quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira previa

A primeira previsão dos grandes meios de comunicação dos EUA para os Jogos de Londres foi divulgada ontem. O USA Today colocou em seu site as previsões em todas as modalidades, em comemoração aos 500 dias que faltam para os Jogos.

Algumas coisas são incoerentes, claro. Primeiro porque o levantamento não trás as medalhas de duplas do tênis nem a da categoria acima de 100kg do judô, em que Rafael Silva poderia ser favorito.
Mas, é um levantamento bem interessante. Além dos medalhistas, coloca os oito melhores de cada uma das provas.

Vamos hoje falar dos brasileiros. O jornal dá cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes para o Brasil. Os cinco ouros são: Volei masculino e feminino, vôlei de praia feminino, Cesar Cielo nos 50m e Fabiana Murrer no salto com vara.
Analisando friamente, Fabiana Murrer é uma utopia apostar no ouro. Os quatro ouros restante são bem possíveis, para não dizer prováveis.

As cinco pratas seriam: Leandro Guilheiro, vôlei de praia feminino, o futebol masculino e feminino e os 100m livre da natação.
Acho um exagero colocar o Brasil com ouro e prata no vôlei de praia feminino, principalmente com a volta de May e Walsh às competições neste ano. De resto, são medalhas bem possíveis.

Os cinco bronzes: Luciano Correa, Tiago Camilo, alguma dupla da classe star que nem o site definiu ainda, o vôlei de praia masculino e Thiago Pereira nos 200m medley.
Acho um exagero colocar o Brasil no vôlei de praia com "apenas" uma medalha de bronze no masculino. O ouro realmente seria muito complicado, mas o Brasil tem chances reais de dois pódios ou ao menos uma prata ao invés deste bronze.
Thiago Pereira já foi quarto colocado três vezes em campeonatos mundiais, uma vez na Olimpíada, além de um outro quinto lugar em Olimpíada. Será que chegou a hora dele? Eu torço, acredito, mas acho que não vai dar medalha.

Cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes seria a melhor campanha da história do Brasil em números de ouro(Empatado com Atenas 2004) e em número total de medalhas(Empatado com Atlanta 96 e Pequim 2008).
Porém, o mais interessante é a quantidade de chances de medalha. O site aponta os oito maiores candidatos a cada uma das medalhas. E o Brasil aparece diversas vezes, além das 15 medalhas dadas pelo site.

Alguns exemplos:
Maurrem 4ª no salto em distância
Nivalter 7º no C-1 200m
Sarah Menezes 5º até 48kg
Mayra Aguiar 5º até 78kg
Dupla de vôlei de praia masculino 7º
Hipismo por equipes em 7º
Individual do hipismo em 6º
Diego Hipólito em 7º no solo
Jade em 4º no salto
Leandro Cunha em 7º
Revezamento 4x100m livre 8º
Revezamento 4x100m medley 5º
Thiago Pereira 4º nos 400m medley
Revezamentos do atletismo 4x100m masculino 5º
Revezamento do atletismo 4x100m feminino 4º
Poliana Okimoto 6ª
Ana Marcela 8ª
Edson Isaias 8º na canoagem
Bruno Fratus 8º nos 50m livre
Natália Falavigna 5º no taekwondo

Enfim, além das 15 medalhas "colocadas" pelo jornal para o Brasil, outros atletas terão chances reais de pódio.
Além disso, o boxe, por exemplo, não teve nenhum brasileiro entre os oito melhores. Eu acho isso totalmente equivocado, mas acredito que o jornal tenha feito isso pois os principais brasileiros mudaram de categoria e ainda não disputaram uma grande competição no novo peso.

Para mim, faltou ainda na relação de candidatos a medalha, ou de figurantes entre os oito primeiros Yane Marques, do pentatlo moderno.

Para quem quiser ver o ranking completo e todas as previas, entre no site
http://www.usatoday.com/sports/olympics/medal-tracker.htm#country-tab


Amanhã comento aqui as medalhas dos outros países e comparo com a previa que fiz ano passado



Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

3 comentários:

  1. Muito legal a previsão do USA Today. Porém, como ainda faltam 500 dias para Londres 2012, muita coisa ainda pode acontecer até lá. Concordo com a sua opinião de que há algumas inconsistências neste levantamento. Contudo, acho-o bastante interessante. Gosto de fazer minhas previsões para o Brasil e, se a Olimpíada fosse hoje, eu apostaria em 21 medalhas (um recorde): 5 de ouro (o mesmo que Atenas), 6 de prata (o mesmo que Sydney) e 10 de bronze (uma a mais que Atlanta). O Brasil tem mostrado progresso em várias modalidades e acho que vai fazer valer isto em Londres.

    Sds,

    ResponderExcluir
  2. Grande Britto!

    É, realmente faltam 500 dias e é muito complicado prever qualquer coisa.
    Ainda mais porque 2010 foi um ano sem muitos campeonatos mundiais.

    Vo fazer um prognóstico de medalhas mais para frente. Mas fiz um outro dia, rapidamente deu 17 medalhas, cinco delas de ouro.

    Vamos esperar!

    Abraços amigo! Té mais!

    ResponderExcluir
  3. Enfim... muito cedo ainda para fazer previsão. Mas, considerando o que temos hoje, o Brasil tem tudo para fazer sua melhor campanha histórica, eu apostaria em 20 medalhas: 2 no atletismo (Murer, revezamentos 4 X 100m, Maggi), 4 na natação (Cielo, Kaio, Thiago, Felipe França, revezamentos), 1 na maratona aquática (Poliana, Ana Marcela), 1 na ginástica (Diego ou Jade), 2 no futebol, 2 no vôlei de quadra, 2 no vôlei de praia, 2 na vela, 3 no judô, e a 20ª medalha em esportes que nunca (ou quase nunca) trazem medalhas, mas que vem conquistando bons resultados: canoagem (Niválter), hipismo salto (equipe e Rodrigo), taekwondo (Natália), boxe, tiro (Júlio), tênis (Melo/Soares) e pentatlo (Yane).

    ResponderExcluir