sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Desmistificando que o PAN Não vale nada


5 mitos que devem cair.

A natação é horrível no Pan
É verdade que os EUA não mandam suas melhores equipes. Aliás, é uma mescla de equipe B com equipe C que vai aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Os nomes serão definidos essa semana. Porém, essa equipe B e/ou C que eles mandam, são o 5º, 6º, em alguns casos o 3º e 4º melhores atletas do ano em suas provas nos EUA. Com a força gritante da natação americana, muitos desses atletas tem um nível de TOP 10 ou TOP 15 do mundo
Portanto,claro que a natação no Pan não conta com os principais atletas dos EUA, mas ainda assim tem um nível alto. Pode-ser ver pelos tempos que vamos ter lá, apesar da época, que é fim de temporada.
Por fim, digo que o Brasil, esse ano, aprendeu que o Pan tem que ser realmente segundo plano no ano, mas não se deve tirar a importância da competição. Em 2003 e 2007, o mundial foi esquecido pelo Pan. Esse ano, a primeira preparação foi para o mundial e a segunda para o Pan.

O atletismo do Pan é horrível
Mesma explicação da natação, os americanos não mandam sua equipe A, aliás nem mesmo sua equipe B. Porém, em algumas provas os atletas estão entre os melhores do mundo. Mas, ao contrário da natação, o atletismo não vive só dos EUA.
O Pan é ainda mais forte. Primeiro porque Cuba leva sua equipe principal. E Cuba tem em suas equipes de lançamentos/arremessos e saltos uma das mais fortes do mundo. No salto triplo, por exemplo, 5 cubanos estão entre os 10 melhores do mundo esse ano.
Além de Cuba, temos os países da América Central como Antigua e Barbuda, Bahamas e Barbados, que contam com medalhistas olímpicos e mundiais que irão ao Pan.
Enfim, não é nível de mundial, mas o Pan no atletismo não é tão fraco quando dizem...Aliás, não é nem um pouco fraco.

OS EUA levam equipe B em todos os esportes
Na natação, no atletismo, no tênis, no basquete e no futebol podemos dizer que não vai a equipe A. Aliás, no tênis vai a equipe J, enfim, não vai quase ninguém. No basquete, vai um time de jovens da """segunda"" divisão da NBA.
Enfim,mas na maioria dos outros esportes, eles levam seus principais atletas. Esportes que eles são fortes internacionalmente como taekwondo, hipismo, Luta Olímpica, Nado Sincronizado, polo aquático e tiro eles levam a equipe mais forte. Em outras modalidades, que eles não são tão fortes internacionalmente, também levam o time mais forte que eles tem, como no badminton,judô,Levantamento de peso, boxe, tênis de mesa, triatlo, tiro com arco.
Outros esportes que eles são bons, mas ainda não definiram as equipes são remo,canoagem e esgrima. Acredito que também levam equipe A.
Ou seja, uma boa parte dos atletas que estarão em Londres estarão em Guadalajara. Talvez não os famosos, mas a maioria.

Ninguém dá valor para o Pan
São 42 países que vão disputar o Pan. Desses, metade leva os Jogos Pan-Americanos muito a sério, como uma das únicas chances de glória esportiva, já que é difícil ganhar uma medalha olímpica. Os outros levam a sério, brigam por posições. DOs oito maiores países em termos esportivos, seis levam seus melhores atletas em todos os esportes: Venezuela,Colômbia, Argentina, México, Brasil e Cuba. O Canadá mescla uma equipe jovem com uma equipe A e os EUA já foi citado acima o que eles fazem.

Não dá vaga na Olimpíada
São 33 os esportes olímpicos que são disputados no Pan. Desses, 12 dão vaga direta para Londres e outros três contam pontos para o ranking ou vale para obtenção de índices. Canoagem,Triatlo,Tênis de mesa,pentatlo moderno,saltos ornamentais,pólo aquático,hóquei na grama,handebol,hipismo,nado sincronizado,maratona aquática e tiro. No atletismo e natação, vale como obtenção de índice olímpico. No badminton, conta para o ranking olímpico.

