sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mundial de esgrima


O Mundial de esgrima está chegando, começa no próximo dia 8, e o Brasil vai para o evento com equipe completa, quatro atletas em cada arma, totalizando 24 esportistas. A competição é importantíssima pois vale muitos pontos para o ranking mundial, que é classificatório para a Olimpíada.

A equipe do florete masculino é a única que tem chances de levar um time inteiro para a Olimpíada, algo que não acontece há tempos. Atualmente, a seleção está em 16º no ranking. Para se classificar para a Olimpíada precisa, no próximo mês de maio:
- Estar entre os 16 primeiros
- Estar a frente do Canadá(No momento Canadá está em 17º três pontos atrás do Brasil
- Os EUA estarem entre os quatro primeiros, dessa forma abrindo uma nova vaga para as Américas, que seria disputada entre Canadá e Brasil.O primeiro do ranking entre esses dois países, desde que esteja entre os 16 melhores, estará em Londres(No momento,EUA está 6º, 57 pontos atrás do quarto colocado.

O Mundial dá muitos pontos no ranking, então além de torcer para o Brasil conquistar um bom resultado- Vai com Guilherme Toldo, Fernando Scavazin, Heitor Shimbo e João Souza- precisa ficar a frente do Canadá e torcer para os americanos irem muito bem.

No individual, Renzo Agresta, do sabre, é a principal esperança brasileira de bom resultado no mundial. Atualmente, está em 29º no ranking mundial, melhor posição de sua vida. A equipe de sabre está boa, mas não deve brigar por uma posição boa.
No feminino, a equipe de florete foi bronze no Pan da modalidade esse ano e pode conseguir alguma vitória na chave.

O legal do mundial de esgrima, no individual, é que os atletas não disputam um jogo e se despedem da competição. Existe uma primeira fase de grupos, que vocÊ faz entre cinco e oito disputas e aí os melhores vão aos playoffs, muitas vezes na fase de 128 ainda. Então os esgrimistas tem várias oportunidades de jogar, não só uma vez e cair fora, como em tantas modalidades.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário: