Marcelo Roriz e Roberval "Tico" dos Santos são dois atiradores brasileiros da categoria composto e estão entre os melhores do mundo. No momento, estão nos EUA disputando uma Copa do Mundo da modalidade, tudo com despesas pagas do próprio bolso. Os dois disputam hoje a fase eliminatória da competição, depois de passarem bem pela primeira fase.
Em coluna assinada por Marcelo Roriz, ele fala bastante da situação atual do tiro com arco brasileiro e os desintendimentos entre atleta e confederação.
Vejo que na condição de ATLETAS BRASILEIROS nós devemos pensar no esporte do país como um todo e algumas coisas nos entristecem.
Hoje(ontem), durante a reunião de capitães de equipe, o sr. Tom Dielen - Secretário Geral da FITA lamentou muito que poucos países da COPARCO estivessem presentes aqui em Ogden para a disputa da única etapa da Copa do Mundo em um país das Américas.
Ele, inclusive disse, que irá contatar a COPARCO para saber quais as razões de tão baixa representatividade.
Então, caros senhores, o Brasil seria um destes países não representados.
Isso não aconteceu, e hoje temos dois atletas aqui na linha de tiro porque pagamos nossas despesas do nosso próprio bolso.
A CBTARCO não nos ajudou em nada para estarmos aqui. A única coisa que fizeram foi a inscrição via internet no sistema FITA.
Até mesmo recebi um e-mail da Cbtarco dizendo que nenhum contato com o Comitê Organizador da Competição seria feito pela entidade.
Tico e eu tivemos que nos virar de todas as formas para conseguirmos representar vocês ARQUEIROS BRASILEIROS e nosso país, não essa entidade.
Isso quer dizer que o Brasil seria mais um desses países criticados pela direção da FITA por não estar presente.
Inclusive dissemos à FITA que estávamos aqui por nossa vontade, não por desejo da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, entidade que, acredito eu, deveria ser a nossa verdadeira representante e defensora dos desejos e sonhos dos atletas em ver o Arco e Flecha brasileiro em outro patamar.
Fica dessa mensagem acima, os seguintes questionamentos:
- Que esporte queremos?
- Que trabalho está sendo feito?
Estou enojado e envergonhado.
Um país que será sede de Jogos Olímpicos não pode ter essas atitudes.
Ouvir de várias pessoas aqui "Cadê o Brasil?" dói. Dói porque somos brasileiros e queríamos ter o orgulho de um esporte forte e pelo menos bem conduzido.
Voltaremos agora para nossos tiros, mas que fique essa mensagem a vocês para pensar e, se possível, disseminar isso.
Amanhã(Hoje) queremos a força de vocês, a partir das 12 hs (horário de Brasília) inicia a competição.
Não estão aqui o Marcelinho ou o Tico, está aqui o Arco e Flecha brasileiro e o Arco e Flecha brasileiro conta com a força de quem realmente ama o esporte que são vocês amigos arqueiros.
Hoje(Ontem) foi um dia difícil na classificação, não estávamos no nosso melhor rendimento e olhávamos para o lado e parecia que faltava algo...
Realmente quando estamos numa competição como essa o foco deve estar todo voltado a ela, mas nunca é possível separar das coisas que acontecem no Brasil.
Fomos questionados pela FITA duas vezes sobre o que se passa no esporte no Brasil e a resposta foi a mais verdadeira possível e vocês sabem qual.
Espero que um dia a FITA venha conversar com os brasileiros para elogiar o trabalho feito, não criticar a inoperância daqueles que hoje estão lá mau conduzindo o esporte, alías quando você conduz alguma coisa geralmente é para frente, talvez a expressão mais apropriada seja "regredindo o esporte"...
Mas amanhã(Hoje) será diferente e, podem ter certeza, que brigaremos bastante. Para ganharem da gente vão ter que atirar muito...
E que os problemas do Arco e Flecha brasileiro se resolvam o quanto antes. Estamos pagando um preço muito caro por termos tanta incompetência diretiva.
Aquelas pessoas que hoje estão na Cbtarco passarão, a instituição é maior do que essas pessoas e ela ainda será motivo de orgulho para nós.
Que as coisas realmente se resolvam e caminhem no sentido de fazer passar quem lá hoje REGRIDE nosso esporte...
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário