A evolução da canoagem velocidade do Brasil é evidente. De dependente de Sebastian Cuattrin, a candidato a medalha nos Jogos Olímpicos.
Sebastian Cuattrin foi medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 95, 99, 2003 e 2007, além de 24 vezes medalhista em Jogos Sul-Americanos. Foi ainda finalista olímpico em 1996, no melhor resultado brasileiro da história. Entretanto, depois do ouro no Pan de 2007 no k-4 e fracassar na tentativa de se classificar para sua quinta Olimpíada, Cuattrin se aposentou, ao menos da parte olímpica competitiva.
O que se imaginava era que a canoagem brasileira iria cair de nível.Afinal, o grande ídolo estava indo embora. Entretanto, não foi o que aconteceu.
A partir de 2009, a canoagem brasileira passou a ter grandes resultados em termos mundiais, algo que antes não acontecia. No mundial daquele ano, por exemplo, Nivalter ficou na quinta posição da prova do c-2 200m enquanto Edson Isaias foi quarto no c-1 200m.
No mundial do ano passado, Nilvalter repetiu a quinta posição, enquanto Edson não foi ao mundial por conta de uma apendicite.
Além dos resultados nas provas rápidas individuais, o Brasil também tem ido bem na prova de duplas. O k-2 200m foi vencedor da Final B no mundial de 2009. O c-2 200m, prova que não é olímpica, já foi medalha de bronze em Copa do Mundo.
Em 2011, a seleção ficou quase um mês na Europa treinando com os melhores do mundo, em Portugal. Além dos treinos, a seleção teve barcos feitos especialmente para os atletas, o que poderá facilitar, e muito, os resultados nas competições lá fora.
Esse ano tem três etapas da Copa do Mundo, Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos que, a princípio, dão vaga para os Jogos de Londres. Se a raia de regatas,que ainda não está construída, não for feita com o partidor de largadas oficial da federação internacional, não poderá valer como Pré-Olímpico. Aí, o pré olímpico das Américas aconteceria em janeiro, provavelmente no Brasil.
Em abril, no Rio de Janeiro, já tem o Sul-Americano de canoagem.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Adorei o blog e irei voltar mais vezes.
ResponderExcluirUm beijo de Londres
Daniel
www.sembolso.blogspot.com