Atenção!!
Sei que o Pan poderia ser melhor. Sei que os EUA não mandam seus principais atletas em ALGUNS esportes, sei que em algumas modalidades o nível nas Américas é bem abaixo do mundial. Mas se o torneio é CONTINENTAL e não MUNDIAL. Só podem participar os atletas das Américas, portanto, não se pode comparar o nível de um Pan com o de uma Olimpíada. Que se compare o Pan aos Jogos Africanos, aos jogos Asiáticos, a alguns campeonatos europeus.
Não se pode generalizar. A o fulaninho é ouro no Pan porque o Pan não vale nada. Não é assim.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

13 comentários:

  1. se nao estou enganada, o pan 2007 foi a primeira grande competicao da ginasta americana shawn johnson, que depois veio arrasar em pequim. (foi vaiada por torcedores brasileiros, uma vergonha) o pan é uma boa oportunidade de ver jovens promissores atletas em ação.

    ResponderExcluir
  2. E não veio somente Shawn Johnson, a equipe feminina de ginástica dos EUA veio completa para o Pan de 2007. A masculina eu não tenho como dizer porque, como eles não se destacaram tanto em Beijing, não tive como comparar.

    Vou tentar comentar um pouco mais daqui a pouco. Esse assunto é bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Você esqueceu de citar a Jamaica no Atletismo, uma potência que também não manda seu time A para o Pan.

    ResponderExcluir
  4. Isso,só que esse ano a ginástica americana parece que vem com o time B,porque o mundial é num intervalo de 2 semanas...Mas como o aniel disse, a a base das meninas que foram medalha em pequim estiveram no Pan do Rio..

    E Lopes, esqueci de citar a Jamaica sim, perdão..Mas também não citei os 5 medalhistas olímpicos do boxe de Cuba que vao ao Pan...
    Mas en fim....

    Muito chão até o Pan..

    Valeu os comentarrios!!

    ResponderExcluir
  5. Como prometido, vou tentar falar um pouco mais, agora separando por temas.

    Natação: Esse talvez seja o esporte que mais "desvalorizam" no Pan. Mas não é bem assim, claro que os EUA levam uma equipe B, mas também é formada por alguns atletas de ponta. Vejam só alguns atletas deles apenas na edição de 2007: Gary Hall Jr (ouro em Atenas 2004), Kathleen Hersey (representante dos EUA no mundial de Xangai), Teresa Crippen, Caitlin Leverenz (também em Xangai), Randall Bal (um dos melhores costistas deles), Robert Margalis (um dos melhores no medley dos EUA), Mark Gangloff (outro em Xangai) e Scott Clary (um dos melhores dos EUA e também esteve em Xangai). Portanto, como poderiamos dizer que isso é de baixo nível?? Fora que a natação do México vem crescendo muito (no feminino dá de 100 a 0 no Brasil) e, por ser país sede, vai ainda com mais força.

    Atletismo: Como já foi dito, os EUA não levam a equipe A, ainda que acabem levando sorrateiramente em algumas modalidades. Talvez por isso PERDERAM para Cuba e Brasil no quadro de medalhas deste esporte em 2007. Isso mesmo, ficaram em 3º e quase foram ultrapassados pelo Canadá.


    Outros esportes: Posso dizer que em 80% dos esportes do Pan os EUA vão completos. Mas os críticos sempre se apegam aos 20% restantes...ainda passam uma imagem de entendidos (vide uma matéria recente do UOL).

    Vôlei Masculino: Esse eu quero falar em especial. Isso porque, na minha opinião, nosso continente tem pelo menos 4 das 6 ou 7 melhores seleções do mundo. É a fase mais forte deste continente: Brasil, EUA, Cuba e Argentina estão em um patamar muito alto, não dá pra bobear. E ainda temos países que sempre incomodam, como a Venezuela, por exemplo. Tem tudo pra ser o Pan mais forte deste esporte dos últimos tempos.


