terça-feira, 16 de agosto de 2011
O pan dos nanicos
Nas modalidades """nanicas"" aqui no Brasil, os Jogos Pan-Americanos valem mais do que uma Olimpíada. É a vez dos esportes se destacarem, aparecerem, já que uma medalha pan-americana chama muito mais atenção da mídia do que uma 35ª posição numa Olimpíada ou uma final C em um mundial etc etc...
Bom, hoje o post é dedicado as modalidades que não ganham medalha há tempos ou que nunca subiram ao pódio nos Jogos Pan-Americanos.
Vamos começar pelo hóquei na grama. Única modalidade olímpica que o Brasil não irá participar do Pan. Uma medalha em Jogos Pan-Americanos está distante, muito distante. Mas o esporte, aos poucos, bem aos poucos vai engatinhando. Semana passada, o Brasil sediou a segunda divisão do Campeonato Pan-Americano e conseguiu, no masculino, uma vaga no pan da primeira divisão em 2013 para aí sim ganhar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015.
Entre os esportes que estarão em Guadalajara, o tiro com arco é o que a mais tempo está sem subir ao pódio, desde 1983. A equipe está definida e, infelizmente, não acredito que a medalha venha em 2011. Daniel Xavier,Fabio Emilio e Luis Gustavo Trainini formam o time. Daniel está num ano muito bom, mas dificilmente subirá ao pódio no individual. Por equipes, o pódio é ainda mais complicado.
No feminino, Sarah Nikitin está num ótimo ano, mas também muito dificilmente subirá ao pódio pois o nível do Pan é muito forte. A equipe é completada pelas experientes Michelle Acquesta e Fátima Rocha.
O levantamento de peso não sobe ao pódio desde 1995. Em 2007, Fabricio Mafra foi bronze mas perdeu a medalha por causa do doping. A equipe contará, em 2011, com quatro atletas e acho que dessa vez vai. Fernando Saraiva está muito bem, tem tudo para conquistar ao menos um bronze no pesado. Welisson tem vida mais complicada até 77kg porque o nível dessa categoria é mais alto, mas ele está muito bem também.
No feminino, acredito que o time seja formado por Jaqueline Ferreira, até 75kg, e Aline Campeiro ou Liliane Menezes, a última bronze no pan-americano da modalidade em 2010.
Acho que essa medalha sai!
O ciclismo pista também não ganha uma medalha desde 1995. A declaração oficial de quantos atletas o Brasil classificou ainda não saiu, mas fiz as contas e deu nove atletas classificados. Acho que a principal chance de medalha do Brasil é com Robson Conceição, na Omniun. Ele foi quarto no Pan desse ano.
Nas provas por equipes, o Brasil está classificado na perseguição masculina e velocidade feminina. Acho que a valocidade das mulheres tem mais chances, mas acho a medalha, muito, muito complicada. Na velocidade individual, acho que Sumaia está bem, mas não deve conseguir ficar entre as três primeiras.
O ciclismo brasileiro ainda está um pouco abaixo nas Américas, apesar de recordes nacionais batidos esse ano em inúmeras provas.
Lembrando que a prova do Medison,em que o Brasil foi prata no Pan-Americano de 2009 e só não ganhou no Pan desse ano por conta de um tombo na última volta, não é uma categoria disputada em Guadalajara.
Infelizmente, acho que a medalha não sai.
São os quatro esportes olímpicos que o Brasil não ganhou medalha no último Pan. Na ocasião, em 2007, o Brasil encerrou alguns jejuns de pódio, como na Esgrima(sem medalhas desde 1975) e Hipismo adestramento(1983), e conquistou a primeira medalha da história em outras modalidades, como badminton, Luta greco-romana e trampolim acrobático.
Que venha Guadalajara...
Siga o blog no twitter @brasilemlondres
Marcadores:
ciclismo pista,
esgrima,
Jogos pan-americanos,
Levantamento de peso,
tiro com arco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É uma pena que, no Brasil, um esporte como o ciclismo que dá muitas medalhas em Pans e em Olimpíadas esteja ainda num nível tão baixo e sem esperanças de melhoria a curto e médio prazo.
ResponderExcluir