Correria. Assim será o mês de outubro para ginástica artística brasileira, que já está no Japão para a disputa do Mundial, a partir do dia 7, e já no dia 24 disputa os Jogos Pan-Americanos em Guadalajara. Os atletas que não chegarem às finais no Japão pegarão avião para o México antes do restante da equipe.
No mundial, as equipes brasileiras tem objetivos claros. O time feminino quer se livrar já agora e ficar entre os oito primeiras equipes no mundial, se classificando para Londres. O time masculino não tem muitas chances de ficar entre os oito, então a princípio, no Japão, chances reais de ficar entre os 16 e disputar o pré olímpico repescagem, em 2012.
O Brasil, no feminino, deve brigar entre a oitava e décima segunda colocações no feminino, com Japão,França,Ucrânia e Holanda. Jade e Daniele estão bem, tem tudo para chegarem a final do individual geral. Daiane está bem no solo e pode ter outra nota boa para ajudar a equipe. Adrian está muito bem, pode dar boas notas. Priscilla e Bruna devem completar a equipe.
No masculino, um grande desfalque, Victor Rosa, talvez o melhor brasileiro do individual geral. Sem ele, mas com ótimos atletas,numa mescla de experiência de Mosiah e Diego, juventude de Sergio e Arthur, além das novidades de Péricles, Petrix e Chico. Com certeza, o time tem totais condições de ficar entre os 16, mas entre os oito acho muito complicado.Ano passado, sem Diego e Arthur, time ficou em 19º
A chance da inédita classificação brasileira por equipes deve vir no pré olímpico repescagem, espero já com Victor Rosa.
Nesse mundial, o Brasil ainda tem totais chances de várias finais. Primeiro, no individual geral feminino com Jade e Danielle.Ainda no feminino, Jade no salto e até na trave e Daiane no solo brigam por finais. No masculino, Diego Hypolito, que tirou 15,9 duas vezes na última etapa da Copa do Mundo de Ghent, é um dos favoritos ao título no solo.No salto, ele e Sergio tem chances de finais. Arthur está muito bem nas argolas, se repetir com 15,600 do Universíade, fica entre os oito e até entre os cinco.
Porém, o Brasil ainda tem buracos. No feminino, nenhuma atleta tem uma grande apresentação nas assimétricas, Danielle é a melhor, Daiane e Jade são regulares, mas nenhuma nota de partida muito alta e, por consequência, nenhuma nota tão alta. No masculino, se o solo e o salto são muito bons, as argolas estão crescendo, na barra fixa e no cavalo Mosiah é o único que tem uma nota de partida alta e nas paralelas Sergio Sazaki está com uma boa nota de partida, resta saber se consegue uma boa execução.
O Pan será disputado logo após o mundial. Os brasileiros vão sentir, claro, mas todos os países farão essa maratona, menos os EUA, que vão com uma equipe A para o mundial e equipe B para o Pan. No Pan, uma equipe B que conta com Shawn Jonhson, quatro vezes medalhista olímpica em 2008
Lá, analisando os adversários, o Brasil tem tudo para levar quatro ouros, mas tem adversários fortes. Diego no solo,Jade no salto,Arthur na argola e Sergio ou Diego no salto. O time masculino também pode levar o ouro por equipes, mas o feminino dificilmente será ouro pela regularidade das americanas, principalmente na trave e nas barras. Daiane no solo também pode levar ouro.
Acho que teremos outra penca de medalhas de prata e bronze. Adrian no salto, Danielle na trave e nas barras, Jade no solo,Mosiah no cavalo, Sergio nas paralelas e no solo.
Depois de um 2009 assustador,com os principais ginastas brasileiros passando por inúmeros problemas e um 2010 crescente, parece que chegamos ao fim de 2011 bem. Chances de medalhas e de finais para Londres 2012.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário