segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resumo da semana

Atletismo: Fundistas terão camping na altitude e velocistas em SP
O Brasil não vem tendo grandes resultados na pista quando o assunto é prova de fundo. Não disputamos uma Olimpíada ou um Mundial há muito tempo. Nosso melhor atleta é Marilson Gomes dos Santos, que atualmente se dedica muito mais à maratona e, mesmo assim, tem os melhores tempos recentes nas provas de 5000m e 10000m no Brasil. No feminino, o último resultado relevante foi o bronze de Lucélia Peres nos 10000m no Pan 2007. Apesar de Simone Alves ter o melhor tempo da América do Sul no ano, tanto nos 5000m como nos 10000m, essa marca não tem grande relevância em nível internacional.
Visando melhorar todo esse cenário, a CBAt confirmou que entre 10 de novembro e 20 de dezembro, o grupo de melhores fundistas do Brasil fará um camping na cidade de Paipa, na Colômbia, que tem altitude de 2600m. Só não entendi porque Simone não foi chamada para o camping. Os convocados foram: Marilson Gomes do Santos, Joilson Bernardo da Silva, Daniel Chaves da Silva, David Benedito de Macedo, Jean Carlos da Silva, Solonei Rocha da Silva, Gilberto Silvestre Lopes, Gilmar Silvestre Lopes, Robson Pereira de Lima, Fabiana Cristine da Silva, Cruz Nonata da Silva, Adriana Aparecida da Silva, Rosângela Pereira Farias, Marizete Moreira dos Santos e Tatiele Roberta de Carvalho. Os 20 velocistas mais bem colocados no Ranking Nacional - 10 no masculino e 10 no feminino - foram convidados pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Camping de Treinamento do Revezamento 4x100 m. O evento será realizado de 25 a 28 deste mês no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo da CBAt, instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Prefeitura de São Paulo, na Vila Clementino. É uma tentativa de fazer com que nossos velocistas voltem a brilhar nas provas de revezamento. Os homens e as mulheres ficaram em quarto na última Olimpíada e foram finalistas no Campeonato Mundial de 2009, depois do escândalo do doping da Rede Atletismo.


Basquete: Muitos problemas no começo da NBB. Na NBA,brasileiros estream
Conforme postei no sábado no blog, a terceira edição da Liga Nacional de Basquete começou com muitos problemas. Um ginásio desabou na véspera do jogo, o São José fez sua estreia na competição menos de 24h depois de um jogo pelo Paulista, a CBB aceitou uma equipe sem nível técnico nenhum como o Vitória, enfim. Muitos problemas. Nos EUA, começou a NBA. Tiago Spliter ainda não estreou pelo San Antonio Spurs, Nenê já fez até um duplo-duplo pelo Denver, num Cleveland que ainda não se encontrou, Varejão está apagado e Leandrinho teve bons números, mas parece que não vai muito longe com o Toronto.

Esgrima: Brasil vai com 8 atletas para o Campeonato Mundial
A seleção brasileira de esgrima viaja para Paris com oito atletas convocados para o Campeonato Mundial da modalidade, que começa no próximo dia 4. Face à atual limitação orçamentária, a CBE decidiu alcançar à equipe de florete masculino (03 atletas) e aos primeiros colocados no ranking nacional das demais armas (05 atletas), sendo estes os respectivos primeiros colocados em cada modalidade. Outro grande problema administrativo para o Mundial de Paris também é a disputa da prova por equipes. A distância da data da disputa do individual para o evento por equipes encarece demais a estadia e planejamento para possibilitar a inscrição dos atletas na competição. O Brasil participará apenas da prova por equipes no florete masculino, em busca de pontos para Londres 2012.

Futebol Feminino: Tudo pronto para Pré-Olímpico
O Brasil, com a equipe completa, inicia seu caminho para Londres 2012 no próximo dia 5, diante da Venezuela. O grupo é formado ainda por Uruguai, Paraguai e Chile. O outro grupo é formado pela Argentina, principal rival do Brasil, e por Bolívia, Peru, Colômbia e Equador. O Brasil perdeu o último Sul-Americano em 2006, quando não deu tanta importância para o evento e Marta não jogou. Mesmo com Cristiane, Daniela Alves, Aline, Renata Costa e muitas outras o time perdeu por 2x0 na final para as argentinas, donas da casa.

Ginástica: O ano ainda não acabou
Dois ginastas da Seleção Brasileira estarão na disputa da próxima etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Caio Costa e Danilo Nogueira serão os representantes do Brasil no evento que será realizado de 5 a 7 de novembro, em Osijek, na Croácia. Na etapa da Croácia, os brasileiros competirão em quatro dos seis aparelhos: argolas, cavalo com alças, paralelas e barra fixa, ficando de fora apenas do solo e do salto. Na sexta-feira (5), os atletas participarão do qualificatório. As finais serão no sábado e domingo

Handebol: Brasileiros no exterior e Liga Nacional
Na Liga Nacional de handebol masculino, Pinheiros e Metodista vão se enfrentar na final. Depois de empate no jogo de ida, Pinheiros venceu em casa Taubaté por 38 a 27. No outro jogo, Metodista derrotou por 28 a 25 a equipe de Londrina. No feminino, a final será entre Metodista e Blumenau, pelo quinto ano seguido. Brasileiras jogaram na Europa pelas Ligas Húngara, Alemã e Espanhola. Na Hungria, Gyori Audi ETO jogou em casa contra o Veszprem e venceu por 32 a 19, permanecendo em primeiro no campeonato. Eduarda Amorim, a Duda, voltou a atuar, mas só jogou um tempo, marcando dois gols e sofrendo três sete metros. Já o Alcoa FKC de Ana Amorim não se deu bem na sexta-feira (29), perdendo para o FTC-Jógazdabank por 34 a 17. Ana marcou 3 gols no jogo. Na Alemanha, O Thüringer HC de Daly perdeu a invencibilidade na Bundesliga ao ser derrotado para a experiente equipe do Bayer Leverkusen por 30 a 25. Daly anotou 7 gols no jogo. Na Espanha, EBA León de Silvia Helena, Samara e Juceli foi derrotado pelo BM. Elda Prestigio de Ana Paula por 32 a 30. Ana Paula foi artilheira do jogo com 10 gols, Silvia Helena anotou 5 e Juceli 2. Outro jogo entre brasileiras foi o UCAM Murcia de Aline Pateta e Elche-Mustang de Flavinha, que venceu o jogo por 26 a 23 em Murcia. Falvinha e Aline dividiram a artilharia do jogo com 7 gols cada uma. O Bera-Bera de Fabiana Diniz (a Dara) jogou em casa e venceu fácil o Marina Park, 35 a 25. Dara anotou 3 gols no jogo. O BM. Mar Sagundo de Fernanda França foi até Madrid e enfrentou o BM. Alcobendas. Com um jogo de muitos gols (74 no total), o Sagundo conseguiu superar a equipe local por 38 a 36.

Judô: Mundial por equipes
O Mundial por Equipes de Judô foi disputado nesse fim-de-semana na Turquia. Mesmo sem contrar com seus principais atletas, os japoneses ficaram com a medalha de ouro, vencendo o Brasil que, por sinal, estava sem três de seus melhoroes judocas. Foi a terceira vez que o Brasil ficou com a medalha de prata e a quarta vez que o Japão foi ouro.
Entre as mulheres, o Brasil ficou na quinta posição depois de perder para França, vencer a China e cair diante do Japão na disputa pelo bronze.
Lembrando que a CBJ está fazendo um grande lobby para que na Olimpíada de 2016 a competição por equipes seja implantada no programa Olímpico. E a CBJ está com muita força no cenário mundial, visto que a Federação Internacional deu ao Brasil o dever de sediar o mundial de 2013, em São Paulo, e o de 2015, no Rio de Janeiro, além do Mundial por Equipes de 2012, em Salvador.

Luta: CBLA divulga Calendário
O ano de 2011 será de grande importância para a Luta Olímpica brasileira, que vem crescendo a cada ano. O Pan-Americano junior será disputado em São Paulo, no SESI. O Campeonato Mundial Adulto será pré-olímpico para Londres 2012, classificando os oito primeiros. As meninas terão chances reais de classificação. E, claro, em outubro teremos os Jogos Pan-Americanos em Guadalajara.

Natação: Thiago segue bem na Copa do Mundo
Thiago Pereira segue seu caminho para ser o Rei da Copa do Mundo em Piscina Curta. Venceu os 200m e 400m medley e ficou com a prata nos 100m. Nos 200m, nadou abaixo do recorde mundial até os 150m mas caiu um pouco no nado crawl, como de costume, ficando a pouco mais de 1s do recorde no melhor índice técnico da competição. Outro destaque do Brasil foi Frederico Veloso, que venceu os 200m borboleta. Felipe Lima foi prata nos 50m e 100m peito e Fabiola Molina foi bronze nos 50m costas.

Levantamento de peso: Campeonato Brasileiro vem aí
O Campeonato Brasileiro acontecerá nesse mês de novembro, ainda sem data divulgada pela Confederação. O local deve ser o Clube Pinheiros, que é a base da seleção brasileira atualmente. A Confederação Brasileira divulgou os índices mínimos para participação do campeonato.

Polo Aquático: Liga Nacional tem Flu na liderança
Depois de mais uma vitória, desta vez 17 a 3 sobre o Pinheiros, o Fluminense totaliza 10 pontos e lidera a competição, seguido por Pinheiros, com sete e Botafogo, com seis. Na sequência aparecem Paulistano, com 4, Sesi, com 2, Paineiras, Flamengo e Tijuca, com 1 ponto cada. A III Liga Nacional Masculina será a edição com o menor número de atletas estrangeiros. Nas duas primeiras edições, Pinheiros, Fluminense e Botafogo usaram o direito de inscrever dois atletas estrangeiros em suas equipes. Na Taça Brasil desse ano, disputada no 1º semestre, nada menos do que seis equipes tiveram estrangeiros em seus elencos. Porém, na atual Liga Nacional, conforme o boletim nº 339/2010 da CBDA, apenas 3 estrangeiros participarão: Scott Davidson (EUA), pelo Botafogo, Zachary Monsees (EUA) e Ives Ganzalez (CUB) pelo Paulistano. Essa diferença em relação à Taça Brasil se deve à época da disputa. No período da Taça, as Ligas Europeias estão paradas, com os jogadores em férias, o que não acontece agora, começo de temporada na Europa. Com relação às edições anteriores da Liga, a diferença pode estar na mudança do regulamento, que passou a exigir a presença dos estrangeiros inscritos já na Fase 3, antes dos play-offs finais.

Remo: Campeonato Mundial teve início
Começou o Campeonato Mundial de Remo, disputado na Nova Zelândia. Fabiana Beltrame ficou em terceiro em sua série do skiff simples peso leve e foi para a repescagem da competição, mesmo tendo feito o quarto tempo no geral. Na prova masculina, sem a presença de Ailson Silva, sexto colocado ano passado e que teve uma confusão com a confederação e ficou de fora do Mundial, Ronald Souza ficou em quinto e último na sua série.
O Mundial segue até domingo.

Tênis: Torneio de São Paulo
Marcos Daniel foi campeão da etapa brasileira da Copa Petrobrás ao vencer na final o paulista Thomaz Bellucci por dois sets a um. Com o título, ele subiu 28 posições no ranking da ATP, ficando em 123º. Bellucci caiu para 28º e já viajou para França para disputa do último torneio da temporada, o Masters 1000. Entre os demais brasileiros, Ricardo Mello manteve o 78º lugar, enquanto João Souza, o Feijão, aparece em 101º, Thiago Alves em 148º, Rogério Silva em 165º e Júlio Silva em 187º. Entre os top 250, surgem ainda Ricardo Hocevar (221º) e Caio Zampieri (228º).

Tênis de mesa: Mundial cadete na Índia
Tem início nesta segunda-feira o Mundial cadete, para atletas até 16 anos. A competição acontece na Índia e o Brasil terá dois representantes. Caroline Kumahara, que chegou a ser nona colocada do ranking mundial da categoria no mês de junho, está na décima sétima posição do ranking e ganhou esse ano o latino-americano de uma categoria acima da sua, a juvenil. Entre os homens, o representante brasileiro é Hugo Calderano que, em 2009, foi eleito o melhor atleta entre todas as modalidades nas Olimpíadas Escolares. No ranking mundial, está na 40ª posição.

Vôlei: Brasil invicto no Mundial feminino
Após três rodadas e três vitórias, o Brasil segue firme em busca do único título importante que ainda não conquistou, o campeonato mundial. A estreia foi tranquila contra o Quênia, 3x0. Depois, um péssimo jogo com a República Tcheca, mas que resultou em mais uma vitória, 3 sets a 2. Na terceira partida, a melhor atuação da seleção, 3x0 contra Holanda. Agora, falta enfrentar Porto Rico e Itália. A classificação para segunda fase está garantida, resta saber quantos pontos o time levará para a próxima fase.

Vôlei de praia: Etapa Circuito Mundial feminino
Sem a presença de Larissa e Juliana, que já garantiram o título do Circuito Mundial, tivemos a penúltima etapa do ano na China. E as melhores brasileiras foram Maria Clara e Carol, que ficaram na quarta posição. A dupla perdeu o bronze para as campeãs mundiais Kessy e Ross por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14). A etapa de encerramento do Circuito Mundial acontecerá na próxima semana, em Phuket, na Tailândia.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Guilherme,

    Primeiramente, queria parabenizá-lo pelo blog, que há bastante tempo acompanho, mesmo sem me manifestar.

    Em segundo lugar, queria dizer que dias 06 e 07/11, em Santos, acontece o torneio de badminton dos Jogos Abertos do Interior. Esse ano talvez seja o último da modalidade como exibição, com grandes chances de se tornar oficial a partir de 2011, já que a exigência da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura de São Paulo era de que se inscrevessem 16 cidades e, no final, 24 municipios estarão participando.

    Você pode achar mais informações da competição em http://www.febasp.org.br/baseDestaques.asp?id=141&cod=Destaques

    Esse evento será muito importante para o badmniton, porque fazendo parte dos Jogos Abertos, certamente haverá algum investimento das cidades, ao menos daquelas que sempre brigam pelo título, para garantir os pontos da modalidade.

    Abraço,
    Pedro Pahor

    ResponderExcluir
  2. Grande Pero, muito obrigado
    Vou postar um especial sobre os Jogos Abertos nessa terça-feira, o texto já está até pronto!

    Obrigado e viva o badminton brasileiro!

    ResponderExcluir