Começou nessa madrugada, a Universíade, as Olimpíadas Universitárias. É um evento muito tradicional, reune muitos esportes mas, assim como dizia nos Jogos Militares, as marcas e os adversários são mais importantes do que a medalha.
Ganhar o universíade é legal para o currículo, mas realmente o nível na maioria das provas não é tão alto. Mas é interessante participar desse evento visando as competições maiores da temporada.
No último Universíade, em 2009, o Brasil ficou com seis medalhas, dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Os campeões foram Diogo Silva e Natalia Falavigna. As pratas foram conquistadas pelo volei masculino e Felipe França nos 50m peito.Os bronzes com Fabiano Peçanha, nos 800m, e Moacir Zimmermann, na marcha 20km.
O Brasil foi a China com uma delegação numerosa. Destaque para o atletismo, natação e ginástica. São mais de 200 atletas.
No atletismo, o grande destaque é Keila Costa, que disputará o salto em distância e salto triplo. Fernanda Borges, grande destaque do ano no lançamento de disco, também briga por medalha.
Nas provas de marcha, Brasil vai muito bem representado, com Moacir,medalhista em 2009, e Caio Bonfim, grande promessa que já é realidade na marcha. No feminino, Cisiane e Erica Sena.
Além disso, o velocista Carlos Pio, que vai ao mundial no revezamento, também vai em busca da medalha e principalmente de boas marcas.
14 brasileiros no atletismo viajaram à China.
No basquete feminino, a seleção brasileira vai com uma equipe não tão conhecida, mas como nomes importantes como a jovem Tassia, que acabou de voltar do bronze no mundial sub-19, e que deve ser convocada para o time adulto para o pré olímpico. Nadia, outra jovem do time adulto, também foi a China. A técnica é a Janeth.
Destaque também para equipe de ginástica. Arthur Zanetti, nas argolas, vai como um dos favoritos ao pódio. Por equipes, o Brasil também vai forte, com os atletas que não disputaram o sul-americano no último fim-de-semana: Caio Costa, Francisco Barreto,Guto Anjos, Petrix Barbosa e Victor Rosa.
No feminino, Daiane iria disputar mas abriu mão da competição. Aliás, ela iria ser a porta-bandeira da delegação.
A natação também vai forte, com os atletas que não foram ao mundial mas que estão vem busca de boas marcas, como os peitistas João Jr e Tales Cerdeira, além do fundista Luiz Rogério Arapiraca.
Também estarão lá os atletas que foram ao mundial, como Felipe Lima, Marcelo Chierighini e Etiene Medeiros.
Nos saltos ornamentais, Brasil será representado pelos atletas que estiveram em Shangai, Hugo Parisi e Ian Matos.
O taekwondo tenta repetir os dois ouros da última edição com 16 atletas, entre eles com Diogo Silva, Rafaela Araujo, Debora Nunes. Natalia Falavigna segue em recuperação.
O pólo aquático masculino quase não viajou para China. Uma confusão só. O ideal seria que o time tivesse seguido por lá depois do mundial, que acabou faz 20 dias. Poxa, o mundial foi em Shangai, também na China. O técnico é o Betão.
A vela tem como destaque a dupla Martine Grael e Isabel Swan, na 470 feminino,e o time titular da 470 masculino,com Gustavo e Fabio, que no momento estão em Londres no evento teste.
Brasil vai também no tiro,tiro com arco, ginástica rítmica, judô, esgrima, basquete masculino, vôlei e vôlei de praia.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Guilherme, oi!
ResponderExcluirSegundo informação recebida ontem, o Hugo Parisi dos saltos não foi. Um técnico que esta lá é o Ricardo Moreira com o Ian Matos, Renato Alcantara e Tammy Galera.
No pólo aquático hoje eles começaram muito bem contra a Austrália (4x2 no fim do segundo quarto) e acabaram perdendo 3 contra ataques e o jogo virou, acabando em 11 a 6 para Austrália, que foi a última Campeão em Universíade e como vc colocou ficou direto de "Xangai para Shenzen"
Cristina Guimaraes
Putz Cris, valeu!!!
ResponderExcluirVocê sempre salvando, vou arrumar....
Beijos e valeu!!