    Valor ao Pan: Acho que, de certa forma, todos os países acabam "desfalcando" a competição em alguma modalidade. São vários exemplos, inclusive brasileiros: O Brasil vai apenas com uma seleção sub-17 no futebol, talvez tenhamos uma equipe B no vôlei (pondo em risco medalha), na vela teremos algumas faltas. E ainda temos o caso do vôlei de praia...será que levaremos as principais duplas?? E a natação e o tênis??


    Vaga na olímpiada: Talvez seja o que mais me irrita, muito por causa da patética reportagem do UOL. Será que um evento só vale a pena quando vale vaga pra alguma coisa?? Trata-se de um evento internacional, continental...como conseguem desvalorizar isso??? Será que a Copa do Mundo de futebol não vale nada porque não da vaga pra nenhuma outra competição de "maior nível"?? Ora bolas...



    Por fim, afirmo que, o Pan, pra mim, vai ser o principal evento esportivo do ano (e olha que não sou da Record, rs).

    E que a UOL procure conhecer melhor os detalhes antes de julgar!

    ResponderExcluir
  6. O pior que a record comprou os direitos de transmissão exclusivo e isso é uma pena pq eles são péssimos em transmissão falam que vão transmitir tal esporte não passam ou cortam no meio da partida é uma pena que pelo jeito nesse pan não vamos poder acompanhar...

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! já foi horrível o que fizeram com o Mundial de Esportes Aquáticos...

    ResponderExcluir
  8. Apenas um breve comentário:

    Ryan Lochte, Micheal Jordan e Carl Lewis já participaram dos Jogos Pan-americanos....

    ResponderExcluir
  9. Ah, em relação a Record, eu não teria toda essa certeza.

    São muitos profissionais que viajarão para Guadalajara, uma transmissão quase 24 horas na Record News e várias faixas na Record.

    Há pessoas muito sérias na emissora, como eu me considero e como o próprio blogueiro que vos lêem.

    Ao anônimo, te pergunto se em alguma vez na história da televisão brasileira já foi transmitida todas as eliminatórias de um Mundial de Natação? Se não souber, eu tenho a resposta: Não, nem em televisão fechada.

    Abraços

    murilo_f_borges@hotmail.com
    @muriborges

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida. Gostei muito da transmissão do Mundial de Esportes Aquaticos pela Record. Esta emissora, salvo uma ou outra falha, nos presenteou com uma transmissão completa do Mundial. Foi muito bom e espero que façam o mesmo com o Mundial de Atletismo e com o Pan de Guadalajara.

    ResponderExcluir
  11. Outro exemplo de ignorante leigo discutindo sobre o que não conhece. Vê se não é pra ficar bastante irritado:

    http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/08/12/pan-2011-vale-quase-mais-que-o-dobro-de-a-fazenda-para-a-record.htm


    Prestem atenção no 1º comentário lá embaixo. Não dá uma vontade de "matar" uma p... dessa??

    ResponderExcluir
  12. apaixonado por esporte12 de agosto de 2011 23:36

    O problema da transmissão é que tem várias cidades que não tem Recordnews e na SKY não se pode adquirí-la. O que acontece é que, assim, somente se pode assitir pela net, o que já é um incoveniente. Além disso, em alguns dias, houve interrupção na transmissão pela internet e pra quem tem internet limitada, como eu, tudo foi consumido e fiquei na mão no meio da transmissão das finais. Algo a ser repensado para quem quer trazer excelência em transmissão. Não é uma crítica destrutiva. Porém um desabafo de quem é apaixonado por esportes, mas acredita que ficará privado de assistir ao jogos com uma transmissão ampla, como sempre ocorreu, mas sim com cortes e, em muitos casos, com VTs, como foi com o salamericano. Por fim, no último mundial de natãção, em Roma, transmititdo pela Sportv, todas as elimitórias foram transmitidas. Na minha modesta opinião, se desejam exclusivaidade, um canal de sports deveria ser criado ou, ao menos, ter a cobertura da recordnews em todo o território nacional. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Bem que a record podia passar as reprises dos esportes que ela num vai transmitir do pan no lugar do fala que eu te escuto...kkkkk
    Kapazz que o Macedinho vai deixar... poneis malditos... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir