Aconteceu na última semana o mundial de tiro esportivo, na Alemanha. Foi o primeiro pré olímpico direto para Londres 2012. O Mundial de tiro, juntando as modalidades bala e tiro, acontece a cada quatro anos e entregou 106 medalhas de ouro, entre competições individuais e duplas junior e adulto. Os chineses venceram com 21 ouros e 20 pratas, enquanto a Rússia teve 21 ouros e 13 pratas. O Brasil terminou com um ouro,uma prata e um bronze, conforme foi postado no último domingo.
Falando de provas olímpicas, o quadro pouco muda. Apenas 15 provas, todas individuais, 9 masculinas e 6 femininas, estão no programa olímpico. Melhor, todas tiveram os primeiros países classificados para Londres 2012. Isso porque não é o atleta que garante lugar e sim o país.
China e Rússia foram os grandes azarões do campeonato. Cada um dos países já garantiram nove vagas. Itália, com seis, e EUA, com cinco vieram logo após. O total de países que garantiram lugar na Olimpíada foi 26.
Para o Brasil, a vaga não veio. Ao menos, os americanos ficaram com cinco vagas, o que facilita um pouco a vida de nossos atletas no pré olímpico continental, que acontece ainda esse ano no Rio de Janeiro.
Na carabina três posições, disputada no masculino e feminino, as medalhas ficaram com europeus. O húgaro Peter Sidi levou entre os homens e a alemã Barbara Lechner no feminino, fazendo sobrasinha com sua compatriota Sonja Pfeilschifter. Na carabina 10m, Sedi voltou a vencer a prova no masculino, enquanto a chinesa Yi Siling levou no feminino.
Na carabina 50m, que está no programa olímpico só para homens, outo para o bielorusso Sergei Martynov.
Na pistola, a competição de 10m foi vencida pelo japonês Tomoyuki Matsuda no masculino e Zorana Arunovic no feminino. Matsuda também levou a pistola 50m enquanto o russo Alexei Klimov levou pistola rápida 50m. No feminino, na pistola 25m, ouro da russa Kira Klimova
No tiro ao prato, temos no programa olímpico a fossa olímpica, masculino e feminino. Espanhol Alberto Fernández levou no masculino e a eslovaca Zuzana Štefečeková no feminino. No skeet, ouro para o russo Valeriy Shomin e para americana Kimberly Rhode. Na fossa duble, só masculina, ouro do americano Joshua Richmond.
Há quase duas semanas, aconteceu o mundial de Ciclismo BMX na África do sul. O letão ganhou o masculino e a britânica Shanaze Reade venceu no feminino.
QUADRO DE MEDALHAS
O QUE JÁ ACONTECEU EM 2010
TORNEIOS MAIS IMPORTANTES DAS MODALIDADES
Mundial: Classe star e classe 49er e ciclismo pista, Mundial de tenis de mesa por equipes, maratonas aquáticas, mundial classe 470 feminino e masculino e laser radial de vela, tiro esportivo,ciclismo bmx
Liga Mundial: Polo Aquático feminino e masculino
Europeu: Handebol
Copa do Mundo: Hóquei na grama masculino e Marcha atlética
QUADRO DE MEDALHAS
AUSTRÁLIA 5 4 2
GRÃ BRETANHA 5 4 1
CHINA 3 8 3
RÚSSIA 3 3 2
Itália 3 2 4
EUA 3 - 4
ESPANHA 3 - 1
FRANÇA 2 3 2
ALEMANHA 2 2 3
SÉRVIA 2 2 1
JAPÃO 2 - 2
ESLOVÁQUIA 2 - 1
HOLANDA 1 1 1
HUNGRIA 1 1-
LITUANIA 1 - 2
BELARUS 1 - 2
CANADÁ 1 - -
FINLÂNDIA 1 - -
CINGAPURA 1 --
CHIPRE 1 - -
LETÔNIA 1 --
COREIA DO SUL - 2 2
CROÁCIA - 1 2
PORTUGAL - 1 1
SUÍÇA - 1 1
MÉXICO - 1 -
MONTENEGRO - 1 -
MALÁSIA - 1 -
ÁFRICA DO SUL - 1 -
NOVA ZELÂNDIA - 2 -
Rep. Tcheca - - 2
BRASIL - - 1
ISLÃNDIA - - 1
Grécia - - 1
ÍNDIA - - 1
CAZAQUISTÃO - - 1
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário