sábado, 13 de agosto de 2011

Evento teste de vela

Aconteceu na última semana o evento teste de vela para os Jogos Olímpicos de Londres. A competição foi inteira nos moldes da Olimpíada do ano que vem.
O número de barcos por classe é parecido com o que teremos ano que vem, limite de uma embarcação por país, mesmo local e mesma época que acontecerão as competições da Olimpíada. A grande maioria, na verdade quase todos os melhores do mundo estavam lá. Ou seja, foi realmente uma previa do que irá acontecer ano que vem.

O Brasil participou em oito das 10 classes pois na classe Match Race e a 49er não conseguiram classificação. Nas oito em que participou, fez quatro regatas da Medalha, aquela em que apenas os 10 primeiros participam.
Num rápido ranking, Grã Bretanha e França estão bem a frente do restante dos países. Disputaram todas as regatas da medalha. Holanda esteve em sete, Austrália,Israel e Nova Zelândia participaram de seis, Espanha e Suécia de cinco e Brasil e EUA de quatro.

Destaque para Robert Scheidt e Bruno Prada. Uma campanha impecável, ouro por antecipação. Ventos do jeito que eles gostam, já tinham vencido a Copa do Mundo disputada no mesmo local, há dois meses. Vão para Londres 2012 como favoritos ao ouro.

A medalha ficou no quase para Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan. Terminaram na quinta posição depois de entrarem na nona regata em terceiro. Começaram muito bem, tiveram um meio complicado, com um 15º e um 14º na 5ª e 6ª regatas, mas depois se recuperaram.

Bruno Fontes ficou em quinto na classe laser. Provou mais uma vez estar entre os melhores do mundo, mas pecou de novo pela irregularidade. Em cinco regatas, ficou atrás dos 10 primeiros colocados.
Bimba ficou em 10º na classe RS:x.Começou bem, mas ficou em cinco regatas acima dos 15 primeiros, o que o prejudicou muito. Ainda se garantiu na Medal Race mas, mesmo dizendo que gostou do resultado, acho que ele queria um pouco mais.

Patricia Freitas mostrou mais uma vez uma evolução, mas não chegou a Medal Race, fechou em 11º; Jorge Zarif terminou em 19ª na finn e Adriana Kostiw 32ª na laser radial. Na 470 masculino,Fabio e Gustavo ficaram em 17º.

Ainda falta um ano para a Olimpíada de Londres. O pré olímpico é o mundial, que acontece em dezembro, na Austrália. O segundo pré olímpico será em 2012, em que cada classe será seu mundial. Esse mundial poderá ter até quatro embarcações por país em cada classe, será um evento bem mais cheio do que o evento teste de Londres.

Rumo a Londres
Acredito que o Brasil leve atletas em todas as classes menos na Match Race, embarcação de três tripulantes e que apenas oito equipes participam. Marco Grael e André Fonseca, na 49er, não participaram do evento teste mas acho que se classificam para Londres.
Como sempre, dou meus palpites.
Acho que Bruno e Robert são favoritos ao ouro.
Acho que a dupla da 470(que ainda precisa ser definida, ou Fernanda e Ana Luisa ou Isabel Swan e Martine Grael) é candidata a medalha.
Acho também que Bimba e Bruno Fontes podem surpreender e subir ao pódio. Podem.

De resto, acredito que a luta será pela regata da Medalha, principalmente como Patricia que está crescendo cada vez mais. Jorge Zarif, na finn,foi campeão mundial junior mas acredito que para Londres não consiga ficar entre os 10 primeiros, apesar de ter um baita potencial.

Por fim, acredito que na classe 49er, a dupla brasileira consiga repetir os resultados da classe nas duas últimas Olimpíadas, quando ficaram entre os oito primeiros. A medalha é bem distante, mas dá para lutar pela Regata da Medalha.
A dupla da 470 e Adriana Kostiw, na laser, terão dificuldades para se classificar, mas acho que conseguem a vaga.Aí, na Olimpíada, acho que vão fazer um bom papel, mas complicado pensar numa Medal Race.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Amigo, no seu quadro de medalhas deveria constar este evento, e não o mundial do fim do ano, levando-se em conta os critérios que vc usa e o fato desse evento ter sido bastante parecido e nos moldes da olimpíada

    ResponderExcluir
  2. Fala Izaac, eu pensei nisso....
    Mas acho que o Campeonato Mundial é mais importante, até por ser o pré olímpico.

    Mas pensei nisso ...

    Abraços!

    ResponderExcluir