
Foram sorteados os grupos do Mundial Adulto de pólo aquático, que acontecerá no mês de julho na China, junto com os mundiais de natação,Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais. O Evento é chamado de Mundial de Desportes Aquáticos.
A seleção feminina caiu numa chave muito, mas muito complicada, e jogará com três seleções europeias, Rússia, Grécia e Espanha. O Masculino não terá vida fácil, longe disso, mas caiu num grupo um pouco menos complicado do que o time feminino. Jogará com Croácia, Japão e Canadá.
Pelo regulamento, os três primeiros de cada grupo vão para a segunda fase. Os primeiros colocados jogam direto as quartas-de-final, o segundo e o terceiro de cada grupo disputam as oitavas-de-final.
Em 2009, em Roma, nossas duas seleções ficaram em 13º. O feminino empatou com a Alemanha na primeira fase e ficou muito próximo de se classificar para a segunda fase. O time masculino perdeu as três partidas, mas depois conseguiu uma grande vitória sobre a Macedônia na disputa pela 13 posição.
O time masculino estreia contra a Croácia, atual campeã europeia. A segunda partida é contra o Japão,time mais fraco do grupo que não faz tanto intercâmbio com os outros continentes. É o jogo chave do grupo. A terceira partida é contra o Canadá, seleção rival aqui no continente. O Brasil venceu o Canadá nos Pans de 2003 e 2007 e ficou com a prata. Porém, atualmente, os canadenses estão em melhor fase, se classificaram para Olimpíada de 2008, foram melhores que o Brasil no mundial de 2009 e venceu o Brasil duas vezes no pré-mundial do mês de janeiro.
O time feminino estreia contra Rússia, seleção forte que foi bronze no mundial de 2009. Depois, na segunda rodada, enfrenta a Grécia, quarta colocada no último mundial. Na terceira rodada, joga com a Espanha,adversária da primeira fase no último mundial, quando venceu o Brasil por 12 a 6.
A chave da participação brasileira é a preparação. O time masculino teria a oportunidade de disputar a Liga Mundial, mas a Confederação optou por não levar o time para a competição e sim fazer um período de treinamentos na Croácia. Será um período importante, mas na minha opinião e na de alguns jogadores que conversei, não tão bom quanto uma competição.
A seleção feminina venceu um jogo de Cuba na Copa Uana, em fevereiro, no Brasil. Porém, perdeu a segunda partida, que era a decisão do torneio. Claro que o mundial é um evento importante, mas o foco do Brasil esse ano será no Pan de Guadalajara. Brigará pelo bronze com Cuba, Porto Rico e até com a própria seleção do México, que contratou um técnico americano e naturalizou algumas jogadoras.
No mundial de 2007, o Brasil conseguiu um grande resultado ao ficar na décima posição. Já o time masculino ficou de fora
O Mundial de Shangai dá três vagas olímpicas no masculino. Os norte-americanos podem ficar com uma dessas vagas, já que estão entre os melhores do mundo. Se os EUA estiverem com essa vaga, a vaga do Pan de Guadalajara fica aberta entre Canadá e Brasil, para o vice campeão.
No feminino, o mundial não dá vaga olímpica. Mas vale lembrar que no último mundial, a final foi entre EUA e Canadá, nossas rivais continentais. Muita água vai rolar esse ano no pólo aquático brasileiro e mundial. E tudo isso paralelo a crise política que o esporte vive, com a possível criação de uma Associação de Clubes, renegada pela Confederação Brasileira.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Nenhum comentário:
Postar um comentário