terça-feira, 25 de janeiro de 2011

1000 vezes BrasilemLondres

O blog Brasilemlondres teve início no dia 25 de agosto de 2008, dia seguinte a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim. A primeira frase do primeiro post do blog foi: "Faltam 3 anos, 11 meses e 2 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres" O tempo passou e passou rápido. Agora falta um ano, seis meses e um dia.
Está chegando.

Hoje, o blog comemora a milésima postagem. Uma média de mais de um texto por dia. Nesses mil textos, além da opinião deste que vos fala, ouvi os principais nomes do esporte brasileiro. Cesar Cielo, Fabiana Murrer, Maurren Maggi, Leandro Guilheiro, Thiago Camilo e muitos outros já falaram ao blog. Mas também ouvi muitas e muitas vezes os atletas e dirigentes da Luta, levantamento de peso, esgrima, remo e outras modalidades chamadas de "nanicas" por aqui.

Esse blog me orgulha muito. Graças a ele consegui meu primeiro emprego, em outubro de 2008, na Confederação de Esportes Radicais, via assessoria de imprensa Mandarim. Em Junho de 2009 estava no LANCE!, um sonho de criança, já que praticamente fui alfabetizado lendo o diário. Mas o sonho durou pouco, 20 dias. Porque logo em julho fui chamado para o Novo Projeto da Record, que tem os direitos dos próximos Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Estou na Record desde então e muito feliz.

Depois de quase um ano de blog Brasilemlondres o twitter passou a ser uma febre mundial. O twitter do blog hoje é seguido por mais de 600 pessoas, entre atletas, jornalistas e fãs do esporte nacional. Com o twitter, as visitas ao blog já quadriplicaram e continuam crescendo. O twitter não só divulga os textos do blog como dá notícias praticamente em tempo real. Do mundial de vôlei à etapa da Copa do Mundo de tiro com arco. Tudo isso em "Real Time".

Pouco antes da escolha da sede de 2016, o blog fez uma matéria ouvindo mais de 30 pessoas, entre atletas, dirigentes, jornalistas e políticos sobre os fatores positivos e negativos de uma possível sede. Na minha modesta opinião, a melhor matéria que já produzi no blog.
O blog, apesar de um meio de comunicação pequeno e sem nenhuma divulgação, deu alguns furos como o fato de Julio Almeida ter perdido as armas durante o mundial de 2010. A notícia se espalhou pela internet e pelos jornais, mas o primeiro lugar que deu foi o blog.

Outras observações como que o Brasil ficou em quarto lugar em números de finais no mundial de Roma de natação ou que o Brasil foi o segundo país com mais vitórias no mundial de judô foram divulgadas em muitos meios de comunicação.
O principal foco do blog é "fugir" do que a imprensa em geral escreve. Detalhes sobre a seleção de vôlei eu procuro não colocar, pois todos os grandes meios de comunicação já dão e meu blog não foi feito para concorrer com eles. Agora, detalhes sobre campeonatos de esportes menos conhecidos aqui no Brasil, como tiro com arco, canoagem e remo, ou informações específicas em esportes "grandes" como atletismo e natação são os pontos em que o blog procura dar mais ênfase.

Hoje o blog conta uma colaboração de Filipe Ribeiro, que tem a série "Rumo a Guadalajara" e criou o novo lay-out do blog. Conta também com colunistas fixos em diversas modalidades, com destaque para Marcos Yamada, no tênis de mesa, e Cesar Castro, dos saltos ornamentais.

Sonho que, um dia, o Brasil deixe de ser o país do "Apenas" e passe a valorizar conquistas que não venham medalhas. Uma décima posição no ciclismo é quase um título e não pode ser noticiada como: "Fulano de tal ficou apenas na décima posição". Uma final de mundial de canoagem hoje pode nos render uma medalha no futuro. Uma vitória no pólo aquático hoje indica que em breve poderemos estar entre os grandes.
Quando comecei o blog não fazia exatamente parte da imprensa esportiva. Agora, dois anos mais velho, estou numa das maiores rede de TV do Brasil. Estou começando na profissão, mas luto para que a imprensa brasileira mude. A imprensa, quase na sua totalidade, se divide entre a parcela do oba oba, evitando qualquer tipo de questionamento, e aquela que, na ânsia de mostrar senso crítico, se atropela e repete um discurso sem ao menos analisar os fatos.
Precisa haver um meio-termo. É isso que eu busco aqui no blog.
Obrigado a todos por esses mais de dois anos!
E Londres2012 já começou.
E faz tempo...
Guilherme Giorgi Costa

Siga o twitter no blog: @brasilemlondres

8 comentários:

  1. Parabéns, Guilherme!

    Seu blog realmente é muito bom. Sempre estou acompanhando as notícias dos atletas brasileiros através dele. Vc tem feito um ótimo trabalho. Posso dizer que graças a vc, comecei a me dedicar a "esse negócio" de blog com maior seriedade. Por enquanto tenho apenas dois blogs, o www.favoritos2012.blogspot.com e o www.geolympic.blogspot.com , mas estou em vias de criar um terceiro, apenas sobre os livros olímpicos ou esportivos. Parabéns pelos seus 1.000 anos, não, desculpe-me, pelas suas 1.000 postagens. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Guilherme. A maioria dos blogueiros desistem do trabalho após 100 ou 200 postagens. Chegar a 1000 é uma vitória. Já é bom você pensar no domínio para depois de Londres. Mas nada que desagrade ao COB, hein.


    A informação do Murray foi o Alex Neto que passou.
    Esse Cobolimpida é uma vergonha. Coloca notas de beach soccer. Precisamos avisar que não é modalidade olímpica. Ou que ele mude o nome do twitter.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,

    Seu blog é obrigatório para todos aqueles que amam e desejam acompanhar as últimas sobre o esporte olímpico.

    Parabéns pelas 1000 postagens. E que venham outras 1000.

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PELO BLOG...ACOMPANHO A BASTANTE TEMPO, ENTRO TODOS OS DIAS PARA ME MANTER INFORMADO, SOU AMANTE DOS ESPORTES E ESTE BLOG PARA MIM É O MELHOR MEIO DE INFORMAÇÕES ESPORTIVAS QUE HÁ.

    PARABENS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Desde que você começou com esse blog, tenho acompanhado, quase que diariamente, confesso que ele tem sido muito util para mim. Principalmente no quesito informações de esportes desconhecidos.
    Parabéns pela vitória, continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela força amigos!!

    Muito importante essa força que vocês dão para mim!!

    Abraços amigos!!

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo excelente trabalho Guilherme! é realmente um trabalho bem completo e que requer a dedicação de quem realmente é apaixonado por esportes como vc é! Estou meio em falta com o blog, mas é por uma justa causa; o esporte! sempre que precisar é só escrever!

    abração

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Guilherme.

    É um trabalho espetacular. 1000 posts, mais de 1 por dia, com conteúdo super rico, não é um trabalho fácil.

    Vejo o seu blog como um dos trabalhos jornalísticos mais completos sobre Olimpíadas no país, senão o mais completo.

    Como blogueira, apaixonada por aquilo que faço e com uma visão bem parecida com a sua, entendo bem a sua felicidade em chegar a essa marca.

    Parabéns! Parabéns! Parabéns.

    Juliana Netto
    www.primeiroset.blogspot.com

    ResponderExcluir