segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogos da Juventude- Diário de Cingapura- dia 4

Segundo dia em Cingapura,na primeira Olimpíada Jovem da história. A Venezuela já chegou a sua terceira medalha, a Rússia já está na quarta de ouro. E o Brasil segue zerado, bateu na trave. Alessandra Marchioro foi quarta nos 50m peito, 0s11 da medalha.

Volto a dizer que é complicado fazer um quadro de medalhas no evento, já que algumas medalhas são dadas a equipes mistas de países. Essas provas ainda não aconteceram,então o quadro por nações ainda existe. Rússia, com quatro ouros, está na frente, seguido de China e Azerbaijão. Os americanos estão só em sétimo e até a Argentina já tem sua marca na tabela de pódios.

A primeira medalha do dia foi o triatlo. Logo pela manhã em Cingapura, ainda início de segunda-feira no Brasil, o atleta da Nova Zelândia Aaron Barclay levou ouro terminando os 750m de natação,20km de ciclismo e 5km de corrida em 54min41s. A prata ficou com o americano Kevin McDowell e o bronze com austríaco Alois Knabl. Interessante um atleta da Namíbia, Abraham Louw, ter ficado na quinta posição. Ele é o atual campeão europeu junior
O brasileiro Iuri Vinuto ficou na 22ª posição com 58m27s.
Iuiri saiu da água junto com o segundo pelotão e vinha se recuperando, até que uma pequena derrapada no ciclismo o fez perder posições. Na corrida, seu desempenho foi excelente, fazendo o um dos melhores tempos entre todos os 33 competidores

Na natação, a medalha bateu na trave duas vezes. Julia Gerotto nos 200m borboleta ficou em quinto e Alessandra Machioro foi quarta nos 50m peito. Alessandra, aliás, teve uma maratona. Nadou ainda a semifinal dos 100m livre, em que garantiu vaga na final de amanhã, e no revezamento 4x100m, em que o Brasil foi à final mas ficou em sétimo.

Austrália venceu o revezamento medley movido de muita reclamação,visto que as chinesas tinham ganho a prova, mas foram desclassificadas. Mas isso não acabou com a festa da China que, só hoje, ganhou outras duas medalhas e lidera o quadro do esporte com cinco pódios.A equipe americana, que não está 100%, não ganhou nenhuma medalha e sequer se classificaram para a final do revezamento.

No basquete 3x3, alguns bons jogos. As russas provaram não ter a mesma força do time adulto e caíram diante da Coreia do Sul por 22 a 18. Elas já não tinham mostrado nada na partida de ontem, em que venceram a Costa do Marfim até com uma certa dificuldades. As coreanas estrearam no torneio hoje, com vitória.
No masculino, o jogo do dia foi Grecia e Porto Rico. Os gregos, que venceram no primeiro dia a Nova Zelândia por 22 a 19 na prorrogação, derrotaram os porto riquenhos por 23 a 21.

O Brasil estreou com uma bela vitória sobre República Tcheca e já se credencia a uma das vagas para as quartas de final.

No hóquei na grama, primeiro dia, três jogos no feminino.Na principal partida, a Argentina venceu por 7x0 a Africa do Sul.O hóquei é paixão nacional no nosso país vizinho e a seleção feminina adulta foi medalha nas últimas três Olimpíadas

No levantamento de peso, não tivemos recordes mundiais desta vez. Na categoria até 53kg feminino, ouro para a búlgara Buyanka Kostunova, com 192kg. Chun Kuo, de Taiwan,foi prata e Dewl Safriti foi bronze. No masculino,

Na esgrima, a Itália levou no masculino, com Marco Fichera, numa final emocionante com o alemão Nikolaus Bodozi, decidida no último toque, 15 a 14. O brasileiro Guilherme Melaragno venceu um jogo mas perdeu cinco na fase classificatória. Uma pena, ele perdeu dois dos jogos por 5-4, no ponto decisivo. Depois, nos playffs, caiu diante de um polonês. No feminino, Yana Egoryan,da Rússia, foi ouro.

Se na esgrima Guilherme não se classificou, na ginástica, Arthur Noiry foi a final do salto com a quinta maior nota. No individual geral, ficou em 21º entre 41 atletas e ficou a três posições da vaga. Sua maior falha veio na argola, em que tirou uma nota apenas de 11.

No remo e no tênis, boas notícias para o Brasil. Thiago Cabral venceu sua série de repescagem e está na semifinal no remo. Nas duplas, Thiago Fernandes, jogando ao lado do argentino Renzo Olivo, estreou com vitória sobre os alemães, 6-3 e 7-5.

O restante das medalhas do dia vieram do taewkondo e luta. No taewkondo, desta vez o Irã disputou o ouro e Kaveh Razaei venceu a categoria até 55kg. Lembrando que ontem, Mohhamad Soleimani não lutou a final contra um atleta israelense, alegando contusão. Porém, existe uma grande suspeita de ter sido uma atitude política,já que o Irã não reconhece Israel como um país. O histórico mostra que isso é possível, já que na Paraolímpiada de Pequim, o time de basquete iraniano abriu mão de jogar com Israel e na Olimpíada de Atenas um judoca abriu mão de lutar na estreia e foi desclassificado.
No feminino, a primeira medalha da história da Jordânia em Jogos Olímpicos.Dana Duran perdeu a final até 49kg, mas fez história. O ouro ficou com a tailandesa Worawong Pongpanit.

Nas lutas, tivemos as categorias femininas. Mais um ouro para o Azerbaijão, que chega a três no geral e em terceiro no quadro de medalhas.

Medalha entalada. Vamos torcer!

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. A Marchioro deve estar engasgada depois de ter liderado toda a prova e ficado em 4º...

    Tomara que ele entre com bastante vontade nos 100 livre

    ResponderExcluir