quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Liga Nacional de basquete

Começa nesta sexta-feira a terceira edição da NBB, Novo Basquete Brasil, a Liga Nacional de basquete masculino. O jogo de inauguração será entre São José e Brasília, as 19hs, com transmissão pela SPORTV.

A cada edição a NBB vem melhorando em termos de organização, público, ações de marketing etc etc. Porém, o que não melhorou muito desde a criação do campeonato, no fim de 2008, é o nível técnico. Muitos jogos fracos, pouco público, poucos jogadores de renome, entre brasileiros e os poucos estrangeiros.

Na teoria, essa edição tem tudo para ser a mais forte da história e também a mais equilibrada, apesar de seguir com "os mesmos" entre os favoritos. São 15 os times, mas o título não deve fugir do Flamengo ou do Brasília ou do Minas ou do Pinheiros. Unitri e Franca devem correr por fora.
Brasília manteve seus principais jogadores e vai para a Liga com três atletas que estiveram no último mundial defendendo a seleção, Alex, Nezinho e Guilherme Giovanonni. Entretanto, perdeu Valtinho e Estevan.
Pelo Flamengo, o destaque é o veterano Marcelinho Machado, além do pivô Atila e de Duda, irmão de Marcelinho.
O Minas, de patrocinador novo, a interforce, tem como destaque o argentino Sucatzky e a mais jovem revelação do basquete brasileiro, Raulzinho. Bernard Robinson, que já jogou na NBA, deve ser uma das estrelas da Liga.
O Pinheiros foi o time que mais contratou para essa Liga. Trouxe o argentino Figueroa, o ala Marquinhos, que esteve no último mundial e conta ainda com o veterano Josuel, que tem duas Olimpíadas nas costas e é um ídolo do esporte nacional. Olivinha, Fiorotto e o americano Shamell também estão no elenco.
A equipe do Universo/Unitri vem com jogadores bons, como o pivô da seleção brasileira Hátila e o armador convocado para o mundial Valtinho. Na teoria, bem na teoria, a quinta força da competiçao.

O interior paulista, infelizmente, está cada vez mais fraco. Franca chega forte mais pela sua tradiçao do que pelo basquete. Jogadores experientes como Rogério e Helinho, o americano Mcfarland, além de jogadores que foram bem nos últimos torneios, como Marcio, Vitor Benite e o pivô Dedé. Ricardo Probst foi o grande nome do time na classificação para a fase final da Liga Sul-Americana.

Araraquara, Assis, Bauru, Limeira e São José chegam à competição sonhando com, no máximo, uma semifinal. Pouco para o tão vitorioso interior paulista. O último da lista é atual campeão paulista e, com Murilo e Fulvio, pode surpreender.
E além disso, todas essas equipes, assim como o Pinheiros, começam a NBB ainda na luta pelo título paulista, que tem um regulamento que deixa qualquer mundial de vôlei no chinelo.

O Joinville vem com o status de campeão sul-brasileiro e com o técnico Pedro Bial. Manteguinha, Tiagão e Shilton são os principais nomes. Uberlândia volta a elite do basquete nacional.
Por último, a dupla do Espírito Santo, que fazem um ótimo duelo no campeonato estadual, levando para um estado pouco desenvolvido no esporte uma emoção a mais. Vila Velha e Vitória Basquete,que substitui o Saldanha da Gama

Agora, é torcer pelo sucesso da competição. Que a mídia acompanhe o torneio, que a Globo transmita, PELO MENOS, a final na íntegra, algo que não aconteceu nos últimos anos, que o público não deixe os ginásios as moscas.

Acho que iniciar a Liga na semana do início da NBA não foi uma boa ideia. Nem mesmo os principais blogs especializados em basquete estão dando tanta bola para a abertura, amanhã.

Resta torcer, e torcer para o sucesso da III Liga Nacional de Basquete, o Novo Basquete Brasil

TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Um comentário:

  1. Muito bom o novo visual. Mais nítido. PReciso mudar o do meu blog . Vou tentar fazer isso em janeiro. Só faltou você também postar enquetes como antigamente

    ResponderExcluir