sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mundial de levantamento de peso

O levantamento de peso do Brasil vive uma fase espetacular. Não porque os resultados de muitos atletas estejam bons, mas sim porque no Pan de Guadalajara Fernando Saraiva conquistou a medalha de ouro, a primeira da história do país nesse evento. Isso trouxe atenção para uma modalidade que não tem a mínima divulgação por aqui mas que entrega 15 medalhas de ouro na Olimpíada.

A partir de amanhã, dia 5, começa o Mundial da modalidade e o Brasil levou 10 atletas para a competição que acontece em Paris. O evento faz parte do ranking que classifica para Londres, que soma os resultados dos mundiais do ano passado e deste ano e leva a um país um determinado número de vagas. Como o Brasil não teve muitos representantes no mundial do ano passado, creio que dificilmente o país conseguirá uma vaga pelo ranking mundial. A segunda chance é por um pré olímpico continental, em maio do ano que vem.

Na soma dos mundiais de 2010 e 2011, os 24 primeiros países levam vaga, os primeiros mais atletas e os demais menos, no masculino e os 21 primeiros no feminino. O Brasil se encontra longe, em 45º no masculino e 31º no feminino.

Fernando Saraiva fez uma marca no Pan, um total de 421kg, o que lhe daria um lugar entre os oito primeiros no mundial do ano passado. Fernando teve um ano longo, ficou nos EUA, foi suspenso por doping, ficou um tempo no Chile, então acho que não vai repetir essa marca no mundial, já que todo trabalho foi feito para o Pan. Se repetir, obviamente não briga por medalhas, mas consegue um resultado histórico.

Outro atleta que fez um bom Pan foi Welisson, que ficou a um quilo do bronze na categoria até 77kg. Ele, que esteve na última Olimpíada, dificilmente disputará Londres. Isso porque o pré olímpico continental só dá uma vaga olímpica por país, então para Welisson participar o Brasil precisa ganhar uma vaga pelo mundial, já que NA TEORIA uma vaga olímpica ganha no pré olímpico continental iria para Fernando Saraiva.
Porém, também existe a vaga olímpica individual, conquistada sem o ranking por países, mas é mais difícil de acontecer.

Mas isso tudo é só teoria. A prática veremos no mundial que começa amanhã. São dez atletas do Brasil. Além de Fernando e Welisson, o Brasil vai com Rafael Machado, Bruno Brandão e Douglas Costa, no masculino, e Liliane, Jaqueline, Rosane,Aline E Mayara.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Guilherme, pelo que consta no site da Confederacao sao 9 atletas. Voce tambem relacionou nove.

    ResponderExcluir