaram bem".

Se o meio-de-rede é destaque, as ponteiras e opostas ainda deixam a desejar. Se a Natalia realmente voltar, como se espera, é bem provável que duas das jogadoras com mais história na seleção, Paula e Mari, briguem pela última vaga em Londres. As duas não estão jogando bem, mas Paula tem uma pequena vantagem por ter um passe quase perfeito enquanto Mari tem muitas dificuldades nesse quesito, sendo testada até mesmo em outra posição para fugir dessa função.
Zé Roberto não deixaria de fora do time Sheila nem Jaqueline nem Fernanda Garay. Com a Natália voltando, sobraria apenas uma vaga, ou para Mari ou para Paula Pequeno.

E se as pontas e opostas não estão tão bem, não é só culpa delas. É claro que elas tem obrigação de virar as bolas, mas as vezes o levantamento não sai lá essas coisas...E esse, na minha opinião, é o pior fundamento da equipe. Acho que nem o próprio Zé Roberto sabe ao certo quem vai levar. Dani Lins, Fabiola e Fernandinha. Três nomes, duas vagas, mas nenhuma com lugar cativo. "Cada jogo a gente está vendo o que tem para arrumar, não acho que seja preocupante a derrota.Pegamos os EUA, time dificil" comentou Fernandinha, que ainda não parece ter a confiança total das atacantes. 

As vezes o levantamento não sai bom porque o passe sai errado. Jaqueline tem falhado bastante nesse quesito e a Mari, quando o saque vai nela, também. As líberos em Londres devem ser mesmo a Fabi e a Camila Brait. Zé Roberto testou no último jogo utilizar Fabi para o passe, recepcionando o saque e Camila Brait na defesa, quando o Brasil estava no serviço "Tinha testado isso no time que eu treino na Turquia e trouxe para seleção, não sei se vou usar na Olimpíada, mas é uma opção" diz o técnico.

A maioria das jogadoras e o próprio técnico disseram que a seleção está evoluindo cada vez mais. " Cada fase, cada jogo estamos evoluindo, vejo essa fase muito positiva. Brasil foi bem pior que os EUA, mas foi o melhor jogo do Brasil na competição.Eu estou crescendo, cada fase estou melhor, estou me entrosando com as meninas" garante Brait.

Evolução foi a palavra mais utilizada pelas jogadoras após o jogo de domingo. Foi unanimidade dizer que o time evoluiu mas que precisa evoluir mais. "Acho que tirando o segundo set, o jogo foi disputado. Perdemos para uma grande equipe, mas nosso time evoluiu" disse Scheila. 

 Não pode se negar que a seleção evoluiu, mas não tanto quanto se esperava. Muitos erros ainda foram vistos, em todos os fundamentos. Passe, levantamento, ataque e saque. A defesa e o bloqueio estão melhores, tanto que conseguiram, de uma certa forma, parar o potente ataque americano " Seguramos as atacantes americanas, principalmente as centrais. Pecamos muito no passe, a bola vai para cima e aí não tem muito o que fazer" disse o técnico.

A tendência é, claro, o Brasil evoluir. Mas essa tendência vale para todas as outras seleções também. Os EUA tem um time acima dos outros. Num "segundo escalão" estão Brasil,Itália, Rússia e China. Um pouco mais abaixo, Servia e Turquia.

Fabi relembra de como foi o caminho para a Olimpíada de Pequim para acreditar no bicampeonato olímpico: " No Gran Prix de 2008, a fase final chegou e muita gente falava em China e Cuba. O Brasil jogou muito bem, foi campeão e se acertou para os Jogos Olímpicos. Se você lembrar, não tínhamos ido bem na primeira fase. Tomara que seja igual para Londres. A gente sabe que pode evoluir".

O grupo do Brasil em Londres é composto por EUA,China,Servia,Turquia e Coreia do Sul. A Coreia é o time mais fraco. Turquia e Servia são boas equipes mas se o Brasil quiser brigar por uma medalha é mais que obrigação vencê-las. Ficar em primeiro ou segundo seria essencial para o sonho de uma semifinal. Nas quartas,  as equipes cruzam com as seleções do outro grupo, formado por Grã Bretanha, Japão, Itália, Rússia, Argélia e República Dominicana. Tirando Rússia e Itália, nenhuma seleção assusta."Não podemos falar quem é favorito. Servia, Turquia, China, EUA...A gente está bem, tem que melhorar? Sim, mas estamos no caminho certo, Olimpíada é diferente" comentou Thaissa.

