O hipismo CCe é um dos esportes menos conhecidos para os brasileiros. Na modalidade, são somados resultados do hipismo adestramento, cross country e saltos.
O Brasil tem uma certa tradição na modalidade, participou com equipe completa nas últimas quatro Olimpíadas e conseguiu um sexto lugar em 2000. Em 2008, ficou em 10º.
A classificação olímpica está próxima. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, são duas vagas em jogo mas Canadá e EUA já estão classificados por terem conquistado a vaga durante o mundial do ano passado. Então, o Brasil pode se classificar até mesmo ficando na quarta posição.
A equipe ainda não está definida. O que deve acontecer é três conjuntos que treinam no Brasil e dois no exterior serem chamados. No exterior temos quatro cavaleiros com chances reais de vaga, Marcelo Tosi, Ruy Fonseca, Renan Guerreiro e Carlos Paro. No Brasil, temos outros sete ou oito com chances de vaga, com destaque para os experientes Guto Pagoto, Marcelo Pagoto e Serguey Foffanov, o Guega.
A quarta posição no Pan é muito pouco para o Brasil. Mais que repetir o bronze do Pan, a seleção quer brigar com Canadá e EUA pelas medalhas de ouro e prata. E, para subir esse degrau, a equipe quer e sabe que pode melhorar no adestramento, modalidade que sempre foi o patinho feio do Brasil no CCE. Para se ter uma ideia, na Olimpíada de Pequim, o Brasil perdeu 180 pontos, entrando para o cross coutry na última posição.
O objetivo dos conjuntos brasileiros é perder menos de 100 pontos na soma dos três conjuntos que fecham a nota brasileira no adestramento. No CCE, os cinco conjuntos participam das três provas mas os dois piores resultados em cada uma delas são excluídos.
O cross e os saltos dos brasileiros são bons e o adestramento está melhorando. Segundo os próprios atletas, a situação mudou para melhor em termos de estrutura e treinamento desde Pequim e pode-se sonhar mais alto nos próximos anos.
Importante para os brasileiros será não ter nenhum conjuntos desclassificado. Em Pequim, um dos cavalos não passou na inspeção inicial e o Brasil já começou com um conjunto a menos. Durante a competição, outro conjunto foi desclassificado, o que complicou ainda mais a vida dos brasileiros.
Que venha Guadalajara!
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário