quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Canadá no Pan


Ontem falei da delegação americana que vai ao Pan e hoje eu vou falar da delegação canadense.

Primeiro vamos falar da importância canadense para o mundo. Na Olimpíada de Pequim foram três ouros,nove pratas e seis bronzes, um total de 18 medalhas. Em Atenas, 3 ouros, 6 pratas e 3 bronzes. Na China, Canadá foi melhor que o Brasil, na Grécia, Brasil foi melhor. No quadro se a Olimpíada fosse em 2011, que leva em conta os resultados dos mundiais desse ano, são três ouros, oito pratas e três bronzes.

Mesmo calculo de ontem com os EUA. São 31 esportes olímpicos e os canadenses vão ao Pan com seus principais atletas em 22, ou seja mais de dois terços. Mas, ao contrário dos EUA, os canadenses levam seus principais medalhistas em Olimpíadas.

O cavaleiro Eric Lamaze e a lutadora Carol Huynh, campeões olímpicos em Pequim estarão no Pan de Guadalajara. Entretanto, nenhum dos nove remadores da embarcação do oito com que foi campeão estará no Pan.
Ainda na luta olímpica, os canadenses vão com o melhor time, que conta também com a medalhista olímpica e mundial Tanya Werbeck. No hipismo, a equipe canadense tem três dos quatro vice-campeões olímpicos por equipes em Pequim.

Outros esportes que costumam medalhar para o Canadá em Olimpíadas são os saltos ornamentais e o trampolim acrobático também vão aos Jogos Pan-Americanos com força total, com os medalhistas olímpicos Alexandre Despatie e Emilie Heymans nos saltos e Karen Cockburn no trampolim. No taekwondo, outro esporte em que o país é forte, time completo com medalhistas em mundiais. O medalhista olímpico do triatlo Simon Whitfield também garantiu presença no Pan.

Confesso que não encontrei a equipe de canoagem do Canadá que vai ao Pan, mas acredito que vá com o time A, já que é uma competição pré olímpica. Portanto, dos 10 esportes olímpicos que medalharam em Pequim, apenas o remo, a natação e o atletismo não vão com os principais nomes.

Aliás, a equipe de natação e atletismo dos canadenses é realmente bem ruim, acredito que nem time B seja. E o time B do Canadá nesses esportes sequer pode ser comparado com um time B norte-americano. No atletismo, os únicos nome de relevância são o vice campeão mundial em Daegu, Dylan Armstrong, do arremesso de peso e a duas vezes finalista olímpica dos 110m com barreiras, Angela Whyte. O tênis e a natação vão com atletas de pouca expressão.

Outros times bons canadenses vão ao Pan. No futebol, equipe quase completa, inclusive com Sinclair, uma das melhores do mundo na atualidade. No boxe, os principais atletas vão ao Pan, inclusive a campeã mundial Mary Spencer. No hipismo adestramento e CCE, time completo também, assim como na ginástica ritmica, ambos muito competitivos. No nado sincronizado, a equipe que foi bronze no mundial de Shangai está completa em Guadalajara. No ciclismo Mountain Bike, a atual campeã mundial e do Pan, Catharine Pendral estará no México.

Nos coletivos, o time de polo feminino é muito forte e briga com os EUA pelo ouro. O masculino também vai completo,mas com menos chances. No hóquei na grama, todos atletas presentes mas efeito contrário, time masculino briga, time feminino um pouco abaixo. No handebol, time é bem ruim, mas vão com seus melhores jogadores.

Esportes de menos tradição como badminton,pentatlo moderno,judô,vela, tênis de mesa,tiro com arco,levantamento de peso e tiro vão com equipe completa mas não deve incomodar muito.

Vale lembrar ainda o quão bom o Canadá é nos esportes não olímpicos. Esqui aquático, squash e raquetebol o time conta com campeões mundiais, que vão dar muitos ouros ao país. No último Pan, o Canadá foi o campeão dos esportes não olímpicos.

Por fim, o Canadá vai com força máxima em quase 70% dos esportes olímpicos. Acredito que não fará frente ao Brasil na briga pela terceira posição, deve conquistar cerca de 30, 35 ouros.

Mais uma vez, os números estão aí. Cada um interprete da maneira que preferir

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Guilherme, por favor, eu imploro. Você que talvez tenha condição de comentar naquele lixo de blog do Juca Kfouri poderia dar alguma opinião aqui:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2011/09/a-verdade-do-pan-2/

    O texto é tão cheio de ignorância travestida de inteligência, e tão manipulado, que até me deu enjoo.

    É inacreditável como tantos podem acreditar em tamanha mentira.

    ResponderExcluir
  2. acho que devias esccrever algo sobre a imprensa ultrapssada que nosso país tem. onde interesse pessoais equivalem mais que nosso sucesso esportivo

    ResponderExcluir