quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Coluna Cesar Castro


Caros amigos,

Acabo de chegar de Guadalajara, onde tive a felicidade de saltar bem e ainda voltar para casa com a medalha de bronze.

Hoje eu quero falar de 3 coisas que acho relevante ressaltar.

A primeira é em relação à transmissão da Rede Record e do portal Terra. Eles transmitiram pela primeira vez a competição na íntegra, e isso foi bastante positivo, pois o pessoal pode acompanhar melhor como funciona a prova. Lembrando que em 2007, no Brasil, só foi possivel acompanhar os flashes dos atletas brasileiros em algumas provas, o que na minha opinião dificulta o entendimento de quem está assistindo. Ponto para a Record e para o Terra!

A segunda é em relação à minha prova no Pan. No final da minha preparação, devido a uma inflamação no joelho, o nosso planejamento não foi 100% executado. Isso acabou influenciando nossa tática a ser usada no Pan. Eu e o Roberto (meu técnico) optamos por realizar uma série de saltos com um grau de dificuldade um pouco menor, porém com a responsabilidade de saber que somente uma média de pontuação alta em cada salto nos levaria a estar entre os medalhistas. Nós fizemos a nossa parte e alcançamos uma pontuação de 462, que foi apenas 4 pts abaixo que no mundial de Roma (2009), no qual fiquei em 5 lugar; e, no mundial de Shangai (2011), essa pontuação seria equivalente ao 7 lugar. Sabemos onde estamos em relação ao mundo e onde queremos chegar, agora é treinar, descansar e ser inteligente para que em 2012 eu possa demonstrar na piscina todo o trabalho que nossa equipe do Time Rio vem realizando.

A terceira e última que quero falar é sobre a possibilidade de meu terceiro lugar no Pan ter dado o direito à vaga olímpica para o Brasil. A regra dizia que o campeão Pan Americano teria a vaga garantida, porém os 2 mexicanos que ficaram na minha frente já haviam conseguido em Shangai as 2 vagas às quais o México tem direito. É claro que se a vaga for concedida, o benefício de poder treinar com mais tempo visando a Olimpíada e não o pré-olímpico é um fator que pesa muito, mas como isso é uma decisão política e por enquanto tudo não passa de especulações, penso que o melhor a se fazer agora é me preparar com o foco total para fevereiro, quando acontece o pré-olimpico.

Quero agradecer a todos que torceram e acompanharam nossas provas no Pan, aos voluntários mexicanos pela simpatia e boa vontade, ao COB pela estrutura que nos proporcionaram na vila e em especial ao Mackenzie, Time Rio e Correios que estão comigo para o que der e vier!

Aquele abraço,

César Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário