quinta-feira, 11 de novembro de 2010

7º dia de Jogos Abertos

Fabiana Murer anunciou que não vai disputar os Jogos Abertos. Talvez a principal atleta do Brasil em todas as modalidades no ano, Fabiana estava inscrita para defender seu título, conquistado ano passado, mas disse que voltou de férias há apenas 15 dias e ainda nem voltou a saltar. Compreensível.

Não é por isso, entretanto, que o evento perde seu nível técnico. Os Jogos Abertos do Interior são o evento que recebe mais atletas olímpicos do ano no Brasil. Além de uma festa do esporte, do estado e da cidadania, é uma festa do alto nível, com atletas que já participaram de Olimpíadas inseridos em quase todas as modalidades e em meio aos anônimos.

No tênis de mesa, o maior campeão pan-americano de todos os tempos entre os brasileiros, Hugo Hoyama, defendeu São Bernardo.
No handebol, uma dezena de atletas olímpicos, entre eles Meg Montão, Gustavo Henrique e Renato Tupan.

No atletismo, que começa amanhã, são mais de 10 atletas olímpicos. No basquete, quase outra dezena, inclusive com atletas que estiveram em Atlanta 96, última participação masculina. No boxe, metade dos seis atletas que estiveram do Pequim estão em Santos. No ciclismo, a elite nacional esteve em Santos, sendo que Janildes e Cremilda Fernandes já disputaram uma Olimpíada.

No vôlei, os campeões olímpicos Ricardinho e Paula Pequeno lideram suas equipes, que estão repletas de campeões mundiais e pan-americanos. Até uma americana, Daniela Scott, que jogou quase sua vida inteira no Brasil e tem quatro Olimpíadas nas costas, está presente.

O judô também contou com nomes importantes. Carlos Honorato e Edinanci Silva encabeçaram a lista. Na natação, Fabiola Molina, Poliana Okimoto, Diogo Yabe e até um português que esteve nas duas últimas Olimpíadas, Frederico Costa.
No futebol feminino, apesar da seleção estar no momento buscando uma vaga nos Jogos Olímpicos, outra dezena de nomes que foram a pelo menos uma Olimpíada esteve em Santos.

Enfim, não consigo dar com exatidão a quantidade de atletas que já participaram de uma Olimpíada e que estão em Santos para a disputa, até porque em nenhum lugar foi divulgada a lista completa de atletas. Porém, posso afirmar que é a competição que mais reúne atletas olímpicos no Brasil.

Agora vamos falar do sétimo dia de competições. A diferença de São Caetano para o segundo colocado caiu e os Jogos voltaram a embolar. A cidade do ABC está com 185 pontos contra 160 de Piracicaba, que vem em segundo. São José dos Campos, com 150, está em terceiro e, em quarto, está Santos com 143. Mogi, que será sede dos Jogos do ano que vem, é líder da segunda divisão.

Lembrando que os resultados das divisões especiais dos esportes coletivos, handebol, basquete, vôlei e futebol, valem 13 pontos enquanto as primeiras divisões valem 9. No basquete feminino, deu Americana e, no masculino, Franca. No handebol, São Bernardo, representado pela Metodista, venceu no masculino e no feminino.


***
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário