quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mundial de canoagem


Vai começar o mundial de canoagem velocidade. Amanhã, serão disputadas as primeiras provas, na Hungria, em Szeged. Szeged que trás ótimas lembranças para Niválter, que foi campeão da Copa do Mundo lá, em 2009.

Os brasileiros na Hungria tem como grande objetivo já se garantir nos Jogos Olímpicos de Londres. E isso é bem possível, visto os últimos resultados obtidos pelos brasileiros.

A principal chance não só de vaga olímpica como também de medalha é com Niválter Santos no c-1 200m. Quinto lugar nos dois últimos mundiais, sempre a milésimos do pódio talvez tenha chegado sua hora. São sete vagas olímpicas em jogo, então na teoria Nivalter é um dos favoritos a vaga. Quanto a medalha, é um dos candidatos mas não favorito.

A dupla Erlon e Ronilson vem forte. Chegaram a inúmeras finais da Copa do Mundo esse ano, sempre entre os melhores do mundo. Acho que para esse mundial a medalha está distante, mas uam vaga olímpica na prova c2 1000m, única olímpica em duplas na canoa, é possível. Os sete primeiros garantem vaga. Esse ano, eles chegaram a ser quarto em uma Copa do Mundo. Estão bem, podem sim conquistar a vaga olímpica.

Edson Isaias foi o quarto colocado no mundial de 2009 no k1 200m.Passou por UM 2010 difícil, com uma apêndicite Às vésperas do mundial. Em 2011, voltou bem fez algumas boas Copas do Mundo. Acho que a medalha está bem distante e a vaga olímpica já pelo mundial será complicada. São oito vagas, mas dá!

Acho que as três provas citadas acima são as que o Brasil vai com mais chances. Wladimir Moreno, no c-1 1000m também iria bem, mas não disputará o mundial. Eu imagino que seja pelo problema no coração que teve há alguns anos. Em seu lugar, Isaquias Queiroz, campeão mundial junior. Isaquias chegou a ser finalista em Copa do Mundo adulta esse ano. Pode surpreender no mundial, mas acho que vaga olímpica já é bem mais difícil.

O Brasil, na canoa, está muito bem. No c-1 e c-2 os brasileiros tem reais chances de vaga olímpica. No caiaque, é um pouco diferente. Edson Isaias, se tiver tão bem como em 2009, tem chances reais de vaga olímpica.
Apenas outros dois atletas vão disputar as provas de caiaque. Roberto Maejler e Celso Dias. Os dois, que treinam em Cascável, fizeram um estágio de treinos em provas de 1000m em Piraju com todo o restante da seleção. Esses dois não disputaram o sul-americano desse ano, no Rio, em que nas provas de caiaque o Brasil teve um resultado abaixo do esperado. Mas estiveram nos Jogos Sul-Americanos de Medellin,quando o Brasil conseguiu o melhor desempenho da história.

Roberto e Celso vão brigar pela vaga olímpica no k-2, acho que Roberto ainda rema o k-1 1000m,mas ainda não achei essa informação em nenhum lugar. Os seis primeiros do mundial nas provas de k-2 garantem vaga em Londres, além das três melhores duplas não europeias abaixo dos seis primeiros garantem uma vaga a mais para o continente no pré olímpico das Américas, que será os Jogos Pan-Americanos.

No feminino, o Brasil vai brigar por vagas nas semifinais. Disputar uma final ou uma vaga olímpica no estágio que as meninas estão é sonhar um pouco alto demais. Bruna,Ariela,Naiane e Ana Paula são as brasileiras na Hungria. Se remarem bem, passam às semifinais, mas precisam fazer algo a mais, bem a mais, se quiserem uma vaga entre os nove primeiros, que são os que disputam as finais.

lembrando que a canoagem feminina não tem a disputa de canoa nas Olimpíadas, só no mundial. E na Olimpíada, são quatro as provas- k1 200m e k1 500m, além de k-2 500m e k4 500m.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Esse é um dos esportes que mais gosto de assistir nas Olimpíadas ou Mundiais. Pena que o Mundial da Hungria não vai passar em canal nenhum =/

    Jeito será caçar alguma transmissão nas CCTV da vida!

    ResponderExcluir
  2. Vai passar no SPORTV 2 todo dia 11:30 da manhã.

    ResponderExcluir