A verdade é que o Brasil não entra como favorito na Olimpíada, entra no bolo de seleções que vai tentar tirar o ouro das americanas. Acho que um jogo chave será na primeira fase contra a China, em que, NA TEORIA, irá se decidir a segunda vaga do grupo e quem irá fugir de Rússia e Itália.
No papel, a seleção do Brasil é muito boa. Paula Pequeno foi a melhor da Olimpíada de 2008, Fabi foi eleita várias vezes a melhor em sua posição, Sheila e Mari já foram MVP de Gran Prix, Fernanda Garay teve o melhor passe do Gran Prix do ano passado, Jaqueline foi a melhor atacante de 2010, Fabizona teve o melhor bloqueio do Gran Prix de 2009...Enfim, grandes nomes que ainda precisam provar que, no conjunto, tem a mesma força.

Acho que a seleção brasileira será essa: Fabi e Brait(Líberos), Fabiola e Fernandinha(levantadoras), Fabizona, Thaissa e Adenísia(Meio-de-rede) Paula Pequeno,Jaqueline, Garay, Scheila e Natália(Caso não se recupere, iria Mari).

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

5 comentários:

  1. Parabéns Guilherme, foi o melhor passaporte carimbado! As minhas considerações sobre alguns temas: Não acho o levantamento o pior fundamento do Brasil e sim o passe. Não dá para entender como a Fabi ainda é titular sendo que Camila é melhor do que ela tanto no passe como na defesa... sendo assim acho que é "queimar" uma vaga levando duas líberos sendo que a segunda é muito melhor que a primeira! Jaqueline sinceramente não dá para entender, está é a sua grande chance, fez uma excelente superliga, com bom passe, um excelente fundo de quadra e atacando muito, mas infelizmente na seleção apresenta os mesmos problemas dos anos anteriores: um passe MEDIANO (sua principal função), um saque que não faz efeito algum na recepção adversária(na verdade não existe saque bom na seleção, existem os menos piores) e um PÉSSIMO ataque. Acho que para uma boa campanha do Brasil é fundamental uma boa atuação da Jaque, já que as outras passadoras conseguem ser piores. Assim sendo, acho muito importante a presença da Sassá para corrigir o passe quando este começar a não sair, mas ao que tudo indica Sassá, infelizmente, ficará de fora. As pontas acho que serão Jaque, Garay, Paula e Natália, e Sheila e Mari de opostas...
    Apesar da derrota contra os EUA no domingo acho que o jogo mostrou que existe sim uma boa possibilidade do Brasil super as americanas em Londres. Mesmo capengando nossa seleção em vários momentos da partida fez um jogo disputado, o bloqueio vem muito bem(esse que foi o principal fator para a ótima campanha em Pequim)e tende a melhorar, a defesa está muito boa, elas conseguiram salvar bolas muito difíceis... Acho que se elas corrigirem o passe e sacarem mais (até porque esse saque do Brasil é um presente para os adversários) são grandes as chances do bi-olímpico. A minha seleção seria: Brait, Fernandinha e Fabíola, Paula, Garay, Jaque e Sassá, Fabiana, Adenízia e Taíssa, Sheila e Mari.
    Desculpa pelo longo texto...rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar muito das meninas acho que elas não tem chances de conseguir o Bi Já que Além de Estados Unidos a China vem fazendo jogos Incríveis e as chinesas estão no Grupo do Brasil e se tudo ocorrer como previsto elas ocuparão a segunda colação do Grupo dificultando ainda mas a vida das brasileiras.. Uma pena mas é realidade .
    Em relação ao grupo acho que a Jaqueline ta muito inconsistente e não merece essa vaga..
    As levantadoras brasileiras prefiro a Fabiola e a Dani Lins, porém essa ultima vem mostrando partidas horríveis e se não melhorar a Fenanda fica com a vaga ...

    A naty é otima mas acho que nao vale a pena levar ela pois se for estara recuperada ha pouco tempo e corre o risco de algo acontecer ..

    Desculpa se meu comentario pareceu meio pessimista, mas essa é a visão que vejo do atual volei brasileiro .

    ResponderExcluir
  3. Pô Guilherme, ta fazendo falta naquele programa da record heim, hj tinha um cara dizendo que o Cielo é favorito ao ouro nos 100 l.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Guilherme.

    Concordo muito com sua análise, mas ainda gostaria de aguardar o desenrolar da fase final do Grand Prix para falar sobre as chances do Brasil.

    Com relação à convocação, acho q existe uma boa chance do Zé Roberto levar apenas uma líbero (no caso, a Fabi) o que permitiria que ele levasse Mari, Natália e Paula. Acho até q é por causa disso q ele vem testando a Mari como oposta. Mas o rendimento dela não tem sido dos melhores, é verdade. Pra mim, a principal dúvida está nas levantadoras, mas, no momento, diria que e a Dani vai sobrar.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Acho que Ze vai levar somente uma libero pra poder levar uma reserva da Sheilla (oposta)que no caso seria Tandara e acho muitoo dificil do Ze levar Mari no caso da nathalia nao estar recuperada acho que ele,leva a Sasa.

    ResponderExcluir