sábado, 23 de abril de 2011

Vôlei de praia

Aconteceu em Brasília neste semana a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. A competição inicia a corrida por uma vaga na Olimpíada de Londres e em 2011 tem um atrativo a mais, já que as duplas norte-americanas vão dedicar 100% do tempo ao Circuito, por causa dos problemas financeiros que a Liga norte-americana passou na última temporada.

Portanto, problemas para o Brasil. Os campeões olímpicos Rogers e Dalhausser, no masculino, e Walsh e May, no feminino, estarão em praticamente todas as etapas para atazanar a vida dos brasileiros. Em Brasília, não foi diferente.

E o placar ficou empatado. Uma vitória para o Brasil e uma para os EUA.

Ponto para o Brasil no feminino. Juliana e Larissa derrotaram Walsh May no terceiro set e levaram a medalha de ouro para a casa.
As duas duplas mostraram total superioridade desde o primeiro dia do evento. Não perderam nenhum jogo para chegar às finais. Na verdade, cada time havia perdido apenas um set em cinco partidas disputadas.

A arena lotada, o sol escaldante e uma atuação brilhante de Juliana. No primeiro set, virou tudo que vinha para ela. No segundo, as americanas mudaram a tática e sacaram na Larissa, que não estava em um dia tão inspirado. Vitória das americanas.
No tie breake, Larissa voltou a virar algumas bolas mas foi Juliana que foi decisiva. Jogou muito e o Brasil venceu por 15 a 12.

Foi o primeiro de muitos confrontos entre as duplas na temporada. Na história, são 13 jogos, com 8 vitórias das americanas e cinco das brasileiras. Neste ano, a competição mais importante é o campeonato mundial, em Roma.

No masculino, ponto para os norte-americanos.
Rogers e Dalhausser realmente estão num patamar acima de todos os outros concorrentes. Venceram suas seis partidas. Enfrentaram Alisson e Emanuel duas vezes. A primeira, nas quartas-de-final, com vitória no terceiro set por 15 a 11. A segunda, foi tranquila,em dois sets.

Dá para ganhar? Dá para ganhar, claro. Mas é muito difícil. Tem que estar num dia muito inspirado pois eles estão um degrau acima.
Ano passado, venceram nove das 12 etapas que disputaram no Circuito Mundial. Chegou em todas as semifinais.

O feminino ganhou ouro e o masculino não. Mas, os brasileiros, de modo geral, estão mais fortes no masculino que no feminino.
Entre os homens, Emanuel/Alisson e Marcio/Ricardo estão muito bem, já entrosados. Além deles, temos Bruno e Benjamin que fizeram uma boa etapa, terminaram em sétimo. Lipe e Franco ficaram em em 17º, empatados com os Pedros Solberg e Cunha, que infelizmente não fizeram uma boa etapa mas tem tudo para voltarem aos bons tempos de 2008.
Harley e Thiago Cunha foram mal, mas também tem um bom potencial. Vale lembrar que Harley foi o melhor jogador do mundo em 2009 e Thiago Cunha uma das gratas revelações do Circuito no ano passado.

O feminino foi mais polarizado.Tivemos Juliana e Larissa campeãs, mas nenhuma outra dupla na semifinal. Maria Elisa e Talita ficaram em quinto. Maria Clara e Carol em 13º. Essas duas parcerias devem brigar pela segunda vaga olímpica do Brasil.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário