quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entrevista Murilo Fischer

Por Murilo Borges (@MURIBORGES), jornalista da Record.

Neste último mês, o esporte brasileiro recebeu mais uma forte acusação de doping. A reportagem da ESPN, exibida no programa Histórias do Esporte - Pedais Descontrolados, apresentou uma lista de ciclistas flagrados por doping, entre 2009 e 2011, que não tiveram seus nomes divulgados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Via Twitter, no dia após a exibição do programa, o principal ciclista de estrada do Brasil, Murilo Fischer, criticou a reportagem. Disse ele para um dos apresentadores da ESPN, Everaldo Marques: "Precisamos disso???? Ou somente p/ promover alguém???"@everaldomarques: A quem não viu "Histórias do Esporte: Pedais Descontrolados" " e depois desabafou "Imprensa é igual no mundo todo...coisa ruim é o principal...vamos lá!!!" .
Everaldo Marques respondeu a ele dizendo que não teve qualquer participação na reportagem, mas que conhecia e respeitava muito a equipe que produziu a reportagem.

Muito claro, Fischer expôs seus pensamentos sobre o doping no ciclismo brasileiro em entrevista exclusiva. Falou também do controle de doping no Circuito das Grandes Voltas e também falou sobre as intenções de ir às Olimpíadas de Londres, aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e sobre uma nova revelação brasileira que já treina na Europa.

O que achou da reportagem PEDAIS DESCONTROLADOS, da ESPN, exibida no Histórias de Esporte?
NA VERDADE ACHEI A REPORTAGEM MEIO PRECIPITADA, PORQUE MUITA GENTE QUE NÃO ESTAVA ENVOLVIDA NO CASO, FOI COLOCADA NO MEIO. NO INÍCIO TRÊS NOMES DE ATLETAS FORAM CITADOS PELA ESPN QUE, DEPOIS SE DESCULPOU.
TEM MUITA VERDADE NA MATÉRIA, NÃO POSSO NEGAR. MAS A MINHA OPINIÃO É QUE É UMA NOTÍCIA QUE CRIA OUTRAS NOTÍCIAS, QUANDO SE FALA DE DOPING, TUDO VIRA MAIOR DO QUE REALMENTE É.
ACHEI TAMBÉM MUITO SENSACIONALISMO, DAR ESPAÇO A PESSOAS QUE NÃO MERECEM. AINDA ASSIM, ACHEI A REPORTAGEM MUITO INTERESSANTE.

Mas e em relação aos atletas que realmente competiam dopados?
ISSO É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE, MUITO DELICADO, MAS É ALGO QUE REALMENTE EXISTE EM NOSSO ESPORTE. NESSE PONTO A REPORTAGEM FOI LEGAL, SÓ DEVIAM TER TOMADO UM POUCO MAIS DE CUIDADO, ACHO QUE EXAGERARAM EM ALGUMAS HORAS. MAS AO MESMO TEMPO O CICLISMO, QUEM CONHECE E ACOMPANHA SABE QUE É UM DOS ESPORTES QUE MAIS LUTA CONTRA O DOPING. NÃO SÓ NO BRASIL, COMO EM TODO MUNDO.

Já se viu em meio a uma situação em que algum treinador pediu para você usar uma substância proibida para melhorar seu rendimento?
A MINHA EDUCAÇÃO NÃO PERMITE. DO JEITO QUE VEJO O ESPORTE É COMPLETAMENTE DIFERENTE DISSO.

Como esta denúncia vai afetar o ciclismo brasileiro?
FOI ALGO MUITO NEGATIVO, MAS TEM O LADO POSITIVO QUE QUEM ESTÁ BARRANDO, QUEM ESTÁ NO TRAMBIQUE ESTÁ SENDO PUNIDO. É JUSTAMENTE AÍ QUE FOI O ÚNICO ERRO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, FOI ESSE O ERRO.

Mas por que a CBC escondeu as punições dos atletas?
ACREDITO QUE NÃO FOI ESCONDIDO NADA, FOI SIMPLESMENTE ALGO ENTRE O ATLETA E A CBC. ACHO QUE FOI UMA INGENUIDADE DA CBC EM NÃO USAR ISSO A FAVOR DELA. ELES PODERIAM USAR ISSO PARA MOSTRAR QUE O TRABALHO DELES É SÉRIO. EXISTEM CARAS NO CICLISMO, COMO O QUE DEU ENTREVISTA AO PROGRAMA, QUE FALA QUE SE DOPOU, QUASE MORREU, QUE SE DOPARIA DE NOVO. ESSE TIPO DE PESSOA EXISTE NO CICLISMO, MAS ACREDITO QUE NEM DEVERÍAMOS DAR VALOR A ELES. ESSES NÃO SÃO ATLETAS.

Como se dá o controle de doping no ciclismo europeu?
O CICLISMO EUROPEU, A MINHA EQUIPE, POR EXEMPLO, ALÉM DO CONTROLE ANTIDOPING DO CONFEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CICLISMO, ELES INVESTIRAM 500 MIL EUROS EM UM CONTROLE SÓ DA EQUIPE.

Participou de dois Tour de France, vai disputar este ano?
ACREDITO QUE NÃO. ISSO VAI SER DEFINIFO DAQUI A POUCO JUNTO COM A MINHA EQUIPE (Garmin-Cervèlo). MAS NA VOLTA DA ESPANHA E NO CAMPEONATO MUNDIAL EU PROVAVELMENTE ESTAREI.

Chegou em vigésimo na Olimpíada de Pequim, está sempre crescendo. Já participou de três Olimpíadas. Pretende ir para Londres? Qual posição almeja? Tem uma diferença da prova Olímpica?
A INTENÇÃO É MELHORAR AINDA MAIS. SEMPRE GOSTO DE COMPETIR PELO MEU PAÍS. EU, NA VERDADE, AQUI NA EUROPA TRABALHO PARA MINHA EQUIPE. EM COMPETIÇÕES QUE DEFENDO AS CORES DO BRASIL EU TENTO CORRER VISANDO O MEU DESEMPENHO. SÃO PROVAS COMPLETAMENTE DIFERENTES. A SUA EQUIPE É O SEU PAÍS. EM PEQUIM CORREU EU E LUCIANO PAGLIARINI, ELE ME AJUDOU BASTANTE E EU CONSEGUI UM GRANDE RESULTADO,

E para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, você vai? PROVAVELMENTE SIM, MAS NÃO POSSO GARANTIR NADA. ESTOU CONVERSANDO COM A CONFEDERAÇÃO E DEPOIS TENHO QUE VER MEU CALENDÁRIO. MAS A INTENSÃO É IR SIM.

Tem algum nome surgindo no ciclismo de estrada do Brasil?
RAFAEL ANDRIATO, ELE CORRE NA ITÁLIA. ESTÁ AINDA EM UMA EQUIPE AMADORA, MAS ANO QUE VEM VAI SUBIR PARA O PROFISSIONAL. TEM BASTANTE TALENTO.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário