quinta-feira, 24 de março de 2011

Levantamento de peso

Entrevistei hoje para o TCC, junto com os colegas de grupo Murilo Borges e Lucas Damião, o jogador de handebol Felipe Borges, o judoca Daniel Hernandez e o halterofilista Welisson Silva.

Welisson ficou marcado na imprensa por dois fatos parecidos. Em 2003, nos Jogos Pan-Americanos, Welisson foi atingido na região da nuca pelo peso e teve que ser levado ao hospital. Cinco anos depois, em Pequim, deixou cair novamente o peso sobre seu corpo em uma das tentativas na disputa desta segunda-feira, mas a falha não feriu o atleta mineiro.

O melhor atleta da modalidade no Brasil nos últimos anos, Welisson, disse ter ficado bastante triste com a imprensa: " Pô,quando a gente ganha ou tá treinando, ninguém tá aqui. Mas quando eu caio, recebo só deboche".

Atualmente, Welisson está na categoria até 77kg e seu recorde é de 317kg. Ano passado, no campeonato mundial, ficou em 22º, melhor resultado do Brasil entre os homens.
O Brasil conquistou duas vagas para os Jogos Pan-Americanos,e os prováveis atletas convocados devem ser Fernando Saraiva, bronze no mundial junior do ano passado, e o próprio Welisson.
No mundial, Welisson com seus 316kg levantados, ficou na quinta posição entre os atletas das Américas. Porém, apenas 4kg atrás do primeiro do continente, o colombiano Alecsander Andica. O quarto colocado do continente do evento foi o venezuelano Alecsander Sanches, apenas 1kg a frente de Welisson.
Welisson recentemente trocou a Universidade de Viçosa, em Minas, pelo clube Pinheiros, em São Paulo, em que está ao lado dos principais atletas da seleção masculina. Lá, era da categoria 69kg. Porém "Não aguenta mais fechar a boca", segundo ele mesmo, e foi para uma categoria acima, 77kg.
Esse ano, em novembro, tem o mundial, que é a segunda competição que valerá pontos para a Olimpíada. O primeiro mundial, em 2010, terminou com o Brasil na 30ª posição no feminino enquanto no masculino em 47º, posições que não daria nenhuma vaga olímpica para o Brasil. As vagas olímpicas, no feminino, vão até a 21ª posição e, no masculino, até a 24ª posição.
Outra chance de se classificar é pelo ranking continental, pelo qual o Brasil classificou um atleta em Pequim 2008
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário: