quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Começa hoje o Aberto de Badminton

O Clube Paulistano recebe a partir de hoje o Aberto Internacional de Badminton, que vale pontos para o ranking mundial, que é classificatório para a Olimpíada de Londres. Se até ano passado, a grande maioria dos atletas da competição eram brasileiros e alguns das Américas, atualmente a competição trás muitas feras do badminton. Hoje, acontece o qualy.

Ainda não é um torneio Top, mas reune 22 atletas entre as 100 melhores do mundo no feminino e outros 18 top-100 no masculino. A chave principal masculina conta apenas com Daniel Paiola, melhor brasileiro no ranking mundial e que está atrás de pontos preciosos para ser o primeiro a disputar uma Olimpíada. Lembrando que Paiola chegou a ser 66º do mundo, o melhor da história do Brasil.

Caiu numa chave complicadíssima e logo na primeira rodada enfrenta o canadense Stephan Wojcikiewicz, cabeça-de-chave 5 do torneio. Jogo complicado, mas daqueles que dá para vencer. Muitos brasileiros tentam vaga na chaave principal pelo qualy, que classifica oito atletas.

Nas duplas, Daniel Paiola joga ao lado de Hugo Arthuso e estão em boa fase. Subindo no ranking, ficaram com o bronze no Torneio da Guatemala, semana passada, e tem a chave aberta para novamente chegarem as semifinais. Estão num ranking cada vez melhor, mas ainda precisam ganhar de 15 a 20 posições para sonhar com a Olimpíada. São favoritos ao pódio no Pan de Guadalajara.

No feminino, a melhor jogadora do Brasil na atualidade é Lohayny Vicente, de apenas 15 anos, que venceu um torneio recentemente em Barbados, foi as oitavas-de-final no Aberto da Guatemala e está entre as 200 do mundo. Nenhuma brasileira está na chave principal mas muitas estão no qualy.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Parabéns pela cobertura, Guilherme!

    Vamos torcer para os brasileiros! O caminho é muito difícil para a maioria, já que o torneio conta pontos nesse período de classificação olímpica e, como sempre, atrai muitos atletas de ponta.

    Para os melhores brasileiros, espero que cheguem pelo menos até as quartas-de-final. Já será um ótimo resultado.

    Abraços,

    Nagato

    ResponderExcluir