sexta-feira, 2 de março de 2012

Futebol feminino


A seleção de futebol feminino terá uma preparação para a Olimpíada melhor que a teve para o último mundial, mas ainda assim não é das melhores.

A seleção vem sendo convocada uma vez por mês desde o início do ano para treinos no Rio de Janeiro e alguns amistosos contra equipes masculinas. Porém, as principais atletas do Brasil, que atuam no exterior não estão sendo chamadas.

Com o fim da Liga Nacional Americana, as brasileiras estão tentando a sorte na Europa. Marta está de volta a Suécia, onde brilhou até a Olimpíada de Pequim, Rosana está num dos melhores times do mundo, o Lyon, Cristiane na Rússia. Elas não estão treinando com a seleção, mas estão jogando contra as melhores do mundo.

Eu disse que a preparação está melhor que para o último mundial pois em 2011 o Brasil jogou apenas duas vezes no primeiro semestre, contra o fraco Chile e contra o Combinado de Pernambuco. Agora, antes da Olimpíada são cinco jogos marcados. Contra o Canadá, um mini-campeonato contra as duas finalistas do mundial do ano passado, EUA e Japão e, por fim, jogos contra França, surpresa de 2011, e Portugal, seleção ainda emergente.

Porém, novamente o Brasil ficou de fora do mundialito de seleções, a Algave Cup, e eu infelizmente não sei o porquê.EUA, Japão,Suécia,Alemanha,China, Islândia,Portugal, País de Gales,Dinamarca e Irlanda. A competição teve início no último dia 29.

Como já disse aqui alguamas vezes, tenho a opinião que o Brasil sem Marta é um time absolutamente normal. Poder perder ou ganhar de qualquer time, mas joga feio. Com Marta, tudo pode acontecer. É um gênio que pode mudar qualquer partida.

EUA,Japão,França, Suécia e Brasil são as cinco seleções mais fortes da competição olímpica. Num patamar um pouco mais baixo, mas ainda forte, estão Coreia do Norte e Canadá e Grã Bretanha. Austrália,que ainda não está classificada mas deve levar a vaga da Oceania, pode surpreender. As africanas não devem incomodar tanto, assim como a Colombia que, apesar da evolução, não está num patamar próximo a das principais seleções.

O regulamento olímpico divide as 12 seleções em três grupos de quatro e as duas primeiras e as melhores terceiras colocadas passam às quartas.Dia 24 acontece o sorteio.

Lembrando que a Alemanha ficou de fora da competição porque não ficou entre as duas melhores seleções europeias na Copa do Mundo. Elas perderam nas quartas-de-final,em casa, para as japonesas, num estádio lotado na prorrogação enquanto França e Suécia foram às semifinais.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário