domingo, 19 de setembro de 2010

Roseli de ouro

Roseli Feitosa conquistou um dos resultados mais importantes do esporte olímpico brasileiro em 2010. Foi, neste sábado, campeã mundial de boxe feminino, na categoria até 81kg, em competição disputada em Barbados.

O resultado em sí já é muito bom, mas melhor ainda que veio no primeiro mundial depois do anúncio da inclusão do boxe feminino no programa olímpico já de Londres 2012.

Em outros esportes, como triatlo e até mesmo vôlei de praia, o Brasil perdeu um pouco da força depois que o esporte virou olímpico. Tanto que no triatlo tivemos um campeão mundial em 1991, mas depois do anúncio da entrada no programa olímpico, nunca mais tivemos um atleta top 7 do mundo.

Agora no boxe feminino, em que todos os países passaram a investir mais depois de a modalidade ter se tornada olímpica, crescemos. Pela primeira vez o Brasil conquistou uma medalha, pela primeira vez chegou a uma final e, claro, pela primeira vez se tornou campeão, com Roseli Feitosa.

Entretanto, vale lembrar que a categoria até 81kg, em que Roseli foi campeã, não é a categoria olímpica. A categoria olímpica é entre 69 e 75kg, então ela terá de perder um pouco de peso para se encaixar e brigar com Andreia Bandeira, brasileira da categoria até 75kg, que perdeu nas oitavas-de-final nesse mundial e foi campeã sul-americana em março.

Roseli fez um mundial impecável. Ganhou todas suas lutas de "goleada", inclusve a final contra a atleta do Cazaquistão, que foi 12 a 3. Na semi, venceu uma húngara por 14 a 6. Nas quartas, venceu uma turca por 16 a 3 e nas oitavas, uma queniana por 22 a 2.

Nas categoria olímpicas,Adriana Araujo, da categoria entre 57kg e 60kg, também caiu nas oitavas depois de uma vitória na primeira rodada. Perdeu diante da então bicampeã do mundo por 20 a 5, Katie Taylor. Taylor se sagrou, em Barbados, tricampeã mundial.
Quem foi muito bem foi Taynna Cardoso, na categoria até 57kg, chegando nas quartas-de-final e perdendo por 4 a 3. Erica Matos, que disputou a categoria até 48kg, perdeu nas oitavas também.

Um grande resultado para o boxe feminino do Brasil que, em 2009, foi campeão Pan-americano com cinco ouros em dez categoria, campeão sul-americano esse ano com três títulos em três categorias. Agora, o título mundial.
No mundial de 2012, ainda sem data e local definidos, serão destribuídas oito vagas para cada categoria, dentro de um limite de atletas por continente.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. Parabéns a nossas atletas q lutam literalmente por um espaço no esporte como o boxe, q ainda sofre discriminação dentro e fora do mundo do boxe!
    Esse titulo está na História e ninguém da valor,
    Vamos valorizar mais esse titulo Mundial e essa atleta! Os atletas do brasil precisam de ajuda!!!

    ResponderExcluir