domingo, 15 de agosto de 2010

Jogos da Juventude- Diário de Cingapura- dia 3

Primeiro dia de medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude. Uma medalha hoje era muito complicada para o Brasil. Não veio. Mas veio para Nuestros hermanos argentinos, no taewkondo, e para a Venezuela, no levantamento de peso, dois esportes que o Brasil sequer levou representantes.
Não há um quadro de medalhas oficiais, até porque algumas provas(Não foi o caso de nenhuma de hoje) são por equipes de países mistos. Mas, podemos dizer que a China começou muito bem, com ouros na natação e no levantamento de peso.
Nas lutas, outro esporte que o Brasil sequer está classificado, os países do leste europeu fizeram a festa.

No primeiro dia de medalhas da primeira Olimpíada da Juventude, a primeira campeã olímpica foi a japonesa Yuka Sato, no triatlo, disputado pela manhã em Cingapura. O primeiro recorde mundial caiu minutos depois, no levantamento de peso, na medalha de ouro da chinesa Yuan Tian, que levantou 193kg.

O Brasil teve atuação discreta na natação. A favorita Alessandra Marchioro fez o segundo tempo nas eliminatórias e o quarto na semifinal e disputará a medalha dos 50m peito amanhã.De resto, nenhum brasileiro classificado. No tênis, uma vitória sofrida de Thiago Fernandes na estreia dos Jogos, com 6-4 no terceiro set diante do alemão Peter Heller. No remo, outro Tiago, o Braga, ficou em segundo em sua série e está na repescagem.

Os EUA começaram a competição com apenas uma medalha, de ouro, nos 200m medley com Ketlyn Jones.
NATAÇÃO O primeiro brasileiro da história a entrar em cena nos Jogos Olímpicos da Juventude foi Victor Rodrigues, que ficou em quarto na terceira série dos 400m livre, primeira prova eliminatória da natação. O tempo dele foi 4min01s56 e ele perdeu a terceira posição nos metros finais. No geral, ele ficou em 11º.
Alessandra Machioro caiu na água logo em seguida e venceu a série dos 50m peito com 32s66, segundo melhor tempo. Na semifinal, garantiu vaga na final com o quarto melhor tempo.
Nos 100m costas, Pedro Costa ficou em 22º lugar com 59s46. Vinicius Borges fez 1min07s no 100m peito e ficou longe das semifinais.
Julia Gerotto fez 2min21s90, ficou em terceiro na sua série dos 200m medley e ficou fora da final.

O revezamento 4x100m misto foi uma atração a parte.Muito legal a prova. São dois homens e duas mulheres e o país escolhe a estratégia. Pode começar na frente colocando logo seus dois homens e depois "SEGURAR" o resultado com duas mulheres nadando frente aos homens dos outros países. Ou, fazer o inverso. Colocar duas mulheres, começar atrás e depois tentar buscar com dois homens. Também vale alterar um homem e uma mulher.O Brasil optou por cair na água com Victor Rodrigues, depois Alessandra Machioro, Pedro Henrique Souza e Bruna Bargamachi e ficou na terceira posição da série, nono no geral com 3min41s07. A Austrália- melhor tempo- optou por Homem/Mulher/Mulher/Homem, assim como Canadá, França, Alemanha, EUA, China, respectivamente 2º,3º,4º, 5º e 6º. Rússia, em sétimo, optou por homem/mulher/homem/mulher.

Nas finais, Jun Dai, da China, venceu os 400m livre com 3min50s91. Ketlyn Jones venceu os 200m medley para os EUA. No revezamento misto, vitória chinesa.

Triatlo, a primeira medalha da história da competição. A japonesa Yuka Sato venceu a prova de triatlo com o tempo de 1h00m49, a frente da australiana Ellie Salthouse e da americana Kelly Withley. O bronze ficou com Kelly Witley, dos EUA.

No levantamento de peso, Yuan Tian venceu a categoria até 48kg feminino batendo o recorde mundial, somando 193kg. Seus gritos levaram a plateia ao delírio, assim como a berraria da tailandesa Sirivimon Pramongkhol, medalha de prata. Já a venezuelana GenesIs Rodrigues até desmaiou antes de conquistar o bronze.
No masculino, ouro para o Viatnã.

Na Luta Greco romana, tivemos cinco medalhas de ouro hoje. Destaque para o Azerbaijão, que levou dois títulos. Murad Bazarov,até 42kg, e Elman Mukhtarov, até 50kg, foram campeões. O atleta do quirquistão, Urmatbek Amatov levou até 58kg. Até 69kg, ouro para o Cazaquistão e até 85kg, ouro para Rússia.

No taewkondo, medalha para Argentina, de bronze, na categoria até 48kg masculina. Ouro para a Rússia no feminino, até 44kg, e para o Irã, no masculino, até 48kg. Mais uma modalidade sem Brasil

Na esgrima, Join Hun Song levou ouro no sabre masculino. Camila Mancini foi ouro no feminino.

No basquete, 20 jogos hoje, 10 em cada naipe. Os americanos venceram os turcos no masculino e a Espanha venceu a Croácia, nos jogos mais importantes do dia. No feminino, as russas demoraram para engrenar, mas venceram a Costa do Marfim enquanto as americanas não tiveram nenhuma dificuldade contra Angola. Pelo grupo do Brasil, China venceu Tailândia por 34 a 13. Brasil estreia na noite deste domingo.

Um comentário:

  1. Tô acompanhando tbm...

    Wikipédia tá atualizando o quadro de medalhas bem rápido...Não sei se vão computar medalhas para aquelas provas em que mesclam países...

    http://en.wikipedia.org/wiki/2010_Summer_Youth_Olympics_medal_table

    Depois de um dia 22 países já medalharam tomara que o Brasil conquiste uma amanhã pra não ficar pra trás...

    Destaques de hoje(noite)/amanhã(manhã):

    Brasileiros q podem conquistar medalhas:


    Guilherme Melaragno - Espada Masculina

    Alessandra Marchioro - 50m peito

    4x100 medley feminino - pode surpreender

    Iuri Vinuto - triatlo

    ResponderExcluir